TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  24/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  732 Palavras (3 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA DISCIPLINAR

As crianças com dificuldades e/ ou problemas de aprendizagem necessitam de avaliações para o diagnostico de suas habilidades e aptidões, de seus conhecimentos e níveis de execução, para a partir disso elaborar um planejamento de ensino com estabelecimento das necessidades e das metas educacionais , especificando os objetivos, processos para alcançá-lo, métodos e meios, a partir dessas observações é preciso refletir sobre como são as práticas dos professores .

É importante que os professores observem e acompanhem a aprendizagem de seus alunos durante as aulas, principalmente aqueles que apresentam algum tipo de dificuldade, pois nesses momentos é possível perceber o que realmente o aluno consegue fazer sozinho, o que faz com auxilio do professor ou de outra criança e o que ele não consegue fazer, além de verificar a capacidade de atenção e como é o relacionamento social com os outros estudantes.

O trabalho pedagógico com estudantes que possuem dificuldades e/ou problemas de aprendizagem, não pode ser feito apenas com o professor. É necessário o empenho e colaboração tanto da coordenação pedagógica quanto da direção escolar, na busca de estratégias educacionais, elaboração de planejamento das aulas, definição dos objetivos a serem atingida, obtenção de recursos e materiais didáticos.

Atualmente existem muitos recursos tecnológicos que podem ser utilizados nas escolas, principalmente com os alunos que apresentam dificuldades e/ou problemas de aprendizagem. Porém, para o uso de alguns desses recursos, é necessário o apoio e o empenho da direção da unidade de ensino para a obtenção dos equipamentos e disponibilidade dos mesmos para uso pelos docentes

Conforme estão previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998), os professores devem garantir a todos, condições de aprendizagem levando em conta características pessoais de déficit sensorial, motor, psíquico ou de superdotação, além de fatores sociais, culturais e a história educativa de cada aluno.

.

Existem várias causas que desencadeiam as dificuldades e/ou problemas de aprendizagem como fatores orgânicos, psicológicos e ambientais.

Jose e Coelho (1995) relatam que entre os fatores orgânicos estão: má alimentação, saúde física debilitada e sistema nervoso doentio. Na parte psicológica, as principais causas são: baixa auto-estima, rejeição, inibição, ansiedade e fantasia. Já entre os fatores relacionados com o ambiente estão: baixa estimulação recebida pela criança, influência dos meios de comunicação e tipo de educação familiar.

As dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a fatores biológicos e ambientais como doenças que podem ser transmitidas de geração para geração, a lesões no cérebro ou sistema nervoso central, a ambientes tanto familiar quanto educacional com poucos estímulos às crianças, assim os problemas no aprendizado pode não estar ligado a um único fator isolado.

Por tanto, mesmo que seja diagnosticado que a criança possui algum problema orgânico ou psicológico, é dever da escola buscar estratégias educacionais diferenciadas para que esses tenham um aprendizado satisfatório. Por esse motivo, as dificuldades e problemas de aprendizagem, estão inteiramente ligados a instituição escolar. Para que a escola consiga ensinar com sucesso os estudantes com baixo rendimento escolar é necessário que todos os profissionais da escola e a comunidade escolar estejam envolvidos com o processo de ensino e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com