TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DO DISCO RÍGIDO

Por:   •  11/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 4

Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Nome: Gabriel Jorge Soalheiro Só

A EVOLUÇÃO DO DISCO RÍGIDO

O disco rígido é também conhecido como HD e recebe este nome porque consiste em um ou mais discos firmes, lisos e extremamente uniformes.  Serve para armazenar arquivos, programas, jogos e todo o conteúdo que deseja manter em sua máquina. O disco rígido é uma memória que uma vez gravada, os dados não são perdidos ao retirar a fonte de energia, como acontece com a memória RAM. O armazenamento do disco rígido é medido em GB (Gigabytes) e atualmente já existe o disco rígido com capacidade de TB (Tera Bytes).

        O primeiro disco rígido foi criado em 1956, com capacidade de armazenamento de 5 MB (Mega Bytes), porém o mesmo não foi colocado à venda. Em 1973, foi criado um novo disco rígido que custava em média dois mil dólares e tinha a capacidade de armazenamento de 10 MB. Hoje um disco rígido com a capacidade de 1.5 TB custa menos de 80 dólares.

        A velocidade de um disco rígido é medida em rotações por minuto ou RPM. A velocidade de rotação é o tempo que o disco leva para procurar e acessar os dados. Quanto maior for à velocidade, mais rápido o arquivo será encontrado.

          Inicialmente o disco rígido foi criado para ser usado em computadores em geral. Atualmente existe o disco rígido interno e externo. Existe no mercado uma infinidade de HDs externos. Alguns funcionam apenas como um pen drive com maior armazenamento e outros que permitem compartilhamento de dados na rede, que já vem com programas instalados. Uma grande vantagem do HD externo é que ele é portátil e assim pode ser levado para qualquer lugar, podendo ser conectado a qualquer fonte de energia.  

        Nos dias de hoje os HDs internos e externos são dispositivos muito usados no nosso dia-a-dia. Atualmente pode-se ter um aparelho de musica com capacidade de 120 GB, cartões de memória com 60 GB, máquinas fotográficas e filmadoras com HD externos de 500 GB. Pesquisadores do Instituto Kavli de Nanociência da Universidade de Delft criaram o menor disco rígido do mundo usando um sistema em que cada bits é criado pelo posicionamento de um átomo de cloro. Segundo uns dos pesquisadores, usando esse método é possível colocar  uma biblioteca do mundo em um dispositivo.

          Nome: Lucas Fernando Romero Santos             

                Evolução DAS MEMÓRIAS RAM

As memórias ram são responsáveis por enviar dados para os processadores, quanto mais rápido ela mandar os dados mais potente a memória e, agora que você sabe um pouco da memória, eu vou falar um pouco da evolução das memorias ram.

Existe 4 gerações de memória ram, muito famosa que a ddr1, ddr2, ddr3 e ddr4 entre essas gerações existe outros modelos, como ddr3-800, ddr1-368 etc, como deu para perceber o número indicado no final e qual foi lançado primeiro então 1 e mais inferior que o 2 e assim por diante

A memória ddr1 foi lançada em 2002, e na época ela superava a memória atual da época que era a sdrr, e a memória ddr1 dobrava a velocidade da sdrr, ela era 2bits que era de impressionar essa memória foi um grande avanço para as memorias na época.

E em 2004 a foi lançado a ddr4 que também foi um bom avanço e o que veio de novo nessa geração, a geração passada era de 2 bits e essa passou a ser de 4 bits e com isso conseguia rodar o  sistemas modernos sem travar sem engasgar rodava o sistema com uma fluidez que era de emprisionar na época.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (85.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com