TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educaçao Infantil No Brasil

Ensaios: A Educaçao Infantil No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.785 Palavras (8 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 8

A educação infantil no Brasil e na Europa no século xx

A educação infantil surgiu na primeira metade do séc. XIX, em vários países,em meio a primeira guerra mundial deixou muitos órfãos ,por isso médicos e sanitaristas passaram a cuidar de crianças com mais empenho e criaram programas de atendimento a crianças pequenas com o intuito de diminuir a mortalidade infantil,elaboraram programas de estimulação precoce nos lares e creches ,sempre sob orientação de especialistas na área de saúde.A sistematização de atividades para crianças com materiais especialmente confeccionados foi realizados por dois médicos interessados pela educação infantil são eles: Ovídio Decroly e Maria Montessori

Decroly (1871-1932) médico belga trabalhou com crianças excepcionais, em 1901desenvolveu uma metodologia de ensino com atividades que propunha ideias de totalidade, funcionamento psicológico e interesse da criança e no sincretismo que ele julgava ser o próprio modo de pensar da criança,Decroly e conhecido por defender rigorosamente a observação dos alunos a fim de poder classifica-los e distribuí-los em turmas homogêneas.

Maria Montessori (1879-1952)médica italiana incluiu-se também na lista dos principais construtores de principais propostas de sistematizadas para a educação infantil no século XX.trabalhou em uma clinica psiquiátrica em Roma ,cuidando de crianças com deficiência mental,sua metodologia de ensino se baseava nos estudos dos médicos Itard e Sègun que haviam proposto o uso de matérias adequados para como recurso educacionais.Em 1907,foi convidada para trabalhar com crianças sem deficiência,dentro de uma habitação coletiva destinada a famílias dos setores popular que mais tarde se denominou Casa da criança,Montessori defendia a pedagogia científica nesse contexto a criança era disciplinada pela tarefa que a ocupava, o educador atuaria como referencia para criança e proporcionaria a criança um contexto no qual seus impulsos interiores se transformaria em atividade própria ,foi Montessori que criou instrumentos especialmente elaborados para educação motora e para a educação dos sentidos e da inteligência como por exemplos letras moveis entre outros mais ,foi ela também que teve a iniciativa de reduzir de tamanho o mobiliário usado pelas crianças.

No inicio do séculoXX a preocupação de encaminhar as concepções sobre a infância a um estudo mais rigoroso gerou muitos problemas e discussões entre políticos pois alguns defendiam valores sociais como metas para a educação infantil,nessa mesma época surgiu o movimento das escola novas, movimento que se posicionava contra a concepção de que a escola deveria preparar para a vida com uma viso centrada no adulto deixando de lado o pensamento infantil e o interesse e necessidade próprios da infância,muitos psicanalista se destacaram nessa época cada qual com uma teoria diferenciada como por exemplo:Vygotsky atestava que a criança era introduzida na cultura por parceiros mais experientes,Wallon defendia a afetividade,Piaget defendia o estudo do desenvolvimento humano em todos os seus aspectos,essas concepções foram sendo gradativamente apropriadas pelas teorias pedagógicas e usadas na educação infantil.

No Brasil, ela só se difundiu no ano de 1870. Seu aparecimento se deve à grande industrialização da época e consequentemente a urbanização, devido à lei do ventre livre, sendo suas propostas pedagógicas profundamente influenciadas pelas culturas anteriores a este período.

O surgimento de creches ou asilos da primeira infância no Brasil veio para solucionar o problema das mães pobres que necessitavam trabalhar para auxiliar na renda da família, e não tinham a quem confiar seus filhos, pois devido a pouca idade, não poderiam ser enviados a escola. Sua proposta de instalação seguiu os moldes das creches da Europa, que já há algum tempo existiam, com a mesma função a que se estavam propondo. Ficou assim a educação infantil dividida em duas etapas: a primeira destinada a crianças de 0 a 2 anos, que eram as creches ou asilos da primeira infância, e a Segunda destinada às crianças de 3 a 6 anos, que eram as escolas primárias ou salas de asilos para a Segunda infância, estas forma criadas na França e mais tarde passaram a se chamar Escolas Maternais, inclusive no Brasil.

As escolas maternais tinham o intuito de educar todas as crianças, independente da classe social, pois acreditava – se que estas instituições eram propícias as desenvolvimento e ao cultivo de bons hábitos nas crianças, no entanto, a mesma era fundamentalmente destinada as crianças pobres. Já as creches, tinham o intuito de cuidar apenas das crianças pobres, pois as crianças nesta idade deveriam ficar preferencialmente com as mães e por elas serem criadas, mas com nas famílias d baixa renda, as mães necessitavam trabalhar, as crianças consequentemente não poderiam ser criados por elas. A creche foi criada principalmente como intuito de evitar que as famílias pobres abandonassem seus filhos na roda dos expostos, por falta de opção, que era o que acontecia antes da lei do ventre livre. Com a instauração dessa lei, o governo viu – se obrigado a tomar providências para evitar este problema.

Nas creches e nas escolas maternais para as crianças da classe popular, prevaleciam os órgãos de assistência pública e da saúde, o que não significa que a área educacional deixou de estar presente, esta situação deve – se a grande precariedade de saúde, devida principalmente à falta de higiene das crianças pobres, o que nas famílias de classe alta não era um grande problema. As instituições destinadas as classes pobres portanto, trabalhavam vinculadas aos organismos de assistência social ou de saúde, enquanto que as escolas particulares, que surgiram em 1873, trabalhavam vinculadas aos organismos educacionais.

O papel da mulher nestas instituições, vem sendo discutido desde esta época quando acreditava – se que a mesma deveria presidir o comando, pois as mulheres estavam sempre presentes nos assuntos que se referiam à educação infantil. Esta ênfase era tanta, que as meninas eram educadas para se tornarem professoras e mães modelo, dentro do método da puericultura (conjunto de meios que visam assegurar o perfeito desenvolvimento físico, moral e mental da criança), este método consistia em a menina brincar com a boneca, que era considerada um brinquedo instrutivo, para que a mesma aprenda – se a cuidar de seus filhos e até mesmo dos filhos dos outros (professora). Este tipo de ensinamento era, porém, criticado, pois o mesmo consistia em formar a criança sem se preocupar com a criança em si mesma, suas necessidades e interesses. Hoje em dia a criança acaba sendo um brinquedo presente nestas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com