TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física

Por:   •  5/6/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  32 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO PROFISSIONALIZANTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA I


  1. DADOS DO(A) ESTUDANTE/CURSO

Curso:  Educação Física Bacharelado

Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Acácio Gomes de Brito   2023/7º período

RGM: 31861601

Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado Profissionalizente em Educação Física

Área de estágio: Atividade aquática e fitness

Ano/semestre de realização do estágio:                                         2023/7º período

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

Nome da Empresa:  J.Q. Costa Sobrinho (Centro do Corpo Academia)

Endereço/ região da cidade em que se situa: Rua Monsenhor Távora, nº 396, Sena Madureira – AC.

A academia situada na cidade de Sena Madureira -AC, tendo como proprietário Jóse Queiroz Costa Sobrinnho, CNPJ: 10.616.216/0001-30, possui uma boa estrutura. Academia conta também com um espaço amplo, equipamentos bem estruturas, com manutenções em dia, conta com uma ótima iluminação, limpa, com ventilação boa. Têm aproximadamente 20 funcionários que estão sempre disponíveis para auxiliar os alunos, tanto na ajuda com os equipamento, quanto na execução correta dos exercícios. Os pesos estão estrategicamente bem distribuídos e organizados pela academia, para que os alunos possam ter fácil acesso. O fluxo de alunos fica mais intensos no período da tarde, entre 17:00 à 20:00, mesmo assim a academia consegue atender os alunos.


  1. INTRODUÇÃO

Para o desenvolvimento da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado Profissionalizente em Educação Física, foi realizado o estágio em uma academia onde atende os esportes de musculação (fitness) e aquática. Para aplicação do estágio supervisionado da atividade fitness, tendo início no dia 07 de Março de 2023, com um término em 22 de Maio de 2023, com um total de 100 horas cumpridas. Os principais treinos desenvolvidos e acompanhados com os alunos foram de  alongamento, treino específico de step, ginástica localizada,  circuito funcional, entre outros. Cada dia era aplicado um treino específico para maior aproveitamento dos alunos.

Para o desenvolvimento da atividade aquática, com ínicio em 08 de Março de 2023 à 05 de Maio de 2023, com total de 100 horas cumpridas, os horários variavam  entre 16:00 – 19:30, as atividades observadas e acompanhadas eram de hidroginástica, alongamento, aquecimento, exercício específicos, para membro superiores e inferiores. As atividades práticas atendiam um público maior de terceira idade, onde as aulas eram desenvolvidas conforme a necessidade de cada turma, podendo ser mais intensa ou não, cada aula tinha duração de aproximadamente 1h:30min.

Observou-se no decorrer do período de estágio supervisionado que a academia contava com excelentes profissionais que não medem esforços para atender da melhor forma possível a necessidade de cada um. Apresenta uma boa infraestutura, com variedade de equipamentos, instrutores qualificados, ambiente limpo e seguro para seus alunos, horários bastantes variados, onde consegue atender bem a todos, uma localização boa, capaz de atender os alunos a alcançar seus objetivos de condicionamentos físico e uma qualidade de vida melhor.

Reflexões sobre a realização do estágio de observação e participação:

      Realizar um estágio de observação e participação é uma oportunidade única de aprendizado e crescimento profissional. Durante essas 100 horas de estágio supervisionado cumpridas, fui apresentado ao ambiente de desenvolvimento e metodologia de cada professor ao longo das atividades fitness e aquáticas. Onde pude vivenciar de perto a realidade dos alunos e o papel do professor nesta importante área da Educação Física.

      Ao longo do estágio, surgem diversas reflexões sobre a nossa própria formação e a responsabilidade que temos em ensinar, é uma chance de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na faculdade e adaptá-los à prática, lidando com as situações reais e desafiadoras. Diante disso, nos faz repensar nossas metodologias, estratégias de ensino e formas de engajar os alunos a obter uma qualidade de vida mais saudável e disposta.

Pude ter a oportunidade de acompanhar diferentes professores, cada um com seu estilo e abordagem. Isso nos permite analisar diferentes formas de conduzir uma aula, seja ela fitness ou aquática, a observar o relacionamento com os alunos e identificar o que funciona melhor em cada contexto. Essa diversidade de práticas nos ajuda a construir nossa própria identidade profissional, mesclando o aprendizado com nossa personalidade e valores.

    Para acompanhamento das atividades fitness, tentava chegar sempre 30 minutos antes para poder me organizar e ser pontual, meus horários variavam podendo ser de manhã, tarde ou a noite, no total foram 100 horas cumpridas de estágio supervisionado. Sempre buscava observar os professores, para assim, poder ajudar os alunos na melhor forma possível. Com dicas de execução, orientações na hora de se posicionar nos equipamentos e os cuidados que se deve ser para evitar lesões futuras.  

Já para as atividades aquáticas, foram também um total de 100 horas cumpridas de estágio, onde meus horário eram variados entre os turnos da manhã, tarde e noite, sempre mantendo ser pontual, recepcionar os alunos, que na sua grande maioria eram idosos, o que nos requeriam uma atenção maior, sempre junto para poder observar e ter o cuidado necessário para evita qualquer tipo de acidente dentro da piscina, as aulas eram variadas com aulas de hidroginástica, exercícios para os fortalecimentos dos membros superiores e inferiores, abdômen e recuperação, no total foram 5 professores que me acompanham ao longo desse período de estágio.

  1. PERFIL DOS PROFISSIONAIS

         Siedentop (1998), defendeu que um professor eficaz conduz os seus estudantes de modo a diminuir as perturbações e a aumentar o tempo consagrado à aprendizagem. Se um professor não se preocupa nem tem por objetivo a aprendizagem dos seus estudantes, o seu papel circunscreve-se ao de um animador ou dinamizador de atividades desportivas convenientemente remunerado e, com sorte consegue que os estudantes se divirtam sem colocar em causa a sua integridade física. Diante disso, os profissionaisde Educação Física são responsíveis por promover e orientar a prática  de atividades físicas, esporte e exercícios, visando a saúde,  o condicionamento físico, o bem-estar e a qualidade de vida dos indivíduos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (89.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com