TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIVERSIDADE DE ÁGUA NO PLANETA

Por:   •  1/6/2020  •  Resenha  •  1.842 Palavras (8 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 8

A água é um elemento natural que compõe não só o planeta Terra, constituindo a hidrosfera, mas também o corpo humano, sendo, portanto, essencial à existência e à manutenção da vida. Encontrada nos três estados físicos, a água está presente em oceanos, mares, rios, lagos, geleiras e também em reservas subterrâneas.

Ela é essencial para praticamente todas as atividades exercidas pelo ser humano, seja nos setores da economia, como a produção agrícola e industrial, seja na atuação como solvente universal. Contudo, o desperdício e o uso irracional da água têm provocado sua falta em diversas regiões do mundo, sendo essa uma das maiores preocupações do século.

Conceito

Podemos definir a água como um recurso natural abundante, caracterizado por ser líquido, incolor e insípido. Além do estado líquido, esse recurso pode ser encontrado também no estado sólido, constituindo as geleiras e neves, e também no estado de vapor, encontrado no ar e constituindo as nuvens e a neblina.

Leia também: Doenças relacionadas com a água

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Água potável

A água potável é definida pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1.469, como sendo: “água para consumo humano cujos parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos atendam ao padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde”.

Portanto, é a água que pode ser consumida quando atende aos requisitos necessários que garantam a segurança e o bem estar de quem a utiliza. Para ser considerada potável, é preciso ser inodora, incolor e insípida, bem como não apresentar organismos patogênicos capazes de provocar doenças.

Água no planeta

A água no planeta não é distribuída uniformemente, variando de acordo com as regiões e a existência dos ecossistemas.

A água no planeta não é distribuída uniformemente, variando de acordo com as regiões e a existência dos ecossistemas.

O planeta Terra é composto por uma extensa massa de água que compreende os oceanos, os mares e as águas existentes nos continentes, totalizando em, aproximadamente, 1,4 bilhão de km3.

A Terra é conhecida como “Planeta Água” por ter cerca de 71% da sua superfície coberta por água em estado líquido. Desse total, 97,5% da água disponível são salgadas e impróprias para consumo. Somente 2,5% da água disponível são doces. A água salgada é encontrada nos oceanos e mares, e a água doce é encontrada em rios, lagos, geleiras, neves eternas e reservas subterrâneas.

A água no planeta não se distribui entre as regiões homogeneamente. Sua distribuição varia conforme inúmeros fatores, como localização, características físicas, clima, presença de ecossistemas, entre outros.

A água doce tem maior disponibilidade no continente americano, segundo a Agência Nacional das Águas. Do total disponível no mundo, 39,6% estão nesse continente. O continente com menor disponibilidade de água é a Oceania, concentrando cerca de 3,9%.

Leia também: Dicas para economizar água

Ciclo

O ciclo da água é responsável pela manutenção do volume de água na Terra.

O ciclo da água é responsável pela manutenção do volume de água na Terra.

O ciclo hidrológico é responsável por manter o volume da água no planeta, sendo definido como a circulação da água, em seus três estados físicos, entre a superfície e a atmosfera. Como ele acontece?

As águas continentais encontradas no estado líquido sofrem o processo de evaporação devido à ação do Sol, que incide os raios solares, provocando a evaporação. O vapor que se forma eleva-se à atmosfera formando então as nuvens. Essas, carregadas de umidade, precipitam-se como chuva, neve ou granizo. Depois disso, a água retorna à superfície terrestre. Ao longo desse processo, parte dessa água evapora antes mesmo de atingir o solo; parte reabastece oceanos, mares, rios e lagos; parte infiltra-se no solo abastecendo as reservas subterrâneas de água. Então, o ciclo reinicia-se.

Para saber mais sobre, acesse: Ciclo da Água

Usos

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a água pode ser utilizada de duas formas:

Uso consuntivo

Uso não consuntivo

A água é utilizada diretamente para abastecimento das pessoas, dessedentação de animais, irrigação das produções agrícolas etc. Esse tipo de uso afeta a quantidade de água disponível no planeta.

A água é utilizada indiretamente para atividades de lazer, navegação, geração de energia etc. Esse tipo de uso afeta a qualidade da água disponível.

Dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura revelam que cerca de 70% do consumo de água disponível no mundo são para o setor agrícola. A indústria é responsável por cerca de 22% do consumo, e o abastecimento doméstico, cerca de 8%, segundo o Ministério do Meio Ambiente. No Brasil, aproximadamente 60% da água consumida são voltados para viabilizar a produção agrícola. O setor industrial consome cerca de 17%, enquanto apenas 9% são voltados ao abastecimento doméstico.

Água no Brasil

O Brasil é um país privilegiado quando o assunto é água. O país possui uma das maiores reservas de água doce do mundo, contando com, aproximadamente, 12% do total mundial. A região com maior disponibilidade de água no Brasil é a região Norte, concentrando cerca de 68% das reservas de água. A região Nordeste é a que mais sofre com a falta do recurso, concentrando apenas 3% dos recursos hídricos.

Essa grande disponibilidade de água é acompanhada também de um enorme volume desperdiçado. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, cerca de 20% a 60% da água, variando nas regiões, são desperdiçados ao longo da distribuição, demonstrando falha nos sistemas de abastecimento do país. Os hábitos da população também reforçam o desperdício, especialmente em atividades de uso pessoal e de limpeza.

Molécula de água

A molécula de água é formada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com