TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTÉTICA CAPILAR

Por:   •  27/10/2017  •  Dissertação  •  8.123 Palavras (33 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 33

[pic 1]

CABELO,BELEZA E SAÚDE

É a parte essencial da imagem,  participando do dia a dia de homens  e mulheres, tanto a nível pessoal como profissional. Um cabelo bonito, saudável e com ótimo aspecto faz com que a pessoa se sinta bem, sendo parte da sua personalidade. Assim, a medida mais eficaz para  prevenir a perda prematura do cabelo e detectar a tempo esse problema, é prevenindo e promovendo um programa  de tratamento  personalizado.

 A principal função do cabelo é a de proteção do crânio contra traumatismos e radiações solares. Mas além da proteção, o cabelo tem desempenhado um importante adorno sexual. Por isso a veneração aos cabelos tem sido o principal motivo de mudança na aparência física das pessoas. Os cabelos invadiram os impérios, mitologia, classe social, religiões, logo tudo o que pode causar a sua perda afeta diretamente na auto-imagem do indivíduo. A terapia capilar é uma modalidade da área capilar que o tecnólogo em cosmetologia e estética está habilitado a desenvolver e, para tanto, existe uma necessidade de conhecer o mercado e os serviços que são oferecidos por ele, sugerindo assim a implantação deste novo serviço ao estabelecimento de beleza. Para isso foi realizada uma pesquisa de caráter quantitativo qualitativo descritivo, através de aplicação de questionário, onde foi feito um censo por localização geográfica dos salões de beleza

O homem desde os primórdios da história tem uma grande preocupação com os seus cabelos. A vontade de mudar e a insatisfação com os cabelos levam milhões de homens e mulheres a submeterem-se a procedimentos químicos agressivos (colorações, alisamentos, relaxamentos, escovas progressivas).

Além da proteção do crânio contra traumatismos e radiações solares, os cabelos desempenham um importante adorno sexual, por isso a veneração aos cabelos invadiu os impérios, a religião, a mitologia, a cultura, classes sociais e a ciência, logo tudo o que pode causar seu dano ou sua perda afeta diretamente a auto-imagem do indivíduo (PEREIRA, 2001).  

O homem desde os primórdios da história tem uma grande preocupação com os seus cabelos. A vontade de mudar e a insatisfação com os cabelos levam milhões de homens e mulheres a submeterem-se a procedimentos químicos agressivos (colorações, alisamentos, relaxamentos, escovas progressivas).

Além da proteção do crânio contra traumatismos e radiações solares, os cabelos desempenham um importante adorno sexual, por isso a veneração aos cabelos invadiu os impérios, a religião, a mitologia, a cultura, classes sociais e a ciência, logo tudo o que pode causar seu dano ou sua perda afeta diretamente a auto-imagem do indivíduo (PEREIRA, 2001).

A esteticista o cabelereiro, e terapeuta capilar podem era um papel predominante no diagnóstico certo da queda  de cabelo, alopecias, problemas de oleosidade, caspa, seborreia, riconodose, pilitort e degradação química  capilar, entre ouros, de seus clientes. Muitas dessas patologias afetam homens como mulheres em todo o mundo.

Segundo Nunes, Ao trata a  acne grau dois ,observou que  cliente melhorava, porém  depois de  três a  semanas a acne retornava.

Começou a estudar, investigar e pesquisar mais sobre o assunto, e chegou à conclusão que estes clientes, tinham oleosidade, caspa, seborreia Keriom (pústulas no couro cabeludo),que acabava descendo para pele, orelha nuca costas e testa, que pelo uso da franja, era uma parte muito contaminada. Nas mulheres que usavam cabelos compridos, a bactéria acabava descendo para o corpo. Passou a usar os mesmos produtos que usava no rosto, no couro cabeludo com excelentes resultados; Ex; lauril sulfato de sódio, esfoliastes, argilas, óleos essenciais. Durame esse tempo, por ver o alto índice de seres nos clientes, criou a massagem ante estresse capilar que foi um sucesso ,sendo em muitos salões e clinicas de estética.

Uma variedades de fatores pode alterar o ciclo normal do crescimento do cabelo temporária ou permanente, sendo eles medicação, radiação, quimioterapia, exposição á química, fatores hormonais ou nutricionais, problemas de pele como a acne e o famoso vilão o stress. Todos esses são alguns fatores que afetam a saúde do cabelo e problemas de perda de cabelo a tempo é fundamental para se encontrar a solução adequada. Muitas vezes as clientes procuram a essências para cuidar de sua imagem corporal e facial, porém se pararem o corpo e rosto sem erem um cabelo bonito e saudável, os resultados nunca vão ser completos. A queda de cabelo muitas vezes provoca baixa auto- estima  e processos de depressão. Por isso, a esteticista ou terapeuta capilar podem ter papel importante na defecção do problema e no aconselhamento da cliente que apresenta com esse tipo de patologia.

Assim que apresentarem os primeiros sintomas o esteticista deve aconselhar a cliente a consular as dermatologias, explicando que existem vários tipos de alopecias. Por isso é importante o conhecimento sobre a tema para melhor saber orientar a sua cliente, sabendo informar quais as causas da queda de cabelo e soluções que existem no mercado para resolver esse problema. Na maioria dos casos, a perda de cabelo é temporária e o cabelo recupera rapidamente.

Entendendo as diferenças

Personal HAIR;É  o cabelereiro especializa em cênicas que envolvem; embelezamento e caminho capilar.

TERAPEUTA CAPILAR; Nem sempre é cabelereiro, é um estudioso do fio, estuda as doenças capilares, mas seu maior objetivo é desenvolver tratamentos específicos para a saúde do bem como a saúde do coura cabeludo.

TRICOLOGISTA CAPILAR; É um estudioso do fio e das doenças capilares. Torna-se especializa em tratamentos contra caspa, seborreia, dermatites, queda, tínha capilar e qualquer outra anomalia que se desenvolva no couro cabeludo ou fios. Normalmente desenvolve seu trabalho com aparelhagens específicas para um resultado satisfatório e trabalha em conjunto com as dermatologias. No salão de beleza normalmente encontramos ao auxiliar e profissional cabelereiros que podem ser divididos em;

ESPECIALISTAS EM COLLOR DESIGNER: Hoje em evidência, pois hoje ninguém quer mais usar o cabelo de uma só cor, é onde entra onda criatividade e especialização do profissional. Cabelo multicolorido.

OS ESILISTA EM CORES E VISAGISMO: O Profissional que cria um corte de acordo para o formato do rosto, valorizando ou corrigindo linhas de expressão. Os estilistas em penteados.

O profissional com a criação nas mãos, valorizando o cliente com penteados e enriquecendo com detalhes e adornos.

O CABELO ENVELHECE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.1 Kb)   pdf (638.3 Kb)   docx (399.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com