TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇAO HISTORICA DA ADMINISTRAÇAO DA PRODUÇAO E OPERAÇOES

Exames: A EVOLUÇAO HISTORICA DA ADMINISTRAÇAO DA PRODUÇAO E OPERAÇOES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  1.758 Palavras (8 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 8

A EVOLUÇAO HISTORICA DA ADMINISTRAÇAO DA PRODUÇAO E OPERAÇOES

A função produção existe desde os primórdios da terra, introduzida com a origem do homem que produzia suas ferramentas e utensílios necessários a sua sobrevivência. Com o passar do tempo os primitivos passam a produzir bens mais elaborados até mesmo para revender a outros primitivos. A partir daí surgem os artesãos com a produção em manufatura que se organizavam os próprios familiares em suas casas.

Surgem também nessa época os aprendizes que eram pessoas treinados para fazer o serviço de manufatura, logo após que aprendiam as técnicas de manufatura, esse que eram aprendizes se tornavam novos artesãos dando inicio a uma geração de profissionais liberais. Neste meio tempo ocorreu a revolução industrial e o seu principal símbolo foi a descoberta da maquina a vapor de Jammes Watt (1764). Essa descoberta trouxe avanços importante: A força humana foi substituída pela força mecanizada a da agua. O sistema fabril começou a ser estabelecido. O motor a vapor forneceu a força motriz ás fabricas e estimulou outras invenções. Com as novas maquinas de produção foi possível reunir os trabalhadores em fabricas. Surge então a necessidade de organizar de maneira logica os trabalhadores para a produção. Com o uso das maquinas houve uma padronização da produção, criou-se o treinamento e habilitação da mão de obra direta. Surgiram novos cargos como os de gerente e supervisão, e também a preocupação com o planejamento e controle financeiro da produção.

A revolução industrial

O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do século XVIII e se estendeu ao longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX. Esse fenômeno, que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas, chamou-se Revolução Industrial, onde teve início na Inglaterra, com a invenção da máquina a vapor, por James Watt, em 1776. A aplicação da máquina a vapor no processo de produção provocou um enorme surto de industrialização, que se estendeu rapidamente a toda a Europa e Estados Unidos.

Desenvolvendo-se em duas fases distintas: a primeira fase de 1780 a 1860. É a revolução do carvão, como principal fonte de energia, e do ferro, como principal matéria-prima. A segunda fase de 1860 a 1914. É a revolução da eletricidade e derivados do petróleo, como as novas fontes de energia, e do aço, como a nova matéria-prima.

Ao final desse período, o mundo já não era mais o mesmo. E a moderna administração surgiu em resposta a duas consequências provocadas pela Revolução Industrial, a saber:

• Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvisação;

• Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.

Difícil é precisar até que ponto os homens da Antiguidade, da Idade Média e até mesmo do início da Idade Moderna tinham consciência de que estavam praticando a arte de administrar.

Já no século XX, surge Frederick W. Taylor, engenheiro americano, conhecido como o precursor da Teoria da Administração Científica, Taylor preconizava a prática da divisão do trabalho, enfatizando tempos e métodos a fim de assegurar seus objetivos “de máxima produção a mínimo custo”, seguindo os princípios da seleção científica do trabalhador, do tempo padrão, do trabalho em conjunto, da supervisão e da ênfase na eficiência.

Nas considerações da Administração Científica de Taylor, a organização é comparada com uma máquina, que segue um projeto pré-definido.

Não se pode esquecer a valiosa contribuição de Elton George Mayo, o criador da Teoria das Relações Humanas, desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos e mais recentemente, com novas idéias, com o nome de Teoria do Comportamento Organizacional. Ela foi, basicamente, o movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração, com ênfase centrada nas pessoas.

Traçando-se um paralelo entre a Administração Científica e a Administração Clássica, conclui-se que enquanto Taylor estudava a empresa privilegiando as tarefas de produção, Fayol a estudava privilegiando as tarefas da organização. A ênfase dada pelo primeiro era sobre a adoção de métodos racionais e padronizados e máxima divisão de tarefas, enquanto o segundo enfatizava a estrutura formal de empresa e a adoção de princípios administrativos pelos altos escalões. Inicia-se, assim, um novo tempo de desenvolvimento e aperfeiçoamento da Administração, como Ciência e como Profissão. A tecnologia moderna aliada aos cientistas, pesquisadores e professores, com seus mecanismos, estudos e trabalhos vêm provando que Administrar é necessário, proveitoso e imprescindível em qualquer segmento, contexto ou situação na vida das pessoas, das empresas e das entidades.

Surgindo novas técnicas de produção como just-in-time (JIT) conhecido como principio de gestão de estoque, aplicado com grande sucesso em numerosas organizações japonesas, que se caracteriza pela manutenção de matérias-primas e componentes em estoque apenas em quantidade suficiente para manter o processo produtivo no momento. Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

Temos também a engenharia simultânea ou paralela (do inglês concurrent enginnering) resultante na criação constante de novos produtos, a partir de uma integração no ciclo de vida do produto, das experiências, conhecimento e recursos da empresa nas áreas de projeto, desenvolvimento, marketing, fabricação e vendas.

O objetivo básico da engenharia simultânea é desenvolver e fabricar produtos que satisfaçam às necessidades dos consumidores, com baixo custo.

Já a tecnologia de grupo é um conjunto de técnicas manufatureiras que tem como objetivo explorar as similaridades básicas de peças e de processos manufatureiros, a partir de sua classificação e codificação, ou seja: famílias podem ser classificadas por tamanho, forma, roteiros de fabricação, volume, etc; através de um sistema de codificação, onde cada parte recebe um código estruturado contendo as características físicas das peças. O sistema de codificação traz

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com