TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Copa Do Mundo é Nossa

Trabalho acadêmico: A Copa Do Mundo é Nossa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.117 Palavras (13 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é fazer um estudo de caso do texto a Copa do Mundo é Nossa do autor Marcus Piaskowy. Desenvolver nos alunos do curso de Administração habilidades para trabalhar com análise criteriosa da empresa apresentada no texto, destacando itens estudados durante as aulas do 1° semestre. Estes itens englobam todas as disciplinas e deverão fazer com que nós alunos crie o hábito de desenvolver trabalhos que envolvam todos os setores dentro de uma empresa, também consigam trabalhar em grupo.

2 DESENVOLVIMENTO

Este texto vem falando sobre a “Copa do Mundo” que será em 2014, e vem trazendo dois aspectos para serem discutidos, primeiro é o aspecto positivo, que de acordo com as notícias na copa do mundo, irá lucrar até 340 milhões de reais ao País. E o aspecto negativo, é que a empresa de Gil foi convidada para trabalhar com algumas operadoras de turismo e Hotéis.

Só que essa experiência durou só dois anos e foi desastrosa, as operadoras não respeitavam os contratos e o padrão de atendimento era muito inferior ao da ZZZ.

As oportunidades foram surgindo para Gilberto e ele foi se enchendo de ideias, vários turistas viriam para prestigiar a Copa do Mundo e com isso o lucro de sua empresa e da cidade de Salvador iria aumentar.Com tudo isso o principal objetivo de Gilberto era aumenta o número de seus carros e funcionários, e cada vez mais sua empresa iria crescer.

Seu principal desejo era atender bem aos clientes VIPS e os estrangeiros, só que dessa vez queria fazer o contrato direito com as empresas estrangeiras.

O texto esta relacionado ao planejamento estratégico, sendo assim, o público-alvo que a empresa de Gilberto deseja atender, serão os investidores, engenheiros e técnicos que virão antes do ano de 2014 para trabalhar nas obras da copa e os torcedores e visitantes que virão para a copa que se realizará no ano de 2014.

Ações que devem ser empregadas no plano estratégico no período de longo prazo:

• Pensar estrategicamente e desenvolver estratégias

• Estabelecer prioridades

• Contratar e especializar funcionários

• Adquirir novos veículos

• Tomar decisões em diferentes níveis e funções

• Responder a situações passíveis de mudança

• Revisar a frota de veículos já existente

O planejamento tático é mais abrangente que o planejamento operacional, o nível tático envolve decisões de departamento, reunindo conjunto de atividades, ao invés de atividades isoladas:

• Incentivar a participação dos servidores na disseminação das informações e na participação dos seminários sobre o assunto.

• Formar parceria com empresas de aluguel de veículos para as necessidades eventuais de aluguel de veículos;

O plano Operacional define detalhes da operação do negócio, tais como o número de pessoas, a sua capacitação técnica, as tarefas a executar, os procedimentos e tudo o mais que possa ser planejado de antemão para garantir a qualidade dos processos. Contratar, comprar, licitar etc. (É o fazer, agir).

No plano operacional:

• Realizar orçamentos para a revisão dos veículos da frota.

• Procurar as empresas que estão inicialmente já realizando trabalhos visando a copa e oferecer-lhes os serviços e posteriormente informar-se sobre as empresas que virão a Salvador.

Para que Gil não sofra um impacto negativo quando as atividades retornarem a uma normalidade no ano de 2015, é necessário não investir muito na aquisição de novos veículos, pode ele criar uma parceria com algumas empresas de aluguel de veículos para esse período, e também que contratar alguns funcionários somente para o período determinado.

Levantamento Socioeconômicos de Salvador e Camaçari e o impacto de um evento do porte da Copa do Mundo sobre eles

Salvador é um município brasileiro, capital do Estado da Bahia e primeira capital do Brasil. Situada na microrregião homônima, Salvador é uma metrópole nacional com mais de 2,6 milhões de habitantes, sendo o município mais populoso do Nordeste, a terceira mais populosa do Brasil e a oitava mais populosa da América Latina superada por São Paulo. Sua região metropolitana, conhecida como "Grande Salvador", possui 3.574.804 habitantes (IBGE/2010), o que a torna a terceira mais populosa do Nordeste, sétima do Brasil e uma das 120 maiores do mundo. É classificada pelo IBGE em comparação com a rede urbana das outras cidades brasileiras como um centro metropolitano nacional. A superfície do município de Salvador é de 706,8 km² (fonte: IBGE), e suas coordenadas, a partir do marco da fundação da cidade, Centro econômico do estado, é também porto exportador, centro industrial, administrativo e turístico. Sua renda per capta é de R$ 10.948,00 suas principais atividades Econômicas: indústria, comércio, serviços e turismo cultural, salvador registram baixos níveis de analfabetismo, pois tendo ainda dificuldades da população para o acesso à educação como escolas, centros educacionais e instituições.

A história da ocupação do território de Camaçari nos remete aos primeiros anos da colonização, com área territorial de 762,745 km², distancia cerca de 41 km da capital Salvador, sendo parte da RMS (Região Metropolitana de Salvador) limitando-se ao norte com Mata de São João, ao sul com Lauro de Freitas, ao sudoeste com Simões Filho, a oeste com Dias d'Ávila e leste com o Oceano Atlântico.

Com população estimada em 242.984 habitantes, Camaçari é um dos mais ricos municípios nordestinos. A economia do município é quase que totalmente baseada no Polo industrial e no turismo, inaugurado em 1978 no município e em atividade até os dias atuais, figurando como um dos mais importantes da América Latina, o polo industrial foi o primeiro complexo petroquímico planejado do país. Tem mais de 60 empresas químicas, petroquímicas e de outros ramos de atividade como indústria automotiva, destacando-se a Fábrica da Ford Motors do Brasil, de celulose, metalurgia do cobre, têxtil, bebidas e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com