TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO

Casos: A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  1.325 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

Maria Moreira de Castilho Lanza

A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE CONCHAL

Tutora: Adriana Cristina Rossi Otti

Conchal/SP

2013

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Governo Federal, garante, por meio da transferência de recursos financeiros aos municípios, a alimentação escolar dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental. Seu objetivo é atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como a formação de hábitos alimentares saudáveis.

Pesquisando alunos, pais, professores e direção da Escola Giácomo Corte – Unidade 1 percebemos que a nutricionista vem desenvolvendo um excelente trabalho nesta escola e nas demais do município de Conchal, pois desenvolve a compra dos produtos da Agricultura familiar do Município. Na questão da separação do lixo a secretaria de saúde também participa, sempre envolvendo alunos e comunidade escolar. O PNAE no município de Conchal, vem desenvolvendo um ótimo trabalho . Em pesquisa no site do governo federal não constatamos irregularidades a respeito do orçamento. Através do sistema de alimentação escolar adotado o Município tem suprido às necessidades de todos os alunos.

Um dos problemas encontrado no programa da merenda escolar é a validade dos produtos perecíveis. Alguns dos fornecedores faz a devida entrega com curto prazo de validade, onde as frutas e verduras estão no ponto de consumir e as vezes até passando, tornando a merenda já com menos qualidade, ou fazendo com que seja preciso mudar o cardápio de última hora.

Como os conselheiros vem acompanhado bem de perto essa situação, a solução apontada pelos conselheiros foi estabelecer um cronograma de entrega. Os produtos devem ter um prazo de validade mais longo. E os perecíveis devem ter boa qualidade, estar em boas condições e sempre um conselheiro acompanha a entrega juntamente com a nutricionista.

Este estudo permitiu a todos conhecer sobre o desenvolvimento do programa PNAE em nosso município. Através de entrevistas, pesquisas, observações e estudos, pudemos perceber a importância deste programa para a melhoria e qualidade de vida dos nossos alunos.

Com a implantação e desenvolvimento do PNAE, percebemos uma melhora significativa na qualidade dos alimentos oferecidos na comunidade escolar. Nas escolas municipais, os cardápios são elaborados sob orientação de nutricionista que supervisiona o armazenamento, a qualidade e aceitabilidade dos alimentos ofertados aos nossos alunos, conscientizando não só os educandos, mas toda a comunidade escolar sobre a importância de uma alimentação saudável e adequada para a prevenção de doenças desencadeadas por maus hábitos alimentares ou mesmo por escassez de alimentos, pois, muitos de nossos alunos fazem a principal refeição do dia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com