TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESPISTOMOLOGIA GENÉTICA SEGUNDO PIAGET

Exames: A ESPISTOMOLOGIA GENÉTICA SEGUNDO PIAGET. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  793 Visualizações

Página 1 de 3

IDENTIFICAÇÃO

Ester Martins dos Santos

RU: 930896

Curso Pedagogia

1 A ESPISTOMOLOGIA GENÉTICA SEGUNDO PIAGET

A teoria desenvolvida por Jean Piaget, conhecida como epistemologia genética, tem como fontes, de um lado, o conhecimento científico ( epistemologia), e do outro, a gênese, ou seja, a origem desse conhecimento (genética). Assim, sua teoria possui como foco principal o sujeito epistêmico, o indivíduo no seu processo de construção de conhecimento.

1.1 Mecanismo da Inteligência Segundo Piaget: Assimilação e Acomodação.

Para Piaget "a assimilação e a acomodação são (...) os dois pólos de uma interação entre o organismo e o meio, a qual é a condição de todo funcionamento biológico e intelectual" (1996, p. 309). Nesta interação com o meio as estruturas mentais, ou seja, a organização que a pessoa tem para conhecer o mundo, são capazes de se modificarem para atender e se adequar às necessidades e singularidades do objeto, ou seja, as estruturas mentais se amoldam a situações mutantes e a esse processo, Piaget designou acomodação.

Piaget afirma que o termo assimilação foi tomado no sentido amplo de uma integração às estruturas prévias e que, “assimilar um objeto a um esquema torna (...) a conferir a esse objeto uma ou mais significações e é essa atribuição de significações que comporta, então, um sistema mais ou menos complexo de inferências, mesmo quando ela tem lugar por constatação. Em resumo, poder-se-ia dizer então que uma assimilação é uma associação acompanhada de inferência. (1976, p. 59)” Ou seja, quando a criança tem novas experiências (vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos às estruturas cognitivas que já possui.

O próprio Piaget define a assimilação como, “... uma integração à estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se à nova situação.”

A acomodação é uma variação de comportamento e não uma mera reação a determinados estímulos, pois a capacidade de variação das estruturas mentais deixa claro que mesmo as mais simples reações não são processos simplesmente mecânicos; a acomodação é a origem do processo de aprendizagem. Como afirma Piaget: "Que a vida mental seja também acomodação ao meio ambiente, disso não se pode (...) duvidar", portanto também a "assimilação jamais pode ser pura porque, ao incorporar os elementos novos nos esquemas anteriores, a inteligência modifica sem cessar esses últimos para ajustá-los aos novos dados."

Diante deste impasse, restam apenas duas saídas: criar um novo esquema ou modificar um esquema existente. Ambas as ações resultam em uma mudança na estrutura cognitiva. Ocorrida a acomodação, a criança pode tentar assimilar o estímulo novamente, e uma vez modificada a estrutura cognitiva, o estímulo é prontamente assimilado.

2 PRROBLEMATIZAÇÃO

Em especial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com