TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Coleta Seletiva

Por:   •  4/8/2018  •  Ensaio  •  1.247 Palavras (5 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 5

A Coleta Seletiva em Dois Irmãos:

“Que nossas façanhas sirvam de modelo a toda a terra!”

        Em Dois Irmãos, a coleta seletiva é coisa séria, e os munícipes são exemplos na gestão dos resíduos que produzem. Coleta Seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Os resíduos não devem ser encarados como um problema sem solução, mas sim como uma solução extremamente viável para a sobrevivência do planeta. Se de um lado, é impossível pensar no fim do ciclo de consumo, por outro lado podemos repensar um novo ciclo, onde o papel já utilizado pode ser transformado em papel novo, e assim com os demais tipos de resíduos que podem ser reciclados.

        O crescimento populacional nos grandes centros urbanos e consecutivamente o aumento do consumo é um fator determinante na geração de uma enorme quantidade de resíduos. O conhecimento da quantidade de resíduos produzidos em um determinado ambiente é essencial para o planejamento de um sistema de gestão para melhor prever o tamanho das instalações de coleta e tratamento e a instalação de armazenamento de resíduos. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupõe mudanças no comportamento social.

        O meio ambiente é uma questão de responsabilidade coletiva. Cuidar dos resíduos que produzimos é um compromisso que devemos assumir, o ato de não cuidar poderá afetar a qualidade de vida social. Administrar certa quantidade de resíduos não é uma tarefa difícil, porém exige muito trabalho, dedicação e empenho. No Brasil, a produção de resíduos é em média 387 quilos por pessoa. Entretanto, não existe uma destinação adequada, pouco mais da metade desses resíduos vão para locais adequado. O pior que produzir tamanha quantidade de resíduos é não dar o tratamento correto a eles.

        “As aves, que aqui gorjeiam, Não gorjeiam como lá.” (DIAS, 1847), fatores geográficos, climáticos, econômicos e demográficos são decisivos na quantificação de resíduos gerados por uma comunidade. Além dessas causas, podemos o papel da educação em cada espaço que se produz resíduos sólidos. Em todo caso, é importante constatar que as discrepâncias são explicitas de um local para outro. Cada país um método para cuidar dos seus resíduos, assim como cada estado, cada cidade, cada bairro e, por fim, cada residência. Se Dois Irmãos pode ser apresentado como modelo sustentável de cidade que separa e destina de maneira adequada os resíduos que produz. De acordo com a Abrelpe:

São 3,3 mil municípios nessa situação [Sem saneamento]. Em termos de atendimento à população, isso significa que cerca de 80 milhões de pessoas (38,5% da população) não têm acesso a serviços de tratamento e destinação final adequados dos resíduos. Além disso, 20 milhões de pessoas nem sequer contam com coleta regular (...). Outro levantamento, divulgado em junho deste ano pelo Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), apontou que 82% dos municípios ainda não desenvolvem programas de coleta seletiva de lixo (GIRARDI, 2016).

        Eis alguns dados sobre os resíduos no Brasil: A cada 24 horas, o Brasil produz 240 mil toneladas de resíduos; O Nordeste é a região brasileira em que há a maior quantidade de lixo sem destinação adequada; o estado de Roraima, na região Norte, é o que menos produz lixo no Brasil. São geradas apenas 350 toneladas diárias, ou 870 g por habitante. Só 35 toneladas, no entanto, ou 10% do lixo produzido, recebem destinação final adequada; Os moradores de Santa Catarina, na região Sul, são os mais econômicos do país ao produzir lixo. Cada um gera 809 g de resíduos diariamente. No Distrito Federal, por outro lado, a população não parece ter a mesma preocupação. Lá, cada um produz 1,6 kg de lixo por dia. Em Dois Irmãos, A produção per capita de resíduos é de cerca de 0,663 kg

        No Rio Grande do Sul, é gerado 8.225 toneladas de resíduos por dia, 7.635 toneladas são coletados, e 5.345 toneladas recebe destinação final adequada. Segundo o Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS 2009), do total de 496 municípios do Estado do Rio Grande do Sul, 254 declararam ter coleta de resíduos urbano e rural, sendo que 181 munícipios contam com serviço de coleta seletiva de resíduos sólidos, ou seja, 42% da população total declarada. Dos 240 municípios que responderam o questionário, 100 deles informaram a existência de entidades associativas, com um total de 2.449 associados. Além disso, 53 municípios apontaram que existe algum trabalho social exercido pela prefeitura no que tange à gestão destes resíduos.

        Quando o assunto é coleta seletiva o município de Dois Irmãos é destaque regional e nacional. O sistema de coleta seletiva desenvolve várias ações com a finalidade de dar uma destinação adequada aos resíduos produzidos pelos munícipes. Para estimular o comprometimento da população com a separação dos resíduos domésticos, a Prefeitura mantém um Programa de Educação Ambiental que desenvolve diversos projetos na rede municipal de ensino. A Cooperativa de Trabalho dos Catadores e Recicladores de Dois Irmãos (fundada em 1994) opera, com ajuda da administração municipal, todo o sistema de recolhimento de resíduos sólidos urbanos do município de 30 mil habitantes. Recentemente, a cooperativa realizou um trabalho de sensibilização porta a porta em todos os bairros da cidade, com explicações e entrega de informativos aos munícipes, e observamos uma melhora relevante nos índices de separação de resíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (112.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com