TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil E Suas Especificidades

Dissertações: A Educação Infantil E Suas Especificidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  1.137 Palavras (5 Páginas)  •  3.205 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem o objetivo de compreender a organização do espaço educativo e construir conhecimentos científicos necessários à atuação do professor na Educação Infantil.

Para tanto, obtive como fonte de consulta e enriquecimento teórico os materiais do 4º semestre, bem como livros de autores renomados na área da Educação Infantil.

2 DESENVOLVIMENTO

A Concepção de Infância nos dias de hoje é bem diferente de alguns séculos atrás. A Educação Infantil obteve nos últimos tempos grandes transformações.

Na antiguidade, a criança era considera fruto do pecado, um ser sem importância e sem valor, era vista como um adulto em miniatura, uma tábula rasa. Para tornar-se boa, a criança deveria ser disciplina.

Hoje ela é considera em todas as suas especificidades, com identidade pessoal e histórica. Leis foram criadas para garantir e assegurar o direito à infância, fase tão importante da vida.

Essas mudanças originaram-se por causa da evolução histórica e econômica das sociedades, atribuindo à criança um papel de investimento futuro. Segundo Aries (1978: 99) “O sentimento de infância não significa o mesmo que afeição pelas crianças, corresponde à consciência da particularidade infantil, essa particularidade que distingue especialmente a criança do adulto, mesmo jovem“.

O cuidar e o educar estão ligados a essas mudanças. Antigamente a Educação Infantil era assistencialista, e o perfil deste profissional era de gostar de crianças, ter boa saúde, boa aparência. Para ser um profissional da Educação Infantil hoje em dia não basta apenas gostar de crianças, ele deve ser também comprometido, ter criatividade e estratégias diferenciadas.

Cuidar e educar significa compreender o tempo/espaço em que a criança vive, exige seu esforço particular e a mediação de um adulto como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.

Para que isso aconteça com excelência, é importantíssimo o planejamento na Educação Infantil. Para que esse planejamento aconteça de forma correta devemos ter conhecimento da realidade, fazer a seleção certa dos assuntos/conteúdos a serem realizados em sala de aula, delimitação dos objetivos de ensino, metodologias de ensino e recursos de ensino.

O planejamento serve para organizar a aprendizagem, as experiências e as relações das crianças e ações dos adultos. O cuidado de observar e monitorar as aulas e o comportamento dos alunos periodicamente é fundamental para perceber a necessidade de pequenos ajustes, mudanças de rota, pausas, acelerações ou até mesmo a retomada de algumas informações que não foram aprendidas de forma concreta pela turma. Ele deve ser flexível e é o resultado do processo de reflexão sobre a realidade.

A avaliação é a principal ferramenta para saber quando o professor/educador deve improvisar. Ela auxilia o processo de aprendizagem e fortalece a autoestima das crianças. Consiste em uma observação diária do desenvolvimento e aprendizagem de cada um. O professor deve criar o hábito de registrar as anotações sobre o andamento das rotinas, fazendo uma comparação do que foi previsto inicialmente e o que realmente aconteceu. A escrita leva o professor a pensar, e é um momento que fica claro se suas explicações surtiram efeito e se seus objetivos foram alcançados. Se não foram, cabe a ele fazer alguma alteração de rota.

O processo de alfabetização é bastante complexo, é um dos momentos mais importantes na formação escolar de um indivíduo, pois é a partir dele que milhares de pessoas aprendem a ler e escrever. O dever do professor/educador é formar alunos críticos e capazes de interagir na sociedade, propiciando aos alunos caminhos para que eles aprendam da melhor forma possível.

Existem vários métodos de alfabetização, como o tradicional que engloba o analítico e sintético e o método construtivista. Uma grande preocupação por parte dos professores é encontrar o método mais eficaz para cumprir essa grande tarefa. Cabe apenas a ele analisar qual destes aplicar em sua turma.

Este processo inicia-se muito antes da criança entrar na escola, pois antes disso ela já possui um contato com o seu meio social, que lhe permite adquirir conhecimentos com a sua própria linguagem verbal, entre outros.

Um ambiente alfabetizador deve ser cheio de espaços dedicados ao dia-dia das crianças, ex: calendário dos dias, calendário do tempo, relógio, espelho fixado de acordo com o tamanho das crianças, mobiliário adequado para cada faixa etária, cantinho da leitura, caixa de brinquedos, o nome de cada aluno, sem esquecer é claro do alfabeto, podendo este ser feito com quatro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com