TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR FINANCEIRO À RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL PARA A SOCIEDADE

Por:   •  23/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.031 Palavras (9 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

PROJETO INTERDISCIPLINAR APLICADO AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA III (PROINTER_III)

TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA

Raul Sebuski de Lima Junior RA: 3123385503

Orientador (a): Jorceli de Barros Chaparro.

A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR FINANCEIRO À RESPONSABILIDADE

SOCIAL E AMBIENTAL PARA A SOCIEDADE.

São Paulo

2017


RAUL SEBUSKI DE LIMA JUNIOR

A CONTRIBUIÇÃO DO GESTOR FINANCEIRO À RESPONSABILIDADE

SOCIAL E AMBIENTAL PARA A SOCIEDADE.

Projeto Interdisciplinar ao curso de Tecnologia em Gestão Financeira da Universidade Anhanguera – UNIDERP requisito parcial a obtenção do título de Gestor Financeiro.

Orientador (a): Jorceli de Barros Chaparro.

São Paulo

2017

Sumário

1.        Introdução        3

2. Como funciona a reciclagem de coprodutos        4

3. Inserção econômico-social das pessoas desempregadas que não tem qualificação profissional        4

4. Modelos de cooperativas existentes no país        5

4.1 Agropecuária        5

4.2 Consumo        5

4.3 Crédito        5

4.4 Educacional        5

4.5 Especial        5

4.6 Habitacional        6

4.7 Infraestrutura        6

4.8 Mineral        6

4.9 Produção        6

4.10 Saúde        7

4.11 Trabalho        7

4.12 Transporte        7

4.13 Turismo e Lazer        7

5. O que é Sociedade Civil        8

5.1 Exemplos de entidades da sociedade civil        8

6. Qual é a importância da participação da sociedade em projetos sociais e ambientais?        8

7. Pesquisa quantitativa e qualitativa        9

8.Pesquisa bibliográfica        9

REFERÊNCIAS        11


  1. Introdução

Santo André tornou-se um local de passagem, após a transferência da vila de Jesuítas em 1560, tendo esta condição modificada em 1867 com a inauguração de uma estação ferroviária, tornando a região atrativa a imigrantes e migrantes devido as oportunidades de emprego nas fabricas da região. Destaca-se a estação atualmente chamada Prefeito Celso Daniel, localizada no então distrito de Santo André criado em 1911.

Reconhecida como município somente em 1938 quando seu crescimento urbano e econômico tornou-se volumoso e destacou-se no crescimento industrial e comercial a partir de 1950. Diante deste cenário de crescimento ascendente da população a ocupação territorial da cidade muitas vezes caracterizada como desordenada, tornando-se um desafio aos seus governantes para levar a todos os cidadãos qualidade de vida.

Em meio a este cenário nasce a comunidade Tamarutaca localizada na região noroeste da cidade a mais de 27 anos com construções precárias e sem planejamento. Em 2000 compostas por 5200 habitantes, ocupando por volta de 101.700,00 m² da cidade. Sua representação por comissão de moradores junto à prefeitura teve inicio após trabalhos de catequese realizados na região que deu inicio ao trabalho de organização dos moradores. Como resultado, em 1989, Tamarutaca foi inclusa no Programa De Urbanização De Favelas De Santo André, sendo parcialmente urbanizada.


2. Como funciona a reciclagem de coprodutos

A Reciclagem de produtos é uma ação muito importante tendo em vista a alta geração de lixo da sociedade, segundo a pesquisa nacional de saneamento básico – 2000 na região metropolitana de São Paulo é coletado diariamente 83 066,9 unidades.

A reciclagem inicia-se na coleta de lixo, os catadores ou coletores pegam o lixo reciclável e levam até a cooperativa, nesta fase a instituição conta também com a colaboração dos próprios funcionários. A segunda fase é a triagem, onde o material é separado de acordo com cada tipo de material. Após a triagem o material passa pela prensa, onde é compactado em grande quantidade para facilitar o transporte. Por fim o material é transportado e vendido a empresas recicladoras que utilizarão este material como matéria prima.

3. Inserção econômico-social das pessoas desempregadas que não tem qualificação profissional

Atualmente as atividades profissionais, sendo ela formal ou informal, exige certo nível de qualificação profissional, por isso para inserir pessoas no mercado de trabalho é necessário inicialmente fornecer cursos de qualificação profissional que complementam seu ensino básico.

Assim o indivíduo devidamente qualificado apresentará maiores chances para entrada no mercado e iniciar atividades no mesmo, tornando-se um membro econômico ativo e consequentemente socialmente incluso.

4. Modelos de cooperativas existentes no país

No Brasil, as cooperativas estão classificadas em 13 ramos de atividades econômicas, sendo elas:

4.1 Agropecuária

Ramo com maior número de cooperativas e de associados no Brasil, composto de cooperativas de produtores rurais, agropastoris e de pesca. Donos da terra e dos meios de produção, os cooperados muitas vezes estão envolvidos em toda a cadeia produtiva, do cultivo à comercialização e industrialização dos produtos.

4.2 Consumo

Em busca de benefícios e preços justos, obtidos por meio da compra comum de artigos de consumo e de bens duráveis, surgiu o ramo mais antigo do cooperativismo. Por meio dele, as cooperativas oferecem inúmeras vantagens e a mesma comodidade dos supermercados, mas com uma diferença: os cooperados são ao mesmo tempo consumidores e donos do negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (192.1 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com