TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Demonstrar a importância de plano de aula

Por:   •  25/4/2017  •  Ensaio  •  1.118 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Contexto

Objectivos

Objectivo Geral

Analisar o plano de aula.

Objectivo Específico

Descrever plano de aula;

Apresentar as etapas de plano de aula;

Demonstrar a importância de plano de aula;

Justificativa

 Plano

“É um guia de orientação, deve ter uma ordem sequencial, progressiva, para que alcance seus objectivos, ou seja, ele deve ter objectividade e flexibilidade, bem como possuir coerência.” (VASCONCELLOS, 1995)

Plano de Aula

“É a sequência de tudo o que vai ser desenvolvido em um dia lectivo. É a sistematização de todas as actividades que se desenvolvem no período de tempo em que o professor e o aluno interagem, numa dinâmica de ensino-aprendizagem.” (PILETTI, 2001, p.73)

MENEGOLLA & SANT’ANNA (2001) argumenta que o plano das aulas “visa à liberdade de acção e não pode ser planejado somente pelo bom senso, sem bases científicas que norteiem o professor.”

O plano de aula “é um instrumento que sistematiza todos os conhecimentos, actividades e procedimentos que se pretende realizar numa determinada aula, tendo em vista o que se espera alcançar como objectivos junto aos alunos.” Segundo LIBÂNEO (1993).

Para GIL (2012, p. 39) plano de aula “trata de um detalhadamente do plano de curso/ensino, devido à sistematização que faz das unidades deste plano, criando uma situação didáctica concreta de aula.”

Etapas de Plano de Aula

Um plano de aula deve conter as seguintes etapas:

1. O Tema Abordado

O assunto, o conteúdo a ser trabalhado. Refere-se aos tópicos mais significativos, mais importantes, que serão objecto de estudo durante a aula. Sua redacção deve ser objectiva, disposta em itens e subitens ou através de esquemas que possibilitem a sua compreensão.

O esquema do conteúdo não deve ser confundido com o conteúdo em si, ou seja, é inviável escrever no plano todo conhecimento que será trabalhado por professores e alunos. O que levaria o plano extenso e ausência de objectividade. Porém a temática da aula pode ser registada em fichas que se tornam anexos do plano de aula.

2. Objectivos

“Os objectivos indicam aquilo que o aluno deverá ser capaz como consequência de seu desempenho em actividades de uma determinada escola, série, disciplina ou mesmo uma aula.” MASETTO (1997 in Macetto, Costa, Barros, 2008, p. 3)

Os objectivos devem ser formulados de forma clara, dos mais simples ate aos mais complexos, de maneira concreta e prática, metendo a sequência lógica e assegurada a inter-relação entre os mesmos. Os verbos devem estar escrito no infinitivo, serem passíveis de medição, com termos precisos evitando várias interpretações.    

3. Conteúdo

“É um conjunto de assuntos que serão estudados durante o curso em cada disciplina. Assuntos que fazem parte do acervo cultural da humanidade traduzida em linguagem escolar para facilitar sua apropriação pelos estudantes. Estes assuntos são seleccionados e organizados a partir da definição dos objectivos, sendo assim meios para que os alunos atinjam os objectivos de ensino.” (MACETTO, COSTA, BARROS, 2008, p. 3)

O conteúdo deve estar subdividido em apresentação, introdução, desenvolvimento, do tema síntese e avaliação.

4. Metodologia

Indicar as estratégias didáticos-pedagógicas que serão desenvolvidas nas actividades. As estratégias de ensino são vistas como um dos segredos do sucesso da aprendizagem.

“Trata-se de actividades, procedimentos, métodos, técnicas e modalidades de ensino, seleccionados com o propósito de facilitar a aprendizagem. São, propriamente, os diversos modos de organizar as condições externas mais adequadas à promoção da aprendizagem.” (MENEGOLLA & SANT’ANNA, 2001, p.90)

5. Recursos  

Utilizar materiais que optimizem as aulas e operacionalizem as estratégias. É importante que os recursos tornem a aula mais motivadora e, consequentemente, a aprendizagem mais significativa.

Dividir a classe em grupos para pesquisar insumo reciclável. Interpretar os dados pesquisados, aplicando conteúdos matemáticos, e obter novos dados. Debater como os números obtidos podem ser apresentados de forma simples.

6. Avaliação

Avaliação de aula deve estar contextualizada de acordo com concepção do homem e do mundo, devendo ocorrer em diferentes momentos com finalidade distinta.  

“Na verdade, a avaliação acompanha todo o processo de aprendizagem e não só um momento privilegiado (o de prova ou teste) pois é um instrumento de feedback contínuo para o educando e para todos os participantes. Nesse sentido, fala da consecução ou não dos objectivos da aprendizagem. O processo de avaliação se coloca como uma situação frequentemente carregada de ameaça, pressão ou terror.” (MASETTO, 1997, p. 98 in Macetto, Costa, Barros, 2008, p. 4)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (118.4 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com