TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DOS IDOSOS

Casos: A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DOS IDOSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/6/2014  •  1.913 Palavras (8 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

Educação Física Bacharelado 2º Período

Projetos Integrados em Educação Física

Professor: Giba

A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DOS IDOSOS

Gabriel Soares Sell

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

A DANÇA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE DOS IDOSOS

1.1 Introdução

EU estudante do Curso de Educação Física Bacharelado, praticante de dança de salão (DançaTradicionalista Gaúcha) e estando próximo da minha vidanoto que a dança tem uma influência direta na melhora do bem estar dos Idosos. As pesquisas em si são feitas sem levar em consideração a história na dança que as pessoas têm, e se referem a grupos de terceira idade observados por um curto período de tempo. A dança é uma e das atividades físicas preferidas pelos idosos (SILVA; IWANOWICZ, 1998); é uma atividade prazerosa para essa faixa etária e pode ser uma forma de incentivar os idosos sedentários a dar o primeiro passo para aumentar sua prática de atividade física.

(CONNOR, 2000) Em muitos países a dança faz parte da vida cotidiana desde a infância até a terceira idade, e se torna particularmente uma forma de exercício adequada para idosos, pois pode ser adaptada exemplificada.

Pesquisas mostram que a dança é uma das atividades mais completas para se exercitar, ela reforça um trabalho corporal, possibilitando a execução dos movimentos de maneira livre ou mesmo coreografados, onde o indivíduo tende a aprender, mentalizar e/ou mesmo repetir os movimentos. Mas a dança vai além de apenas um movimento corporal, ela pode reunir expressão, diversão, prazer, espiritualidade, lateralidade, coordenação motora, além de promover sociabilização, motivação e conhecimentos de outras culturas. A dança tem uma forte característica de sociabilização e motivação, seja em par, sozinho ou em grupo, seja velho ou criança, seja homem ou mulher dançando todos se sentem bem. Muitos autores nos trazem como a dança podeliberar emoções e sentimentos distintos.

(LEAL; HAAS, 2006) É uma prática para toda a vida, que desperta sentimentos e desenvolve capacidades anteriormente inimagináveis.

Os estudos que tratam sobre dança são feitos sem levar em consideração a história na dança que as pessoas têm, e na maioria se referem a grupos de terceira idade observados por um curto período de tempo.

1.2 O problema da pesquisa se resume na seguinte indagação: Como a dança pode melhorar a saúde de pessoas que já alcançaram a terceira idadee praticam a dança três vezes por semana em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), localizado na cidade de Penha SC.

1.3 O objetivo geral deste estudo é verificar o que a prática contínua da dança beneficia a saúde de seus praticantes no aspecto físico e social

2. Marco Teórico:

2.1 Práticas corporais

. No campo da Educação Física, o termo práticas corporais vem sendo eleito pelos pesquisadores que estabelecem relação com as ciências humanas e sociais, pois os que dialogam com as ciências biológicas e exatas operam com o conceito de atividade física. Na Educação, o termo é recorrente e também se mostra como relevante para aquela comunidade acadêmica.

As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que se constituem como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais. Estas manifestações são compostas por técnicas corporais, como já identificava e categorizava o antropólogo Marcel Mauss (2003), na passagem do século XIX para o século XX. É também uma forma de linguagem como expressão corporal e os fenômenos acima apontados constituem o acervo daquilo que vem sendo chamado de Cultura Corporal.

2.2 Dança

É difícil determinar quando, como, onde e por que o homem dançou pela primeira vez. Há indícios de desenhos gravados, nas cavernas de Lascaux, pelo homem pré-histórico, de figuras dançando. E como o homem da Idade da Pedra só gravava nas paredes de suas cavernas o que lhe era importante, como a caça, a alimentação, a vida e a morte, o mais provável é que essas figuras dançando fizessem parte de rituais religiosos.

A dança de salão é uma atividade aeróbica ampla e bastante diversificada. O grau de impacto nas estruturas musculares, ósseas e articulares e a intensidade do exercício variam de acordo com o ritmo e estilo a ser dançado. Em geral, a dança trabalha com elementos voltados para melhoria da aptidão física e do desenvolvimento psicomotor. Ajuda a garantir a independência funcional do indivíduo através da manutenção da sua força muscular, principalmente de sustentação, equilíbrio, potência aeróbica, movimentos corporais totais e mudanças do estilo de vida. O principal da dança de salão, enquanto atividade física, é a mobilidade articular e a coordenação motora; o contato com o movimento, fazendo dele um uso consciente - poder pensar o que está fazendo e poder realizar o movimento desejado. O processo de aprendizado de

2.3 Velhice

A velhice sempre tem acompanhado a humanidade como uma etapa inevitável de decadência, declinação e antecessora da morte. A palavra velhice é carregada de significados como inquietude, fragilidade, angústia. O envelhecimento é um processo que está rodeado de muitas concepções falsas, temores, crenças e mitos. A imagem que se tem da velhice mediante diversas fontes históricas, varia de cultura em cultura, de tempo em tempo e de lugar em lugar. Esta imagem reafirma que não existe uma concepção única ou definitiva da velhice, mas sim concepções incertas, opostas e variadas através da história.

2.4Senilidade

Senilidade é o processo de envelhecimento.Caracteriza-se por um declínio gradual no funcionamento de todos os sistemas do corpo: cardiovascular, respiratório, genital, urinário, endócrino e imunológico, entre outros. A crença de que a velhice está associada, invariavelmente com profunda debilidade intelectual e física, entretanto, é um mito. A maioria das pessoas retém suas capacidades cognitivas e físicas em um grau

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com