TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  22/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.857 Palavras (12 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

EVANILDO JOSÉ FAGUNDES

JESSICA CAMPOS MOREIRA

JÚLIO CÉSAR BORGES

LEONARDO FERREIRA RODRIGUES

MARCIONE DOS SANTOS ROCHA

DESAFIOS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESPORTES ADAPTADOS

ALFENAS- MG

2018

EVANILDO JOSÉ FAGUNDES

JESSICA CAMPOS MOREIRA

JÚLIO CÉSAR BORGES

LEONARDO FERREIRA RODRIGUES

MARCIONE DOS SANTOS ROCHA

DESAFIOS PROFISSIONAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA COM ESPORTES ADAPTADOS

Trabalho apresentado ao Curso de Licenciatura em Educação Física da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de  Metodologia do ensino do Futsal e Futebol, Aprendizagem motora e psicomotricidade Metodologia do ensino de Basquetebol, Atividade física e esportes adaptados.

Prof. Vinícius Vignoli

ALFENAS- MG

2018

1 A EDUCAÇÃO FÍSICA E OS ESPORTES ADAPTADOS

O esporte adaptado foi criado após o término da segunda guerra mundial e teve como objetivo a reabilitação de soldados no pós – guerra uma vez que observaram a importância da reintegração, socialização e inclusão do indivíduo portador com qualquer tipo de deficiência.

Para que se possa fazer uma análise do esporte adaptado no decorrer dos anos far-se-á necessário que se conceitue tal termo, que consiste em uma possibilidade de prática para pessoas com deficiência, em que regras, fundamentos e estrutura são adaptados para permitir a participação destas pessoas.

Para que o esporte adaptado possa ser utilizado por deficientes há a necessidade de que aspectos biológicos sejam verificados com o intuito de saber das condições clínicas daquele que deseja fazer parte do referido esporte.

As funções fisiológicas, metabólicas e neuromusculares deverão ser analisadas para se saber qual será o processo de treinamento aplicado a cada atleta, uma vez que tais funções influenciam diretamente o comportamento motor do atleta.

Estudos feitos pela área da psicologia do esporte mostram que pessoas com deficiência e que começam a praticar alguma modalidade de esporte adaptado tem grande melhora na auto-estima e também na valorização pessoal e, em se tratando de deficientes adultos, a prática de esportes adaptados em sua vida, vem norteada pela superação de obstáculos, de uma vitória alcançada.

O educador físico também deve estar devidamente preparado para que possa atuar com conhecimento minucioso dos esportes adaptados, com responsabilidade, seriedade e comprometimento, visto que, problemas como a questão ambiental e de acessibilidade que nem sempre é observado,podem aparecer ocasionando inúmeros obstáculos ao deficiente que almeja a prática de algum tipo de esporte adaptado, principalmente em viagens onde muitas vezes se requer auxílio especializado como a de enfermeiros.

A motivação também é um quesito que deve ser observado e colocado em prática, pois estimular um deficiente na prática de um esporte adaptado é inseri-lo na sociedade da qual faz parte e praticar também a inclusão social.

Reconhecer as limitações de cada atleta se faz necessário para que ele seja iniciado em um esporte que consiga realmente praticá-lo e, caberá ao educador físico fazer tal escolha.

No caso do “rugby” em cadeira de rodas, os atletas são divididos em dois grupos: o primeiro grupo é composto de jogadores que tem como característica a ação defensiva através de bloqueios nas situações de ataque e defesa; o segundo grupo é constituído por jogadores que se caracterizam por serem mais agressivos no decorrer do jogo e possuírem a responsabilidade de carregar a bola nas situações de ataque e, nesse segundo caso não é possível a participação de atletas tetraplégicos devido ao maior comprometimento neuromuscular.

Há a necessidade de muita técnica por parte do educador físico que objetive exercícios sincronizados e analíticos de acordo com cada modalidade praticada.

Estratégias específicas também deverão ser usadas pelo educador físico principalmente no início em que o entendimento a modalidade do jogo em questão deverá ser entendida, bem como o manuseio com a cadeira de rodas durante todo o jogo.  

O basquete é uma modalidade praticada somente em cadeiras de rodas, nas categorias masculina e feminina e  a deficiência deverá ser motora; Na modalidade tênis de mesa, participam atletas com paralisia cerebral, amputados e cadeirantes e há poucas adaptações de regras pela Federação internacional.

O tênis é destinado a cadeirantes, nas categorias masculina e feminina, individual ou em dupla e as alterações são poucas também; Para a disputa no halterofilismo, participam cadeirantes, amputados, paralisados cerebrais na categoria masculina e feminina;  O ciclismo é praticado por atletas paralisados cerebrais, deficientes visuais e amputados, nas categorias masculina e feminina, individual ou por equipe.

O paradigma da inclusão social vem caminhando positivamente no século XXI inserindo deficientes em várias modalidades esportivas. Ao educador físico cabe a importante missão de oferecer aos atletas portadores de deficiência um esporte permeado por princípios técnicos em que prevaleça o comprometimento naquilo que se propõe a fazer.

2 O ESPORTE ADAPTADO EM FOCO

Como já abordado nas linhas acima, cada tipo de deficiência requer uma modalidade esportiva de acordo com as limitações que possui.

Três situações serão analisadas abaixo em que cada indivíduo possui uma lesão ou deficiência específica o que fará com que o educador físico ofereça a cada atleta um esporte adaptado que seja compatível com a deficiência que possui.

Situação problema 1

Bruno Vinícius 28 anos, sofreu acidente automobilístico há 8 anos, portador de lesão na medula espinhal na 3ª vértebra, deixando-o paraplégico. Por não praticar nenhum exercício físico adequado ao seu estado ele foi diagnosticado pelo seu médico com excesso de gordura e a ele foi recomendado à prática do basquete para que elimine peso e saia do sedentarismo em que se encontra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (172.1 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com