TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Especial

Por:   •  14/3/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 2

EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Educação inclusiva é aquela que é planejada, executada para todos a partir todos. Está em seus  aspectos diversos, em suas integralidades,  o coletivo sendo executado para respeitar as individualidades.

A escola inclusiva atua em coletividade, prezando o indivíduo, reconhecendo sua identidade e subjetividade. Está preparada para receber os alunos, tendo a garantia da Acessibilidade física, metodológica, comunicacional e tecnológica.

PAPEL DO PROFESSOR E ESCOLA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ambos devem fazer a reorganização do sistema educacional, revisando as antigas concepções e adaptando os procedimentos estratégicos de ensino.

BIDOCÊNCIA- compartilhamento de dois professores de uma mesma sala de aula, fazendo todo planejamento juntos. Onde um possui uma formação específica e outro tem formação nas demandas da educação especial.

A educação inclusiva considera a pluralidade das manifestações intelectuais, do desenvolvimento do conhecimento em rede e a emancipação da inteligência.

Para que se concebam um sistema educacional inclusivo é necessário permitir que os direitos humanos sejam respeitados de fato. Alguns princípios devem fundamentar alguns sistemas educacionais inclusivos como:  o direito à educação, a igualdade de oportunidade, escolas responsivas e de boa qualidade e o direito da aprendizagem e à participação.

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Já a  educação especial é aquela que tem foco, atender o público-alvo específico que são os educandos com deficiência,  os estudantes com  altas habilidades e super dotação e  os que têm transtornos globais do desenvolvimento.

4 FRASES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

[pic 1]

A fase da inclusão tem como meta primordial não deixar ninguém no exterior do ensino desde o começo da escolarização, causando mudanças na perspectiva educacional.

A fase da integração ocorre a  criação de classes especiais dentro de escolas comuns para garantir que as crianças deficientes não interferissem no ensino. Há uma barreira com os demais alunos.

A fase da exclusão acontece quando nenhuma atenção educacional foi promovida às pessoas com deficiência, que eram ignoradas e excluídas, perseguidas, exploradas.

Na fase da segregação as pessoas com deficiências eram excluídas das sociedades eram geralmente atendidas em instituições. Por motivos religiosos ou filantrópicos, ou seja separado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (96.1 Kb)   docx (67.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com