TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFPE E OS CURSOS DE LICENCIATURA: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E AS PRÁTICAS CURRICULARES.

Por:   •  25/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]         [pic 2] 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO

 

RELATÓRIO PARCIAL (2016– 2017)

 

 

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO IFPE E OS CURSOS DE

LICENCIATURA: UM ESTUDO SOBRE O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO E AS PRÁTICAS CURRICULARES.

 

 

IMPLANTAÇAO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA A DISTÂNCIA NO

IFPE: RELAÇAO ENTRE A POLÍTICA E A PRÁTICA CURRICULAR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

 

Relatório Parcial apresentado à PróReitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação como parte dos requisitos do Programa de Iniciação Científica do IFPE, sob orientação do(a) Prof.(a). Rosa Maria

Oliveira Teixeira de Vasconcelos.

 

 

 

 

 

Marciano de Melo Dias EaD – Polo Carpina  

 

FEV/2017

1. INTRODUÇÃO

 

A pesquisa viso fazer uma correlação entre o que diz as políticas institucionais do IFPE sobre o estágio curricular supervisionado na licenciatura em geografia a distância e as diretrizes curricular nacionais para formação e professores para educação básica, através da análise documental, a qual direciona esse trabalho de pesquisa  

Partindo do pressuposto que a formação de um bom profissional depende também da instituição em que realiza a sua formação inicial, se faz necessário que a mesma esteja  em harmonia com o que diz as diretrizes nacionais no que se refere ao estágio supervisionado obrigatório

  

2. OBJETIVOS

 

 Analisar o processo de implantação da licenciatura em geografia a distância no IFPE, priorizando-se na política curricular expressa no projeto pedagógico do curso, a prática profissional do estágio supervisionado obrigatório e sua relação com os demais dispositivos curriculares que orientam essa prática docente

 

3. METODOLOGIA DO TRABALHO

 

 O estudo compreende quatro etapas de natureza distintas, mas que estabelecem uma interrelação. Inicialmente será feito o levantamento bibliográfico e revisão da literatura, seguida da atividade de coleta de informações e construção da análise. O trabalho coletivo, com base em reuniões sistemáticas de estudos, favorecerá a  discussão  teórica  e  conceitual  e  propiciará  a socialização  dos conhecimentos  a  serem  construídos.  A produção e construção do conhecimento científico tomará forma de artigos e relatórios de pesquisa.

  Com relação aos elementos procedimentais de pesquisa, a coleta de informações dar-seá através da  análise  de  documentos  que  estejam  relacionados  a implantação  da  licenciatura  em  matemática  a  distância  do  IFPE,  assim  como  à  prática profissional do estágio supervisionado obrigatório, no âmbito do PPC do curso, das Diretrizes curriculares  para  formação  de  professores  da  educação  básica,  dentre  outros  dispositivos.

 

4. RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

 Tendo em vista todo o regulamento do Estagio curricular supervisionado dos cursos de licenciatura da modalidade EAD do IFPE define o Estagio como sendo a participação do licenciando em atividades que articulem ensino, pesquisa e extensão, tríade que beneficia a formação completa do professor acordando, em situações concretas do ambiente educacional, a articulação entre a teoria e pratica.

O mencionado estatuto prevê o início do estágio obrigatório no 5º período, em escola da educação básica e apresenta como exigência o cumprimento de 75% da carga horária referente a teoria pedagógica bem como 75% dos demais componentes previstos até o 4º período.

O regimento prever uma carga horaria efetiva de 405 horas, distribuídas entre encontros presenciais de orientação, atividades desenvolvidas no ambiente virtual e atividades presenciais de estágio.  

O documento apresenta ainda os sujeitos intervenientes no estágio, são eles o professor supervisor, professor orientador e estudante-estagiário, prevendo suas competências e obrigações.

 

 

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 Analisando o regulamento de estágio e o projeto pedagógico do curso de licenciatura em Geografia a distância, observa que ambos traduzem o que são previstos na resolução CNE/CP 1 de 18 de fevereiro de 2002 e resolução CNE/CP nº 2 de 1 de julho de 2015.

 

6. DIFICULDADES E SOLUÇÕES

As dificuldades encontradas estão justamente em alguns documentos estarem desatualizado para que houvesse uma pesquisa mais transparente com a realidade atual vivenciada em nossa educação  

Para tenta solucionar esses problemas procurou-se o ajustamento de tais documentações no intuito de selecionar quais entrariam em concordância com tal realidade.  

 

7. PARTICIPAÇÃO EM CURSOS, REUNIÕES CIENTÍFICAS E PUBLICAÇÕES (NO CASO DE PROJETO DE PESQUISA)

         Participação como ouvinte no CONIC realizado no dia 22 de novembro de 2016  no IFPE Campus Pesqueira.

Participação no IV encontro de extensão do IFPE no dia 13 de dezembro de 2016 no campus Recife

 

8. ANEXOS

 

 

 

 

 

 

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

RECIFE. Plano de Desenvolvimento Institucional do IFPE 2009-2013. Recife, 2009.  RUIZ, A.I, RAMOS M.N. e HINGUEL, M. Escassez de professores no Ensino Médio: Propostas estruturais e emergenciais. Disponível em http://www.senado.gov.br/web/comissões/CE/AP/PD.pdf. Acesso em 10 de agosto de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (122.1 Kb)   docx (40.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com