TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo: A EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

A EDUCAÇÃO INFANTIL

A “educação infantil”, primeira etapa da educação básica tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança até seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. A educação infantil será oferecida em: creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; pré-escolas, para crianças de quatro a seis anos de idade, conforme determina a LDB art. 29 e 30. Neste sentido, a expressão Educação Infantil busca integrar o atendimento a esta faixa etária, rompendo com a raiz assistencialista, histórica na modalidade de atendimento creche, ou com o viés preparatório, tradicional no ensino pré-escolar.

O número de profissionais para atuarem nessa área é muito restrito e estes não possuem uma qualificação, em torno de 13% dos professores possuem apenas o ensino fundamental, completo ou incompleto, uma vez que esta faixa etária da criança é essencial que os profissionais sejam altamente qualificados para atuar nessa área, por isso podemos notar a importância dos cursos de formação de magistério para a educação infantil.

Outro fator importantíssimo para o desenvolvimento da criança nessa faixa etária é a falta de infra-estrutura nesses estabelecimentos de ensino que abrigam essa modalidade. A escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante, educativo, seguro, afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança.

Podemos notar que no Brasil, a pobreza tem afastado o desenvolvimento e condições de vida de nossas crianças, onde os mesmo as vezes deixa de estudar para trabalhar e assim retardando o seu processo educativo, um exemplo disso é grande índice de analfabetismo em nosso país.

Muitas mudanças têm feito para o decréscimo desse índice de analfabetismo, porém muitas instituições de educação infantil têm sido fechadas, uma vez que recursos que eram destinados à educação infantil, agora foram transferidos ao ensino fundamental.

Sabemos que a educação infantil é a primeira etapa da Educação Básica, bem como as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional, da socialização. Dentro deste contexto podemos ver que primeiramente ela se dá na família, posteriormente na comunidade e por fim nas instituições, onde essa criança completará o que recebeu na família e na comunidade. Por isso vemos que a educação infantil é primordial que seja bem atendida, tanto nas questões de bons profissionais, qualificados bem como dos estabelecimentos.

Segundo o art. 208, IV da Constituição Federal, a educação infantil é um direito de toda criança e obrigação do Estado, o plano decenal que implantou as diretrizes e os referenciais curriculares nacionais para a educação infantil se enquadra na perspectiva da melhoria de sua qualidade, nele encontramos os objetivos e metas a serem alcançadas pelo mesmo, dentre eles: que todos os professores tenham habilitação específica de nível médio e formação específica de nível; extinguir as classes de alfabetização incorporando imediatamente as crianças no ensino fundamental e matricular, também, naquele nível todas as crianças de 7 anos ou mais que se encontrem na educação infantil; adotar progressivamente o atendimento em tempo integral para as crianças de 0 a 6 anos; ampliar a oferta de cursos de formação de professores de nível superior, com conteúdos específicos, prioritariamente nas regiões onde há um grande o déficit de qualificação.

ENSINO FUNDAMENTAL

O ensino fundamental é o período escolar obrigatório e indispensável para o desenvolvimento das crianças e jovens, já que é nessa fase que elas adquirem o domínio da escrita, da leitura, e do cálculo, conhecimento indispensável para a vida em nossa sociedade, portanto é de competência e prioridade oferece-lo a toda população brasileira.

Segundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com