TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Física Adaptada E Inclusão No Curso De Educação Física: Um Estudo Exploratório

Por:   •  23/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  9.748 Palavras (39 Páginas)  •  28 Visualizações

Página 1 de 39

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO

GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO

FRANCISCO FERREIRA MENDES

FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA

[pic 2]

MAYRA LORRANE RODRIGUES DE CAMPOS

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E INCLUSÃO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO.

Diamantino - MT

2022

MAYRA LORRANE RODRIGUES DE CAMPOS

EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA E INCLUSÃO NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a disciplina de TCC II, sob a Coordenação da Prof° Dr. Ana Paula Kuhn como exigência para a conclusão do curso de Licenciatura em Educação Física, oferecido   pela faculdade de Ciências da Saúde do Campus Universitário Francisco Ferreira Mendes, da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT.

Orientadora: Ma. Francisca Franciely Veloso de Almeida

Diamantino - MT

2022

DEDICATÓRIA[pic 3]

Agradeço a Deus, por tudo, por cada desafio e por sempre se fazer presente nessa caminhada.  Dedico este trabalho a minha família por todo apoio recebido nessa jornada.

 

AGRADECIMENTOS[pic 4]

Meu primeiro agradecimento é a Deus, por sempre se fazer presente em minha vida e em minha caminhada acadêmica, por sempre se fazer presente, me protegendo e me guiando sempre.

Agradeço a minha família por sempre me incentivar e torcer por mim, agradeço por cada conselho, cada palavra de conforto, por acreditarem em mim e um agradecimento mais que especial a minha mãe Simone e ao meu avô Bino, por todo seu amor.

Um grande agradecimento a minha orientadora, uma excelente mulher e excepcional profissional, Professora Francisca, obrigada por tudo, por acreditar em mim e por dedicar seu tempo e seu amor ao me ajudar a concluir esse trabalho.

Obrigada aos meus amigos, obrigada por tudo e por tanto.

Agradeço de coração.  

[pic 5]

“Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos.”

Friedrich Nietzstche.

SUMÁRIO[pic 6]

1.  INTRODUÇÃO        11

2. CAPÍTULO METODOLÓGICO        14

3. CAPÍTULO TEÓRICO        16

   3.1. EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA        16

   3.2 EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA        19

4. EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA NA FORMAÇÃO INICIAL: A PRODUÇÃO ACADÊMICA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNEMAT- MT        22

   4.1 DADOS METODOLÓGICOS DAS PESQUISAS        24

   4.2 PRINCIPAIS RESULTADOS DAS PESQUISAS ANALISADAS        28

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS        31

REFERÊNCIAS        33

CAMPOS, Mayra Lorrane Rodrigues de. Educação física adaptada e inclusão no curso de Educação Física: um estudo exploratório. Trabalho de Conclusão de Curso em Bacharelado em Educação Física apresentado a UNEMAT, Campus Diamantino-MT. 2022. p.34. [pic 7]

RESUMO

Entende-se que, formar para a inclusão demanda a concepção de quais são seus conceitos e em quais referenciais estão pautados, independendo de suas características físicas, sociais e culturais. Reconhece-se a importância desses conhecimentos na formação inicial do futuro professor em busca que uma educação mais inclusiva no contexto escolar. A educação física adaptada faz parte do currículo do curso de Educação Física e devem ir além das adaptações dos esportes para identificar e solucionar dificuldades psicomotoras que restringem os movimentos dos indivíduos, esta precisa reconhecer as problemáticas existentes no contexto da inclusão escolar. O objetivo geral é de compreender a produção de conhecimentos sobre a educação física adaptada e inclusiva nos cursos de licenciatura em Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso no campus de Diamantino e Cáceres. O presente estudo compreende a produção de conhecimentos sobre a educação física adaptada e inclusiva na formação inicial nos cursos de Educação Física a Unemat campus Cáceres e Diamantino.  Para tanto, propomos como objetivos específicos: identificar de que forma a educação física adaptada e a inclusão vem sendo abordadas nas pesquisas formativas dos cursos de Educação Física da UNEMAT; conhecer as temáticas que relacionam essas categorias nesses estudos; e por fim, identificar quais resultados significativos são apresentados a partir desses estudos referentes ao contexto da inclusão nos espaços formativos educacionais. A pesquisa qualitativa do tipo bibliográfica foi realizada a partir das monografias dos cursos de Educação Física. A coleta de dados se deu através de uma busca na biblioteca da UNEMAT, utilizando os seguintes descritores: educação física adaptada; inclusão; educação física inclusiva; educação especial; APAE; pessoas com deficiências. Foram encontradas 19 monografias contendo esses descritores. Após a leitura do resumo foram utilizadas as pesquisas bibliográficas ou a campo que abordaram o contexto escolar ou a APAE, sendo 12 monografias, sendo 8 do curso de Educação Física da UNEMAT- Cáceres e 4 pesquisas do campus de Diamantino. As análises foram divididas em dois eixos: subdivididos em categorias, o primeiro sobre os dados metodológicos (objetivos, tipo de pesquisa, espaços pesquisados, participantes e instrumentos de coletas de dados) o segundo eixo discorreram sobre os resultados das pesquisas em busca de identificar as potencialidades desses estudos e possíveis necessidades de ampliações de estudos sobre a Educação Física Inclusiva. Foi possível identificar através das análises das monografias, lacunas na formação referente à educação inclusiva, diante das produções dos acadêmicos e a não abordagem dessa temática na formação inicial em educação física. E por fim as considerações finais onde discorrerei acerca do entendimento do trabalho apresentando uma visão ampla do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (68.2 Kb)   pdf (322.2 Kb)   docx (122.8 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com