TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Inclusiva

Por:   •  15/10/2021  •  Resenha  •  274 Palavras (2 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Federal do Maranhão – Campus Codó

Disciplina: Educação Inclusiva

Aluna: Francisca de Cássia Pereira Marques

Intervir de maneira pedagógica no atendimento Educacional especializado -AEE

Professora esp : Marlene Rodrigues Alves

As dificuldades e desafios  dos  Deficientes visuais no Dia a Dia.

Ao assistir o documentário é nítido  as dificuldades e preconceitos que eles sofrem ,  coisas que é simples para quem não tem deficiência, costuma ser um desafio para os Deficientes visuais se desenvolver socialmente e profissionalmente e alcançar um nível satisfatórios de emancipação.

Mas isso não quer dizer que não são capazes de alcançar essa  independência e o seu lugar na sociedade,ao contrário o documentário apresentar histórias de superação  é lindo e emocionante a força que cada um dos entrevistados  ao enfrentar  problemas como analfabetismo por falta de acesso ao conhecimento em Braille , estrutura precárias de locomoção e oportunidades escassas no mercado de  trabalho, preconceito que as vezes começa dentro de casa.

Para enfrentar a cegueira, é necessária a ajuda familiar para garantir sempre apoio e incentivar as potencialidades da pessoa com essa deficiência. As famílias que impõem muitos limites à pessoa cega acaba tornando-a mais dependente e insegura, quando o papel da família é promover autonomia e independência.

Para quem perdeu a visão na vida adulta, a readaptação pode ser  um obstáculos ainda maior  pois é necessário reaprender diversas tarefas na verdade é necessário  reaprender a viver .

Em meios aos relatos eu consegui intender que podemos ser o que quiser e não existe limitações quando acreditamos em nós mesmo na nossa capacidade de enfrentar os problemas e lutar por nosso lugar na sociedade .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (28.2 Kb)   docx (7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com