TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta De Atenas

Ensaios: A Carta De Atenas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  387 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

“Raramente a unidade administrativa coincide com a unidade geográfica, ou seja, com a região”.

“Uma aglomeração um núcleo vital de uma extensão geográfica cujo limite é constituído pela zona de influencia de uma outra aglomeração. Suas condições vitais são determinadas pelas vias de comunicação que asseguram suas trocas e ligam-se intimamente à sua zona particular.”

“A geografia e a topografia desempenham um papel considerável no destino dos homens. Não se pode esquecer jamais que o sol comanda, impondo sua lei em todo empreendimento cujo objetivo seja a salvaguarda do ser humano. Planícies, colinas e montanhas contribuem também para modelar uma sensibilidade e colinas é determinar uma mentalidade.”

“A tensão da engrenagem econômica, embora dependa em parte de circunstancias invariáveis, pode ser modificada a cada momento pelo aparecimento de forças imprevistas, que o acaso ou iniciativa humana podem tornar produtivas ou deixar inoperantes.”

“Expressão da dinâmica política, sua duração é assegurada por sua própria natureza e pela própria força das coisas. É um sistema que, dentro de limites bastante rígidos, rege uniformemente o território e a sociedade, impõe-lhe seus regulamentos e, atuando regularmente sobre todos os meios de comando, determina modalidades uniformes de ação em

todo o país.”

“Os motivos que deram origem às cidades foram de natureza diversa. Por vezes era o valor defensivo. A cidade era de formato incerto, mais frequentemente em circulo ou semicírculo.”

“Quanto mais a cidade cresce, menos as “condições naturais” são nelas respeitadas. Por “condições naturais” entende-se a presença, em proporção suficiente, de certos elementos indispensáveis aos seres vivos: sol, espaço, vegetação.”

“O primeiro dever do urbanismo é pôr-se de acordo com as necessidade fundamentais dos homens.”

“O zoneamento é a operação feita sobre um plano de cidade com o objetivo de atribuir a cada função e a cada individuo seu justo lugar.”

“O alinhamento do imóveis ao longo das ruas acarreta uma disposição obrigatória do volume construído. Ao serem cortadas, ruas paralelas ou obliquas desenham superfícies quadradas ou retangulares, trapezoidais ou triangulares, de capacidades diversas que, uma vez edificada, constituem “os blocos”.”

“O subúrbio é o símbolo, ao mesmo tempo, do fracasso e da tentativa. É uma espécie de onda batendo nos muros da cidade.”

“Tanto para nascer como para crescer, as cidades têm razões particulares, que devem ser estudadas e que levarão a ser previsões que abarquem um certo espaço de tempo: cinquenta anos, por exemplo.”

“A construção de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com