TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIMENSÃO TÉCNICO-INSTRUMENTAL DO TRABALHO PROFISSIONAL

Por:   •  10/4/2016  •  Artigo  •  5.929 Palavras (24 Páginas)  •  767 Visualizações

Página 1 de 24

A DIMENSÃO TÉCNICO-INSTRUMENTAL DO TRABALHO PROFISSIONAL

Renato Veloso

Resumo:

Pretendo, neste artigo, apresentar algumas considerações a respeito da relevância da dimensão técnico-instrumental do trabalho profissional, de maneira articulada às condições de trabalho e ao projeto ético-político profissional. Para não sucumbir à postura tecnicista da qual o Serviço Social vem se distanciando ao longo das últimas décadas, situo o instrumental técnico-operativo como mediação no contexto do exercício profissional cotidiano, em que residem inúmeros desafios. O pressuposto é de que tanto a escolha quanto a apropriação do instrumental técnico-operativo estão subordinadas aos diversos componentes da profissão, dentre os quais se encontram as condições de trabalho em que se realiza o projeto profissional que lhe imprime uma direção social. É a partir do cotidiano da atuação profissional, marcado por situações e processos os mais diversificados, os quais dão concretude e complexidade ao trabalho profissional, que se pretende abordar a relevância da sua dimensão técnico-operativa, entendida como componente fundamental.

Palavras-Chave: Trabalho profissional; Dimensão técnico-operativa; Condições de Trabalho

THE TECHNICAL AND INSTRUMENTAL DIMENSION OF PROFESSIONAL WORK

Abstract:

My intention in this article is to present some considerations regarding the relevance of technical and instrumental dimension of professional work, in coordination working conditions and professional ethical-political project . Not to succumb to technicalities posture which social work has increasingly distanced itself over the past decades, I situate the technical and operating as instrumental mediation in the context of professional practice everyday , where they reside numerous challenges. The assumption is that both the choice as the appropriation of the technical and operating instruments are subject to the various components of the profession, among which are the working conditions in which it conducts professional design that gives it a social direction. It is from the professional practice everyday, marked by the most diverse situations and processes, which give concreteness and complexity to the professional work, which aims to address the relevance of its technical and operational dimension , understood as a key component.

Keywords: Professional work; Technical and operational dimension; Work conditions


A DIMENSÃO TÉCNICO-INSTRUMENTAL DO TRABALHO PROFISSIONAL

Renato Veloso

Já há algum tempo, o debate do Serviço Social brasileiro tem apontado os desafios que permeiam o Serviço Social na cena contemporânea. Dentre as questões sinalizadas, encontra-se a persistente distância entre “o trabalho intelectual, de cunho teórico metodológico, e o exercício da prática profissional cotidiana”, a qual demarca uma “defasagem entre as bases de fundamentação teórica da profissão e o trabalho de campo” (IAMAMOTO, 1998, p.52). A alternativa para equacionar este impasse reside no estímulo à rigorosa abordagem teórica dos processos sociais, no consistente acompanhamento histórico da dinâmica da sociedade e na “construção de estratégias técnico-operativas para o exercício da profissão”, posturas que, em conjunto, permitem “preencher o campo de mediações entre as bases teóricas já acumuladas e a operatividade do trabalho profissional” (IAMAMOTO, 1998, p.52).

Percebe-se, portanto, que o aprofundamento da dimensão técnico-operativa do trabalho do Serviço Social tem se mostrado como uma grande necessidade para a qualificação da profissão no âmbito do mercado de trabalho. Torna-se cada vez mais evidente a relevância do aprimoramento da base técnico-operativa para o exercício profissional, sem que isso signifique, no entanto, um privilegiamento exclusivo da competência técnica, tendo em vista que tal dimensão, tomada isoladamente, é insuficiente para alcançar a tão desejada competência crítica necessária à concretização dos princípios e valores presentes no projeto ético-político da profissão.

A relevância que a categoria profissional tem remetido às questões referentes à dimensão técnico-instrumental do trabalho profissional é marcante. Nada mais coerente, já que se identifica nesta dimensão um sentido de alcance de finalidades, objetivos e resultados projetados. O problema não é dedicar-se à discussão das técnicas e instrumentos necessários ao exercício profissional, mas, como o debate profissional acumulado pela categoria já tem apontado, limitar-se a esta dimensão, desconsiderando as demais dimensões do seu exercício e estimulando posturas de cunho tecnicista, as quais se caracterizam pelo descolamento da base técnico-operativa dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos que norteiam a profissão.

A abordagem da dimensão técnico-operativa proposta neste artigo tem como pressuposto a negação do tecnicismo e de qualquer perfil profissional de caráter tecnocrático. O Serviço Social já teve, ao longo de sua trajetória, passagens em que prevaleceu o privilégio da eficácia manipulativa, sobretudo na conhecida vertente modernizadora (NETTO, 1996), em que a primazia da operacionalidade técnica embutia um conjunto de concepções teóricas estrutural-funcionalistas, de caráter corretivo e adaptador à ordem vigente. Essa vertente tecnocrática buscou investir o(a) Assistente Social de “um estatuto básica e extensamente executivo, com uma apropriação ideal de um elenco mais operativo de técnicas de intervenção (NETTO, 1996, p. 192), tendo como consequência a valorização da ação prática imediata e a garantia de uma integração do Serviço Social aos propósitos da “modernização conservadora”. A postura aqui presente é a de situar a dimensão técnico-operativa no âmbito da competência crítica, da qual também fazem parte as dimensões teórica-metodológica e ético-política, as quais, em conjunto com a base técnico-instrumental, conferem ao trabalho profissional um conjunto de possibilidades e alternativas para a intervenção qualificada nas demandas postas no cotidiano profissional.

O entendimento do cotidiano profissional requer a apreciação de algumas das observações realizadas por Netto (2000), para quem a vida cotidiana é ineliminável, não sendo possível ser cancelada ou suprimida do processo histórico, já que se trata de um dos seus níveis constitutivos. A cotidianidade, para o autor, apresenta determinações fundamentais, as quais qualifica como "componentes ontológico-estruturais". São eles: a “heterogeneidade”, expressa pelo conjunto heteróclito de objetivações do ser social composto por uma diversidade de fenômenos e processos sociais; a “imediaticidade”, expressa na preocupação em responder ativamente aos problemas enfrentados, caracterizada pela relação direta entre pensamento e ação, além dos automatismos e do espontaneísmo próprios a esta postura; e a “superficialidade extensiva”, expressa na mobilização "de todas as atenções e todas as forças, mas não toda a atenção e toda a força" (p.67, grifos do autor).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (232.3 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com