TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente, Energia e Sociedade

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Meio Ambiente:

O meio ambiente é um sistema formado por elementos naturais e artificiais relacionados entre si e que são modificados pela ação humana. (Fonte: http://conceito.de/meio-ambiente)

Ecologia:

        O estudo das relações dos organismos ou grupos de organismos com o seu ambiente, ou a ciência das inter-relações que ligam os organismos vivos ao seu ambiente.

                

Homeostase:

É a capacidade do organismo de apresentar uma situação físico-química característica e constante, dentro de determinados limites, mesmo diante de alterações impostas pelo meio ambiente. (Fonte: http://www.significados.com.br/homeostase)

                

  1. Populações:

É o conjunto de indivíduos de mesma espécie que vivem numa mesma área em um determinado período.

Comunidade:

É o conjunto de populações de diversas espécies que habitam uma mesma região num determinado período.

Fonte: (http://www.sobiologia.com.br/conteudos/bio_ecologia/ecologia.php)

  1. Habitat:

Local ocupado pela espécie, com todas as suas características abióticas (como água, ar, solo), é o endereço de uma espécie ou indivíduo.

Nicho Ecológico:

        É a função da espécie dentro do conjunto de ecossistemas e suas relações com as demais espécies e o ambiente. Poderia se dizer que, é a profissão da espécie ou indivíduo no meio.

  1. Cadeia Alimentar:

É uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para a sobrevivência e produção de energia. (Fonte: http://www.significados.com.br/cadeia-alimentar)

Teia Alimentar:

É um conjunto de cadeias alimentares ligadas entre si. (Fonte: http://www.significados.com.br/teia-alimentar)

  1. Biodiversidade:

Refere-se à variedade de vida no planeta Terra, incluindo a variedade genética dentro das populações e espécies, a variedade de espécies da flora, da fauna, de fungos macroscópicos e de microrganismos, a variedade de funções ecológicas desempenhadas pelos organismos nos ecossistemas; e a variedade de comunidades, habitats e ecossistemas formados pelos organismos. (Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Seresvivos/Ciencias/biodiversidade.php)

Sociobiodiversidade:

É o conceito que expressa a inter-relação entre diversidade biológica e a diversidade de sistemas socioculturais. Ou seja, são os mais variados produtos agrícolas que um país consegue produzir respeitando e integrando processos de agricultores locais (serviços) que possuem modos diferentes e/ou adaptados de cultivo. (Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/sociobiodiversidade)

2.1   Ecossistemas:

Qualquer unidade que inclua a totalidade dos organismos de uma área determinada interagindo com o ambiente físico por forma a que uma corrente de energia conduza a uma estrutura trófica, a uma diversidade biótica e a ciclos de matérias claramente definidos dentro do sistema é um ecossistema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com