TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cultura Brasileira

Por:   •  24/10/2021  •  Resenha  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

A nação brasileira possui como principal característica a formação heterogênea de seu povo. Um pais que abarca várias culturas e etnias, aos quais contribuíram para alicerçar e desenvolver a nossa forma de sociedade, seja referente a nossa organização, como também nas peculiaridades dos nossos indivíduos.

Em um primeiro momento, nosso país era habitado por indígenas que mantinham consigo uma forma de interação com seu povo e natureza. A cultura dessa população, através de lutas árduas, permanece viva até os dias atuais, em que se reflete na culinária (mandioca, milho, raízes, chás) e na nossa língua que possui palavras de origem indígena.

Com a chegada dos portugueses (europeus) em terras nacionais, percebe-se que esse homem branco procura estabelecer a sua cultura como dominante, ao qual se utiliza de inúmeros artifícios, inclusive violentos com o intuito de afincar a sua cultura em detrimento do modo de viver dos indígenas nativos. Aqui, observa-se que a inserção da religião católica foi uma das principais maneiras de “domesticar” os índios. O referido reverbera em nosso presente, quando a religião católica faz parte da nossa cultura, inclusive sendo uma das mais praticadas pela população.

Além disso, uma outra cultura que se entrelaçou para a formação da brasileira, foi as dos africanos. Oriundos do tráfico de negros para o trabalho escravo, essa população ajudou na construção do nosso país, não só economicamente, mas principalmente por introduzir peculiaridades de seus costumes em nosso país, tais como a dança capoeira, a culinária e a religião.

Importante salientar que no decorrer de nossa história outros povos também vieram e contribuíram para a formação de nossa cultura. Como exemplo pode-se citar os orientais (chineses e japoneses), com a sua culinária, como também povos de outros países europeus e da ásia.

Enfim, pelo que pode ser evidenciado, percebe-se o quanto a nossa cultura é multifacetada repleta de influências de vários povos, em que por uma miscelânea de costumes emerge os costumes da população do nosso país. Não se pode deixar de enaltecer que esse entrelaçamento vem a contribuir a formação multicultural dos indivíduos, em que se torna primordial zelar pelo respeito para com as características de cada povo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (31.4 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com