TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FOMENTO PARA A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE

Ensaios: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FOMENTO PARA A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  3.203 Palavras (13 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 13

TRABALHO EM GRUPO – TG

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FOMENTO PARA A EVOLUÇÃO DA SOCIEDADE

Aluno(s):

Alex Scotini Fiebig RA 1139335

Mônica Pereira Moreno RA 1126335

Vitor Antonio de Carvalho RA 1105142

POLO

TRÊS PONTAS – MG

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ...................................................................................................... 01

1 CONCEITOS LIGADOS AO TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ........................ 02

1.2 Educação Ambiental ........................................................................................ 02

1.3 Educação Ambiental e o Desenvolvimento Social .......................................... 02

2 UM IDEAL DE SOCIEDADE .............................................................................. 04

2.1 A Sociedade Ambientalmente Desenvolvida ................................................... 04

2.2 Formas de inclusão da Educação Ambiental nos primeiros níveis escolares . 05

CONCLUSÃO ........................................................................................................ 09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................... 10

INTRODUÇÃO

A educação ambiental para a sustentabilidade deve permitir que a educação converta-se em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa, criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita redirecionar a energia e a rebeldia da juventude para execução de projetos de atividades com a construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais equitativa, mais solidária democrática e mais participativa e na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade. Neste sentido, os professores são a peça fundamental no processo de conscientização da sociedade acerca dos problemas ambientais, tendo em vista que buscarão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país (Munhoz, 2013).

Com base nas afirmativas acima, o objetivo da pesquisa é apresentar as formas como a inclusão da Educação Ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para o futuro. O método utilizado é o da revisão bibliográfica. O resultado indica que através de atividades como leitura, trabalhos escolares, pesquisas e debates, os alunos poderão entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem; instados a refletir e criticar as ações de desrespeito à ecologia.

Estas e outras atividades serão apresentadas no decorrer do trabalho, de maneira a estimular novas pesquisas e debates que culminem em práticas de sala-de-aula, capazes de promover a preservação do meio-ambiente para as novas gerações. Afinal, parte-se do entendimento que qualquer ação de proteção ambiental passa, necessariamente, pela educação.

1 CONCEITOS LIGADOS AO TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

1.1 Educação Ambiental

A educação ambiental tenta despertar a consciência de que o ser humano é parte do meio ambiente através da superação da visão antropocêntrica, que fez com que o homem se sentisse sempre o centro de tudo esquecendo a importância da natureza, da qual é parte integrante. Trata-se de processo pedagógico participativo permanente para incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, estendendo à sociedade a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.

É, ainda, a ação educativa permanente pela qual a comunidade educativa tem a tomada de consciência de sua realidade global, do tipo de relações que os homens estabelecem entre si e com a natureza, dos problemas derivados de ditas relações e suas causas profundas (Sato, 2000). Ela desenvolve, mediante uma prática que vincula o educando com a comunidade, valores e atitudes que promovem um comportamento dirigido a transformação superadora dessa realidade, tanto em seus aspectos naturais como sociais, desenvolvendo no educando as habilidades e atitudes necessárias para dita transformação. Divide-se em “formal” e “informal”. A formal é um processo aplicado nas instituições de ensino seguindo uma estrutura pedagógica. A informal é aquela realizada e absorvida fora das unidades escolares e acadêmicas, cuja mensagem e público-alvo pode ser de intensidade e concentração, respectivamente, variável.

1.2 Educação Ambiental e o Desenvolvimento Social

Para vivenciar o desafio de construir uma sociedade sustentável, orientada por novos valores e saberes e quebra de paradigmas, estruturada em bases ecológicas e por formas efetivas de organização democrática, é necessária a formação de cidadãos baseada em valores ecológicos que permitam uma inserção mais consciente no meio ambiente o que só se consegue através da criação de novas competências e de estratégias inovadoras relacionadas à educação, política, legislação, processos e normas sobre meio ambiente (Andrade, 2000).

A educação ambiental, a responsabilidade social e a gestão ambiental abordam de forma interdisciplinar temas da ciência ambiental envolvendo o manejo de ecossistemas naturais, urbanos, rurais e industriais, e o profissional com esta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com