TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Climatologia Climatologia Para a Aviação

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Climatologia para a Aviação

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: César Roberto de Melo

Nome do aluno: Rafael Nascimento Costa

Data: 08/11/2021

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

  As questões formuladas são fundamentadas no livro didático de Climatologia para a Aviação.

Questão 1: O Brasil é um país de dimensões continentais e toda sua extensão sofre influência das massas de ar que ocasionam modificações sazonais no clima de cada região de atuação. Baseado nos conhecimentos adquiridos na leitura do conteúdo no livro texto: “As massas atuantes na América do Sul” e pesquisas relacionadas ao tema, descreva, no máximo em 10 linhas, o processo dinâmico e os efeitos que a Massa Polar apresenta para as operações aéreas na região sul do Brasil. (3,0 pontos)

As massas de ar recebem seus nomes devido as posições onde “nasceram”, no caso da massa polar atlântica (mPa), sua criação se dá devido a um anticiclone que sobre de altas latitudes para os trópicos, chegando a 55°S durante o verão e 40°S durante o inverno. E, traz como características uma ventania fria e húmida que favorece a formação de nuvens estratificadas e, por consequência, chuvisco contínuo.

Questão 2: A Circulação Geral da Atmosfera é a responsável pelo surgimento de grandes áreas de instabilidade e estabilidade e em consequência, pela formação dos diversos tipos de clima sobre a superfície da Terra. Descreva, no máximo em 10 linhas, como a célula de Hadley se forma e como influencia diretamente no clima da região de atuação. (3,0 pontos)

A célula de Hadley é o movimento de massas de ar do equador para os trópicos, acontece devido a convecção do ar no equador e o deslocamento do mesmo nas camadas mais altas da atmosfera até latitudes de aproximadamente 30°. O mesmo ascende quente e húmido e descente, nos trópicos, frio e seco.

Questão 3: Descreva, no máximo em 10 linhas, as condições de clima e fenômenos meteorológicos associados a uma frente fria que se desloca sobre a região da cidade de Chapecó – SC, na primeira quinzena de julho. Pontos importantes: dinâmica do sistema frontal, vento, temperatura, umidade, pressão atmosférica: antes, durante e após a passagem do sistema. (2,0 pontos)

Antes:

Declínio de pressão atmosférica, nuvens stratocumulus e humidade alta de madrugada e baixa a tarde. Após, chegam nebulosidades de grandes altitudes.

Durante:

Aparecem cumulus e cumulonimbus com chuva forte, rajadas de vento e granizo. Também é sentida turbulência.

Após:

O tempo fica estável e seco.

Questão 4: A influência das mudanças climáticas afeta diretamente o setor aéreo tendo em vista todo aparato humano e material necessário para suporte as operações nos aeroportos. Aponte pelo menos cinco situações que poderão ocorrer e sugestões para mitigação do(s) problema(s) associado(s). (2,0 pontos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (213.5 Kb)   docx (101.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com