TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEU PLANEJAMENTO?

Projeto de pesquisa: A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEU PLANEJAMENTO?. Pesquise 785.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.203 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 DESENVOLVIMENTO 4

2.2 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5

2.3 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................5

2.4 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................6

2.5 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................6

2.6 DESENVOLVIMENTO...........................................................................................7

3 CONCLUSÃO...........................................................................................................8

REFERÊNCIAS...........................................................................................................9

1 INTRODUÇÃO

Vamos abordar o uso da estatística dentro da organização em todos os seus aspectos, seus benefícios, sua importância, sua forma de uso e como ela pode ser inserida na Organização. Falaremos também sobre a influência dos aspetos culturais, motivação, comportamento e a importância da qualificação do colaborador para a empresa.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 A ESTATÍSTICA POR MEIO DA ANÁLISE DE PROBABILIDADES PODE AJUDAR AS EMPRESAS A PREVEREM CENÁRIOS EM SEU PLANEJAMENTO?

Certamente pode ser possível a previsão de cenários no planejamento das empresas, porém não é uma tarefa fácil prever mudanças futuras, por isso, é preciso saber quais fatores (econômicos, tecnológicos, governamentais, culturais, ou outros) irão se transformar nas futuras tendências que potencializarão as empresas para um futuro enriquecimento.

A empresa pode estar disposta a mudanças, dispor de tempo, recursos e planejar futuros acontecimentos baseados em uma combinação de probabilidades e os efeitos potenciais sobre ela. Para isso, devemos utilizar dentro do planejamento estratégico, os cenários prospectivos, onde, poderemos descobrir que alguns tipos de mudanças têm um grande efeito sobre a empresa.

Somente prever a mudança é pouco; é necessário descobrir a importância que ela significará para a empresa. As probabilidades através de ferramentas estatísticas, tecnológicas e principalmente o pensamento estratégico, indicam a possibilidade de suas melhores previsões se confirmarem. Pesando o impacto, a empresa saberá se deve ficar otimista, preocupada ou indiferente. Dessa forma concluímos que se usada de uma forma correta, a estatística pode além de auxiliar a empresa a prever cenários em seu planejamento, pode contribuir para o seu sucesso e trazer novos fatores a serem potencializados para sua melhoria.

2.2 O USO DA ESTATÍSTICA SERIA RESTRITO AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

Acredito que não. Nos dias atuais a estatística é usada em todos os campos do conhecimento, por exemplo, a tomada de decisões de qualquer empresa, depende de dados concretos para obtenção de êxito. Ninguém vai arriscar tomar uma decisão sem antes se basear em alguma coisa, e a estatística estará sempre presente para ser usada como ferramenta para a evolução. Através do conhecimento do seu uso, pode-se alcançar os objetivos almejados.

2.3 DE QUE FORMA A ESTATÍSTICA PODE AUXILIAR NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO DOS GESTORES DENTRO DE UMA ORGANIZAÇAO EMPRESARIAL?

A estatística é uma ciência que ajuda no processo de tomada de decisões através de fatos e dados concretos e não em opiniões. É uma ferramenta indispensável dentro de uma empresa, pois transforma os dados em informações contribuindo assim para que números passem a fazer sentido. Os dados fornecidos pela estatística devem ser claros, concisos e eficazes para que a decisão a ser tomada seja enérgica. A estatística configura-se como uma das competências mais importantes para o gestor tomar uma decisão.

Não podemos escapar dos dados, assim como não podemos evitar o uso de palavras. Tal como palavras os dados não se interpretam a si mesmos, mas devem ser lidos com entendimento. Da mesma maneira que um escritor pode dispor as palavras em argumentos convincentes ou frases sem sentido, assim também os dados podem ser convincentes, enganosos ou simplesmente inócuos. A instrução numérica, a capacidade de acompanhar e compreender argumentos baseados em dados é importante para qualquer um de nós. O estudo da estatística é parte essencial de uma formação sólida. Moore (2000).

2.4 POR QUE AS ORGANIZAÇÕES DEVEM VALORIZAR E SE PREOCUPAR COM O COMPORTAMENTO DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO LABORAL?

A importância da integração social do indivíduo na Organização traz o reconhecimento e a valorização das relações sociais e da humanização do indivíduo como ser social. É de se saber que o indivíduo possui outras motivações e interesses, além da recompensa financeira. Os gestores precisam tornar a administração mais humana e democrática, também precisam saber que colaboradores comprometidos, capacitados e respeitados geram mais lucros e crescimentos para a Organização. É preciso valorizar o aspecto humano a fim de que os interesses pessoais dos indivíduos sejam compatíveis com os interesses da Organização. A motivação de um indivíduo é uma forma perspicaz que a Organização tem de obter maiores resultados. Um indivíduo motivado é um indivíduo satisfeito e essa satisfação só trás melhorias para a Organização.

2.5 OS ASPECTOS CULTURAIS INFLUENCIAM O COMPORTAMENTO HUMANO NO CONTEXTO DAS ORGANIZAÇÕES? JUSTIFIQUE SUA RESPOSTA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com