TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Criança,a Educação Infantil E O Ensino Fundamental.

Monografias: A Criança,a Educação Infantil E O Ensino Fundamental.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  1.545 Palavras (7 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 7

A Criança, a Educação Infantil e o Ensino Fundamental – Concepções básicas.

Para entendermos um pouco da educação básica no Brasil é preciso ter uma visão estratégica da concepção de criança, Educação infantil e obviamente de Ensino Fundamental,é necessário termos a visão do todo para analisarmos maiores pormenores que circundam as diferentes etapas de ensino.

Partindo da criança é importante salientar que no passado a visão de criança era totalmente diferente da que temos atualmente,pois a criança era vista como “tabula rasa” sem conhecimentos próprios significativos,era vista e tratada como um adulto,suas necessidade enquanto criança que era não era supridas de maneira adequada.No século XII, as crianças eram vistas como“adultos em miniatura”, recusando-se a morfologia infantil. Tendo-se em vista que as idades da vida não se restringiam às etapas biológicas, mas às funções sociais, só era possível sair da infância à medida que a criança saísse da condição de dependência da família e de seus tutores.

Com o passar do tempo a criança foi ganhando espaço e passou a ser representada com menos rigidez,valorizando deste modo traços próprios e características comuns a qualquer criança.

Essa mudança foi causada entre a aproximação entre adultos e crianças no meio familiar, no qual a criança se tornou fonte de distração ou relaxamento para o adulto.

Segundo Mafra e Tura (2005), ser criança e o sei conceito muda de sociedade para sociedade,cultura.costumes e comunidades diferentes,sendo que a atenção dada a criança e o seu conceito muda de acordo com a realidade sócio cultural em que a criança está inserida.

Atualmente depois de vários movimentos tais como a industrialização a globalização,e a ida das mulheres para as frentes de trabalho,a criança é considerada como possuindo natureza própria,que as caracterizam como seres que vêem pensam e vivem o mundo de uma maneira só delas. De acordo com o ECA(1990) a criança é tomada como um sujeito de direitos e em condição peculiar de desenvolvimento,merecedoras de total e especial atenção da família,da sociedade e do Estado.

Tendo bem claro o conceito de criança,podemos partir para a o conceito de educação infantil que atende essa demanda,a partir da Lei 9394/96,o atendimento a crianças em creches até os 3 anos de idade e pré escolas de 4 a 5 anos,constitui nível infantil integrante da educação básica.Esta nova condição que rompe com o paradigma assistencialista com essas crianças,abre espaço para novas discussões ,a educação infantil evoluiu do que foi chamado “educação pré escolar”,compreendida como o atendimento fora do seio familiar a crianças que não freqüentavam o que se chamava escola,com a universalização da escolaridade rompe-se com essa nomenclatura e novos objetivos e conceitos são implementados nessa educação.

Na educação Infantil atual, o desafio é responder ao entendimento da demanda de diversidade humana,e como trabalhar isso com as crianças.Segundo Oliveira (2002),as concepções existentes sobre educação infantil possuem pesos políticos próprios,visto que os familiares,os educadores, os responsáveis pelas políticas públicas e outros adultos alimentam expectativas diversas acerca das habilidades especificas de cada criança e estabelecem metas antagônicas em relação ao que ela deve alcançar.

De acordo com a LDB(9394/96,artigo 29), a educação infantil,primeira etapa da educação básica,tem como fim o desenvolvimento integral da criança,nos seus aspectos físico,psicológico,intelectual e social,complementando a ação da família e da comunidade.

Assim sendo para uma educação efetiva nesta área,a educação infantil precisa organizar atividades estimuladoras e contextualizadas,pelos quais a interação com a criança seja valorizada,apresentando novos signos e novas formas consideradas produtivas de relacionar-se com o mundo a fim de compreende-lo,valorizando também os conhecimentos prévios da criança.Posto que para Vygotsky(1989) a aprendizagem da criança é anterior a entrada na escola e que o aprendizado sistematizado,ou seja na escola(educação infantil) evidencia e promove as relações interpessoais,a aprendizagem é acentuada pela vida social e com a comunicação/interação que se estabelece entre crianças e adultos,a qual permite a assimilação de experiências.

Tratando-se da continuidade da educação básica,trataremos do Ensino Fundamental, que configura-se por ser obrigatório,a partir dos 6 anos de idade,tem duração de nove anos.A Educação Fundamental deve relacionar a vida cidadã ás diversas áreas do conhecimento,os princípios norteadores devem ser a autonomia,responsabilidade,solidariedade,o respeito ao bem comum,os direitos e deveres da cidadania,o exercício da criticidade e também os princípios estéticos,tais como a sensibilidade,a criatividade e a diversidade de manifestações artísticas culturais.

O objetivo desse Ensino (BRASIL,1996 art.32 da LDB) é a formação básica do cidadão,mediante o desenvolvimento da capacidade de aprender,tendo como meios básicos o pleno desenvolvimento da leitura,da escrita e do cálculo,a compreensão do ambiente natural e social,do sistema político,da tecnologia,das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade,o desenvolvimento da capacidade para aprendizagem,tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores,o fortalecimento dos vínculos de família,dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

Ao analisarmos os conceitos principais da educação básica no Brasil,tais como a Educação Infantil, o Ensino Fundamental, compreende-se que é primordial para a qualidade e efetividade desses ensinos terem bem claro a concepção de criança para a atualidade e qual a formação que será trabalhada com essas crianças,para uma formação integral do cidadão consciente de suas atribuições na sociedade,críticos e ativos no meio em que vivem.

Passo 4 – ATPS

1.Qual a nomenclatura adequada para o Ensino Fundamental de nove anos?

A nomenclatura adequada é Ensino Fundamental dos 6 aos 14 anos de idade,configurando-se de ANOS INICIAIS 6 á 10 anos e ANOS FINAIS de 11 á 14 anos.

2.Com a implantação do Ensino Fundamental de nove anos,a Educação Infantil

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com