TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Conduta Ética Volkswagen

Por:   •  15/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU)

PATRICIA SALES SILVA

 

CONDUTA ÉTICA: VOLKSWAGEN

SÃO PAULO

2020


Identificar possíveis desvios de ética

A Volkswagen se envolveu em um escândalo de falsificação de resultados de emissões de poluentes em motores a diesel. A montadora instalou um dispositivo em certos carros para adulterar o total de emissões de gases poluentes, a fim de atender à regulamentação do país.

Esta admitiu que, para burlar inspeções, usou um programa de computador em 11 milhões de carros em todo o mundo, dentre eles Jetta, Beetle (chamado de Fusca no Brasil), Golf, Passat e o Audi A3 --da marca que pertence ao grupo Volkswagen.

Interpretação dos desvios encontrados

O nível de emissões de veículos da Volkswagen com motores a diesel era baixo, o que chamou a atenção de um grupo independente, o Conselho Internacional de Transporte Limpo, que decidiu estudar o sistema para mostrar como o diesel poderia ser um combustível limpo.

Junto com a Universidade de West Virginia, nos Estados Unidos, eles começaram a analisar 3 carros: um Volkswagen Jetta 2012, um Volkswagen Passat 2013 e um BMW X5, rodando por cerca de 4.000 km entre a Califórnia e o estado de Washington.

Nos carros da Volkswagen, foi percebida uma grande diferença entre o nível de emissão de óxido de nitrogênio observado no estudo nas ruas e os números dos testes oficiais, feitos em laboratório.

Plano de melhoraria para o desvio

A Volkswagen recebeu sinal verde para iniciar, na Alemanha, o recall dos carros a diesel que são alvos do escândalo de emissões de poluentes, que basicamente, consiste em atualizar os softwares destes motores.

A Alemanha aprovou o recall para as soluções propostas a modelos com motor 2.0 litros. O serviço nestes motores deve demorar cerca de meia hora.

O reparo de outros propulsores, como 1.6, é mais complexo porque requer, além da atualização do programa, a instalação de uma peça.

Manual de conduta para a empresa

Visando a redução do consumo de combustível e a diminuição das emissões de gases poluentes, a Volkswagen decide enfatizar seus trabalhos, também, no mercado de carros elétricos e híbridos no Brasil.

 

Plano de melhoria para possíveis desvios

O governo alemão diz que o país tem carros com motor 1.6 e 2.0 a diesel, que possuem o software, e que pretende refazer os testes de emissões de forma aleatória, a fim de obter outras verificações.

Além disso, a montadora está investindo na atualização do software, que está em desenvolvimento na Alemanha.

Bibliografia

http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/09/escandalo-da-volkswagen-veja-o-passo-passo-do-caso.html

http://g1.globo.com/carros/noticia/2016/01/volkswagen-recebe-sinal-verde-para-recall-de-carros-diesel-na-europa.html

http://g1.globo.com/carros/noticia/2015/09/governo-dos-eua-acusa-volkswagen-de-fraudar-nivel-de-emissao-em-carros.html?_ga=2.116116741.200171537.1584820499-3469541963.1584821792

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (57.9 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com