TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

Por:   •  15/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.059 Palavras (9 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE PIACATU-SP

CURSO: PEDAGOGIA

DISCIPLINAS: EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

APARECIDA PAVANI DE LIMA - RA 1709124888

ELILIANE BELORTI FERREIRA - RA 1709987444

MAYRA FERREIRA ZANETTI -  RA 1709994948

RENATA ADRIANE TREVISAN - RA 2808883325

ZILDINEIA SANTANA - RA 1709125887

O DESAFIO ENTRE O IDEAL E O REAL

VÂNIA SANTOS VENDRAME ALVES

TUTORA PRESENCIAL

PIACATU-SP

30/03/2015

1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho tem a intenção de refletir sobre a diversidade cultural nas escolas, as consequências das interações de culturas como o desafio que se coloca o professor e suas estratégias, para facilitar uma maior integração dos alunos de diversas origens culturais dentro da escola.

O multiculturalismo é um tema muito atual e pertinente tanto na sociedade como no contexto escolar.

O educador tem um papel muito importante a desempenhar neste âmbito intercultural, pois sua atitude, prática e formação influência no processo educativo.

O objetivo deste trabalho é fazer uma analise sobre as práticas pedagógicas de um docente que permita perceber o que pode e o que está a ser feito para integrar as crianças de culturas diferentes na sala de aula.

2. Escola e diversidade: por uma escola mais democrática

2.1. Passo 1

CONTEÚDO

PRINCIPAIS ASPECTOS ABORDADOS NOS DOCUMENTOS RELACIONADOS AO RESPEITO ÀS DIVERSIDADES E AO MULTICULTURALISMO

Lei de Diretrizes e Bases

Da educação Nacional (LDBEN 9394/96)

O sistema de ensino deve abranger o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade: física e social promovendo o desenvolvimento cultural dos alunos, contribuindo as diferentes culturas, e abordar o dia da consciência negra dentro da escola.

Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCN)

É essencial que a escola vincule questões sociais e democráticas com a decadência do sistema educacional, a maioria das escolas será apenas um local de trabalho individual e não organizados, para trabalhar diversos grupos profissionais, e cada experiência dos profissionais é base fundamental para elaborar projeto educativos dentro de uma escola, esses projetos tende visar a participação da comunidade, em especial os pais, tomando conhecimentos das propostas induzidas pela escola, pois cada um encontra uma realidade, um conjunto de circunstância e pessoa, por isso tem como objetivo o aprender, ensinar e interagir.

E a também a questão da pluralidade cultural que enfatiza as diversas heranças culturais que convivem no ambiente escolar, oferecendo informações que contribuam para a formação de novas mentalidades. O documento também trabalha a orientação sexual que mostra que tem que haver o respeito por si e pelo outro, promovendo reflexões e discussões de professor, pais para finalizar a ação pedagógica no desenvolvimento dos alunos, levando em conta os princípios morais de cada um.

Diretrizes Curriculares

Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana

O Principal aspecto neste documento é a inclusão do estudo da história da África e dos africanos, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas sociais, econômicas e politicas, e nos dias de hoje é incluído no calendário escolar o dia 20 de novembro como Dia Nacional da Consciência Negra.

Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, Vol. 1.

Constitui em um conjunto de referências que visam contribuir com a implantação ou implementação de práticas educativas que possam promover e ampliar as condições para o exercício das cidadanias das crianças.

A qualidade oferecidas para as crianças de 0 à 6 anos devem estar vinculadas ao respeito, dignidade e aos direitos das crianças, considerando suas diferenças sociais, individuais, culturais e religiosas.

Toda criança tem o direito de se expressar, de interagir e se comunicar sem discriminação de espécie alguma, atendendo aos cuidados essenciais de sobrevivência e desenvolvimento de sua identidade.

2.2. Passo 2

Titulo: Escola Pingo de Gente realiza festa em homenagem ao Dia das mães

Disponível: http://www.doctum.edu.br:8080/portal/educacao-infantil/escola-pingo-de-gente/noticias/escola-pingo-de-gente-realiza-festa-em-homenagem-ao-dia-das-maes/view

Acesso em: 11/03/2015

Análise Critica

A escola infantil Pingo de Gente realizou um evento especial em comemoração ao dia das mães que ocorreu durante toda a parte.

As mães tiveram o privilégio de ter um momento totalmente voltado a beleza, tendo a parceira de salões da cidade.

Logo mais tarde, foram servidos lanches caprichados e em seguida elas tiveram o privilégio de assistir as apresentações de seus próprios filhos e para completar receberam flores, onde as mesmas elogiaram a tarde agradável que a escola promoveu.

Podemos perceber que a escola por ser particular, proporcionou um evento na qual obteve ajuda dos salões de beleza da cidade, tornando um evento inovador.

Mas o que nos chamou a atenção foi que a comemoração foi voltada somente para as mães, sendo fundamental também a participação da família em um todo.

Imaginando que no mundo em que vivemos na há mais aquela família tradicional, por isso temos que tomar cuidado em tudo que deve ser feito para não atingir a criança.

Por isso temos que respeitar a família de cada uma, pois, elas têm hábitos e valores que precisam ser respeitados no ambiente escolar, permitindo perceber o que pode e o que deve ser feito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (157 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com