TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição Das Brinacdeiras E Brinquedos Na Educação Infantil

Artigo: A Contribuição Das Brinacdeiras E Brinquedos Na Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  9.908 Palavras (40 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 40

A CONTRIBUIÇÃO DAS BRINCADEIRAS E DOS BRINQUEDOS NA PRÉ-E

RESUMO

A presente monografia vem demonstrar que o brinquedo e a brincadeira na pré-escola é de um aspecto muito importante na interação da criança com o adulto, com o outro. E a brincadeira em grupo serve para socializar crianças e a compreensão de regras. Elas aprendem a lidar com os sentimentos, interagir, resolver conflitos e desenvolver a imaginação e criatividade para resolver problemas. E, portanto, contra este pensamento que buscamos e é de fundamental importância que professores tenham conhecimento do saber que a criança construiu na interação do ambiente familiar e sócio cultural e assim adotar na sua prática pedagógica as brincadeiras, brinquedos e para que as crianças desenvolvam,construam, adquiram conhecimentos e se tornem autônomas e cooperativas. E é importante que os educadores resgatem as brincadeiras e os brinquedos que eram transmitidos pelos pais e avós, e criadas pelas próprias crianças. Elas irão despertar uma vivência rica e muito importante, e o ajudará a despertar sua criatividade, movimentos e uma boa aquisição na aprendizagem da escrita e leitura.

Palavras-chave: Brinquedos, brincadeiras, interações, socialização, brincar.

CAPITULO 1 – INTRODUÇÃO

Redescobrir os procedimentos que tínhamos quando criança, retomar os métodos de criação do nosso modo de brincar é colocado aqui como condição para olhar a criança à nossa frente sabendo que ela, na maioria das vezes, não aquela que imaginamos ser, pois a criança real é diferente daquela que pintamos em nossa fantasia.( Eugênio Tadeu Pereira)

1.1 CONTEXTO

Do dever ao prazer de brincar a princípio, não se trata de descoberta de fórmulas, pois o presente tema vem de encontro com uma visão pedagógica já conhecida de muitos, onde se ouve a afirmativa de trabalho com brinquedos e brincadeiras na pré - escola, ainda é pouco produtivo na pré-escola.

Por isso iniciamos a investigação de alguns procedimentos metodológicos e de algumas estratégias utilizadas pelos educadores da pré - escola no tocante a prática de brincar, a fim de que possamos nos situar a respeito das metodologias e dos procedimentos, até mesmo como forma de argumentação comparativa às propostas de especialista da área, pelos relatos encontrados em suas obras.

Seguramente podemos afirmar que, na qualidade de educadores, ter consciência de que o brinquedo e as brincadeiras irão ajudar a desenvolver a imaginação, a criatividade dando oportunidade para a criança brincar e aprender e interagir com outras crianças e adultos.

Concebendo se a escola como lugar de preparação e capacitação do ser humano, tendo-se como premissa à formação integral do educando, um efetivo trabalho para estimular futuros educandos com competência que se espera diante de uma sociedade em constante mutação, cremos na importância de ações pedagógicas especialmente delineadas para esse fim, com professores e alunos interagindo em momentos de brincadeiras e aprendizagem.

Os resultados das ações acima expostas comprovando que a prática das brincadeiras serão tanto mais produtivas à medida que as escolhas lúdicas estejam voltadas para a liberdade de escolha, contada, pede–se do professor a prudência da seleção prévia das brincadeiras, a serem expostas aos alunos.Obedecidas às regras básicas, sobretudo, pautadas no bom senso poderemos confiar o surgimento de uma nova geração de homens e mulheres competentes para o desenvolvimento em sociedade.

A nós educadores cabem o compromisso de ‘‘garantir’’a educação do aluno. Bem ou mal fazemos parte da historia de cada uma realidade coletiva, assim como ele também faz parte de nossa história. E essa consciência que deve-nos dar força para romper o preestabelecido, traçando caminhos capazes de transformar a sociedade e, assim garantir a maior participação possível.

‘‘Pensar a educação é pensá-la também na escola, e na escola há pessoas sendo desempenhadas. O aluno sujeito do processo educacional o grande interessado em ter uma escola viva critica e libertadora. É preciso que se comece a questionar o tipo de aluno que uma escola quer formar para que se decidam em conjunto as habilidades que precisam ser trabalhadas.Se assim não for, será como uma casa sem planta, amontoado de gente juntando tijolos e cimento sem saber o que fazer.’’

Portanto, educadores conscientes esse ato de busca, de troca, de interação, de apropriação é que damos o nome de Educação. Esta não existe por si, é uma ação conjunta entre as pessoas que cooperam, comunicam-se e comungam do mesmo saber. Por isso educar não é um ato ingênuo, indefinido, impossível, mas um ato histórico.

1.3.1. OBJETIVO GERAL

Identificar jogos e brincadeiras utilizados na Educação Infantil. Verificar etapas de brincadeiras em sala de aula.

1.4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Investigar jogos e brincadeiras utilizados na educação Infantil.

• Verificar etapas de brincadeiras em sala de aula

1.5. JUSTIFICATIVA

Muito se fala sobre o fato da Pré – Escola esforçar seus alunos com atividades que deveriam ser iniciadas na 1ª série e que a Pré-Escola tem como objetivo a socialização com brincadeiras e brinquedos, nós professores podemos introduzir conteúdos.

Com base neste conceito será feita esta pesquisa para descobrir qual a contribuição das brincadeiras e brinquedos no desenvolvimento dos educandos.

Serão pesquisadas várias brincadeiras que poderão auxiliar professores de educação de forma a preparar os educandos para a aprendizagem.

Com esta pesquisa será possível a melhoria do nosso trabalho e será de grande contribuição para profissionais de educação infantil e para melhor desenvolvimento dos alunos.

‘‘Acriança é um ser em criação, cada ato é para ela uma ocasião de explorar, descobrir novos conhecimentos, que as levarão a um mundo mais amplo na sua vida em sociedade”.

Neste contexto educacional e social é necessário ao educador atender de fato às reais necessidades dos educandos que diz respeito aos aspectos formativos, cognitivos psicossociais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.1 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com