TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contabilidade Rural

Casos: Contabilidade Rural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  4.790 Palavras (20 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 20

No Brasil, o agronegócio possui um papel importantíssimo na economia, sendo responsável por, pelo menos, 1/3 do Produto Interno Bruto - PIB.

Desde o início das civilizações, o homem já dependia do plantio e cultivo da terra para sobreviver, retirando da natureza tudo o que, espontaneamente lhe oferecia. Sendo que as propriedades rurais produziam várias culturas e criações diferentes para sua autoexistência.

Passada a época da autoexistência, veio a evolução da agricultura, com avanços tecnológicos. O ser humano viu-se obrigado a administrar com coesão sua propriedade. Então, o conceito primário sobre a agricultura deixou de ser apenas rural, passando a depender de vários outros serviços, tais como: máquinas, insumos, armazéns e de infraestruturas diversas.

Durante esse período, a população começou a sair do meio rural, procurando os grandes centros urbanos e quem continuava em suas propriedades rurais, cada dia mais precisava de todos esses avanços tecnológicos para sua produtividade.

Com esses avanços, houve grandes índices de produtividade na agropecuária, fazendo com que as propriedades passassem a ser constituídas como empresas, obtendo a visão de lucro e não mais de autossuficientes para a sobrevivência. As grandes mudanças ocorridas em razão da globalização e impulsionadas pela tecnologia transformaram de maneira significativa as propriedades rurais.

O produtor rural, além de implementos agrícolas, passa a precisar de ferramentas importantes para o gerenciamento de seus negócios, necessitando de um método contábil específico, devido as suas necessidades e particularidades, precisando planejar e controlar sua produção agrícola, devendo conhecer as condições climáticas, sazonalidade, safra, entressafra, fatores biológicos e mercados futuros.

O grau de gerenciamento faz com que haja o sucesso da empresa rural, através de conhecimento racional dos recursos à disposição, como: terra, implementos agrícolas, animais e o essencial, informações para tomar as decisões, garantindo o lucro e a existência da empresa. Assim, as propriedades têm que procurar maximizar seus lucros, através de treinamento adequado para maior produtividade e qualidade em seus serviços.

O administrador rural tem a função de planejar, controlar, decidir e avaliar os resultados, além de conhecer os fatores externos, acompanhando e analisando o comportamento do mercado, uma vez que seus produtos são commodities (que não têm marca) e seus preços dependem exclusivamente da lei da oferta e da procura. Sobre os fatores internos, tem que haver um controle direto, conhecendo bem para ter o maior proveito, acompanhando e analisando a sua capacidade de produção e prestação de serviços.

O administrador, nesse caso, irá precisar de ferramentas para colocar todas essas informações em práticas. Assim, o papel do contador é de extrema valia, para dar suporte a todos esses assuntos, podendo proporcionar à propriedade rural um melhor gerenciamento das informações externas e internas, atingindo seu objetivo: a maximização dos lucros.

É em razão dessa realidade que surge a necessidade de se controlar e gerenciar a contabilidade rural nas propriedades, porque as ferramentas e informações disponibilizadas pela contabilidade contribuirão para as tomadas de decisões corretas, refletindo diretamente nos resultados.

Além da necessidade de programar um controle das atividades rurais, devemos lembrar que, para o sucesso empresarial, não necessitamos apenas de ações com foco em seus resultados, mas também da eficiência da mão de obra de sua equipe, gerando o bem-estar social entre seus funcionários.

Assim, este trabalho evidencia a importância da contabilidade rural para estas propriedades, procurando conhecer suas atividades administrativas e contábeis, para a prática de exercício em sua atividade profissional.

1.1. Problema

A contabilidade rural existe há alguns anos, apesar da sua extrema importância, muitos proprietários rurais não a conhecem. Eles não têm um controle interno/externo de suas atividades e, principalmente, de seus resultados para tomarem decisões corretas. Portanto, diante dos argumentos mencionados, chega-se ao seguinte questionamento: Os produtores rurais da cidade de Paranapuã/SP possuemcontabilidade rural nas atividades desenvolvidas em suas propriedades? E como elas são desenvolvidas?

1.2. Objetivos

1.2.1. Objetivo Geral

Tendo em vista a problemática acima estabelecida, elaborou-se como objetivo desta pesquisa: Verificar se os produtores rurais da cidade de Paranapuã/SP possuem contabilidade rural em suas propriedades e evidenciar como elas são desenvolvidas.

1.2.2. Objetivos Específicos

Com a finalidade de aprofundar os conhecimentos na área estudada e viabilizar o objetivo principal, tem-se o seu desdobramento nos seguintes objetivos específicos:

- Discutir os conceitos de Agronegócio, Contabilidade Rural, Atividade Rural.

- Identificar a existência de Escrituração Contábil.

- Verificar o fluxo de caixa das empresas rurais.

- Verificar o orçamento rural.

- Verificar como são apurados os resultados das propriedades rurais.

- Verificar as movimentações financeiras das empresas rurais.

- Analisar e questionar a existência da assessoria contábil.

1.3. Justificativa

De acordo com os dados extraídos do site do Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br), o agronegócio é responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB), 42% das exportações totais e 37% dos empregos brasileiros. O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. É o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Além disso, lidera o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro.

Ainda, segundo o ministério da agricultura, nos últimos anos, em nenhum outro país houve um crescimento expressivo como na agricultura brasileira. A safra de grãos, por exemplo, saltou de 57,8 milhões de toneladas para 123,2 milhões de toneladas entre as safras 1990/1991 e 2002/2003. Nesse mesmo período, o desenvolvimento da pecuária também foi notável, com destaque para a avicultura.

O agronegócio é hoje a principal locomotiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com