TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE DA RUA AUGUSTA

Por:   •  7/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  4.114 Palavras (17 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 17

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        3

1. A RUA AUGUSTA E O SEU PASSADO        5

        1.1. Positivismo        6

        1.1.1. O Positivismo e a Gentrificação        6

        1.2. Cartaz e Cartão de Visitas        7

2. CENÁRIO COMTEMPORÂNEO DA RUA AUGUSTA        8

        2.2. Rua Augusta e os Processos de Cibridismo e Ubiquidade        9

          2.3 Redes Sociais ................................................................................................10

3. A RUA AUGUSTA DO FUTURO        11

        3.1. Vídeo        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        13


RESUMO

A Rua Augusta, inaugurada em 1897, é um símbolo de diversidade em São Paulo. Sendo transformada ao longo dos anos não perdeu sua essência de heterogeneidade, pois acompanha a evolução daqueles que a frequentam e do mundo a sua volta. Com a tecnologia presente no cotidiano da Rua, esta vem se tornando cada dia mais popular e sendo modelo para a sociedade, principalmente jovem, nos dias atuais. Posto isto, apresentaremos o quão diversificada a Augusta é e pode se tornar, mostrando sua importância na sociedade contemporânea e as expectativas que paulistanos têm da mesma no futuro.

Palavras-chave: Rua Augusta, sociedade, entretenimento, tecnologia, diversidade.

ABSTRACT

The Rua Augusta, opened on 1897, is a simbol of diversity in São Paulo. It suffered transformations during the years but it didn´t lots it´s heterogeneity essence, because it follows the evolution of the ones who attend it and the world around. With the frenquent and daily technology, the Rua are becoming more popular and an example to the society, mostly young people, nowadays. So, we are going to bring forward how varied the Augusta is and can become, also showing it´s importance in the contemporary society and the paulistano’s expectations for the future.

Key words: Rua Augusta, society, entertainment, technology, diversity.


INTRODUÇÃO

Quando a Rua Augusta foi criada, ela recebeu um único propósito, porém, este evoluiu para atender a grande demanda de pessoas que buscavam por diferentes culturas, turismo e entretenimento no dia a dia. Sua movimentação não é causada somente por paulistanos, mas também por brasileiros de todos os Estados que utilizavam a Augusta como passagem e por turistas que se interessavam em conhecer esta popular rua que era e é um símbolo de referência e influência.

Até certo momento a Rua era elitizada, frequentada e servindo de moradia apenas por pessoas da classe média-alta e de grande influência na sociedade, as quais usavam este trajeto para esbanjar seu poder aquisitivo, porém este período não durou muito tempo, e a rua se popularizou e passou a abrigar todos os tipos de classes sociais e estilos de vida.

A Augusta teve seus momentos difíceis que rebaixaram sua reputação, mas com a criação dos meios de comunicação a popularidade da Augusta foi retomada e a busca por entretenimento popular cresceu.

Este é um ponto em São Paulo de grande movimentação e influência sociocultural até os dias atuais. Além de moradores e pessoas que trabalham na Augusta, os jovens são os que mais são atraídos pela extrema diversidade, que abriga bares, baladas, restaurantes, hotéis, casas de show, teatros, cinemas e oferece crescente acolhimento para todo e qualquer estilo de vida.

A sua evolução acompanha aqueles que a frequenta, com a tecnologia aparente no atual cenário da Augusta sendo demonstrada através das populares redes sociais, que são usadas, na maioria das vezes, para divulgar os serviços dos estabelecimentos que ali estão e colabora com o crescimento da interatividade entre frequentadores. Esta realidade faz com que a popularidade da Rua, o cibridismo e a ubiquidade aumentem a cada dia e indica uma possível mudança em sua paisagem, que poderá se alterar com a chegada de estruturas mais teológicas e modernas.

E é exatamente a diversidade que torna a Augusta única, fato que já a fez tornar tema principal de série (Rua Augusta – 2017) e a faz ter intenso fluxo de pessoas pela manhã, tarde e principalmente à noite devido a grande procura por lazer e diversão.

Portanto, utilizamos a Rua Augusta como principal pauta deste projeto. Despois desta introdução, apresentaremos esta rua em uma linha cronológica; passado, presente e futuro, onde será analisado as diversas metamorfoses que a Augusta sofreu no decorrer das décadas.  Juntamente a esta análise, também consideraremos alguns conceitos que não se limitam apenas a teorias, mas que pode-se observar na realidade atual da Rua.

Deste modo, o objetivo deste projeto é mostrar em como a diversidade faz parte da essência da Rua Augusta e como tal foi se moldando de acordo com os cenários vividos em cada momento. Também será abordada a visão do futuro que é possível se ter e como tamanho avanço da tecnologia influenciará na natureza da Augusta.

Este será o roteiro de estudo do projeto, que incluirá entender as especificidades que a Rua Augusta possui. O intuito é desmembrar esta Rua explorando seu histórico para entender suas particularidades, analisar o cenário atual, tanto da sociedade como da rua, fazendo um contraste de seu passado com o presente e apresentar uma visão de como será seu futuro.


  1. A RUA AUGUSTA E O SEU PASSADO 

Inaugurada em 1897 e já conhecida como a rua do glamour, das prostitutas e das discotecas (baladas), a Rua Augusta pode ser considerada uma das ruas mais populares de São Paulo.  

Em seu início, a rua funcionava apenas para a ligação de bairros (região central, avenida Paulista e Jardins), porém com o tempo essa utilidade prática foi transformada fazendo com que a Rua Augusta tivesse seu uso de formas distintas como ponto cultural e turístico paulistano, forma de inspiração para futuras gerações, moradia para imigrantes, ponto luxuoso da cidade, etc. Consequentemente, a rua passa de somente um ambiente de passagem e começa a adquirir sua identidade própria, identidade na qual passa a possuir um significado diferenciado para cada grupo. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com