TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PNAE

Dissertações: PNAE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  934 Visualizações

Página 1 de 3

PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA

ATIVIDADE FINAL- MÓDULO COMPETÊNCIAS BÁSICAS.

Cursistas: Maria de Fátima Ferreira Lodi

Tutora: Sueli de Souza de Oliveira

Rondon – 2012

PNAE

1- INTRODUÇÃO

O FNDE visa o investimento dos recursos financeiros nas escolas, sendo que este não é o seu único papel, pois ele propicia a formação cidadã da comunidade escolar e garante o acesso de todo cidadão à educação de qualidade.

Nesse sentido, o FNDE vem cada vez mais aprimorando sua atuação, com maior eficiência e com resultados sociais significativos.

Para dar conta de sua missão, o FNDE canaliza recursos financeiros para projetos educacionais que seguem as diretrizes do MEC, visando garantir educação de qualidade com acesso a todos. Tem sob sua responsabilidade atualmente a gestão de inúmeros programas de ações educacionais do plano plurianual (PPA), conhecido como Plano Brasil de Todos, que é a peça-chave do planejamento social e econômico do atual governo.

O PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar é um dos programas do FNDE implantado no município de Rondon.

A alimentação escolar é de responsabilidade dos estados e municípios e ao governo federal, por meio do PNAE, cabe a complementação dos recursos.

O repasse dos recursos é feito diretamente aos estados e municípios, com base no senso escolar realizado no ano anterior ao do atendimento.

O município de Rondon possui o CAEs, Conselho de Alimentação Escolar, que acompanha e fiscaliza os recursos da merenda escolar no município.

O PNAE tem como objetivo atender às necessidades nutricionais dos alunos durante sua permanência em sala de aula, contribuindo para o crescimento, o desenvolvimento, a aprendizagem e o rendimento escolar dos estudantes, bem como para a formação de hábitos alimentares saudáveis.

2- LEVANTAMENTO DO PROBLEMA

Tendo em vista a baixa renda per capita dos alunos em nossa escola em determinados períodos e a ausência dos pais nos lares devido as suas longas jornadas de trabalho, a merenda escolar é essencial no desenvolvimento dos educando que muitas vezes tem neste alimento a única refeição diária.

Além disso, os recursos devem ser aproveitados ao máximo.

Observamos então que foi incluído na merenda escolar no ano de 2012 o suco integral de laranja em doses individuais com embalagens tetra pak, enviado pelo governo, o qual não teve boa aceitação por parte dos alunos. O suco de laranja foi largamente desperdiçado. Era comum, nos dias em que foi servido, encontrar caixinhas praticamente intactas no lixo.

Alguns alunos deixavam de consumir o suco natural, da merenda escolar, para consumir o néctar de laranja vendido na cantina da escola.

Como o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com