TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO INFANTIL EM SUAS ESPECIFICIDADES

Ensaios: A EDUCAÇÃO INFANTIL EM SUAS ESPECIFICIDADES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

A compreensão da infância nos dias atuais é muito diferente, alguns séculos atrás as crianças eram vistas somente como um individuo em desenvolvimento, um projeto de homem futuro, adulto em miniatura, uma tábula rasa. Hoje com as mudanças em motivo da evolução histórica e econômica das sociedades ela passou a ser admitida como sujeito histórico-social, sendo consideradas todas as suas especificidades. Leis asseguram o direito delas viverem a infância e a não antecipação escolar.

Em tempos de transformações foi atribuído à criança um papel de investimento futuro tornando a educação infantil parte da educação básica. Os olhares estão voltados para este segmento educacional, mas até que ponto essas demandas tem discutido o essencial e as especificidade do trabalho educativo? Percebe-se que para que isso aconteça com perfeição, é importantíssimo que o planejamento aconteça de forma certa. É preciso o conhecimento da realidade, escolher com cuidado os assuntos e conteúdos, os objetivos as metodologias e os recursos de ensino para serem aplicados, pois para a pratica será um grande aliado na organização da aprendizagem, vivências e as ligações das crianças e atitudes com os adultos. É imprescindível ter um cuidado no momento da observação e monitoração das aulas e do comportamento dos alunos, para que se perceba as necessidades de quando será preciso ser feitos ajustes, mudanças, pausas, seguimentos ou até mesmo uma retomada do que esta sendo feito. Um grande desafio exige uma grande atenção dos profissionais da área, profissionais estes que precisam de uma formação continuada e de qualidade já que ele é o mediador e é sua função promover um aprendizado significativo atendendo às necessidades e singularidades de cada criança.

A educação infantil deve priorizar que as relações educativas aconteçam num espaço amplo, seguro e estimulante de convívio coletivo. O brincar, o interagir, o pesquisar, o imaginário, a linguagem oral, visual, os gestos, os sentimentos, as emoções, os desejos, e as curiosidades são elos que devem estar ligados para o desenvolvimento das capacidades porque faz parte da sua identidade. Os olhares precisam mesmo estar voltados para os pequenos que estão sempre dispostos a aprender e necessitam de educação de qualidade. Unidas, família e escola, têm o dever de cuidar e educar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com