TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação Infantil

Trabalho Escolar: A Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  900 Palavras (4 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE PEDAGOGIA

ANA CAROLINE LINO SANTOS

AS DIVERSAS FORMAS DE TRABALHO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Miguel Calmon-Ba

2011

ANA CAROLINE LINO SANTOS

AS DIVERSAS FORMAS DE TRABALHO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Comunicação e Linguagem, Psicologia da Educação II, O Trabalho do Pedagogo no Espaço Educativo e Educação e Diversidade: Relações Ético-Raciais para o 2º Semestre.

Prof. Lilian Salete, Prof. Daniele Fioravante, Prof. Fábio e a Prof. Vilze Costa.

Miguel Calmon-Ba

2011

As Diversas Formas de Trabalho e Atuação do Pedagogo

Hoje em dia o pedagogo tem que ser preparado para atuar de acordo com as transformações e a globalização dos seus espaços de atuação e é por isso que seu campo de trabalho vem crescendo cada vez mais.

Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais freqüente o apelo ao caráter multidimensional da pedagogia, como campo de conhecimento, e, por conseqüência, a reivindicação de seu alcance a diversas esferas da prática social. Cada vez mais ganha relevo o discurso que busca apontar e justificar a ampliação dos espaços de atuação profissional do pedagogo, para além do ambiente escolar e da chamada educação formal. Celebra-se o surgimento de novas necessidades formativas e a abertura de novos âmbitos educativos, com a conseqüente assunção de novos papéis e funções por parte do profissional da pedagogia, na ocupação dos espaços criados pela emergência de novas demandas educativas na sociedade. É assim, por exemplo, que tem sido destacada a presença deste profissional nas empresas, envolvendo-o em tarefas de seleção e treinamento de recursos humanos e no desenvolvimento de competências profissionais requeridos pelos processos de reestruturação do trabalho e da produção. Da mesma forma, assinalam-se a participação do profissional da pedagogia, no campo da assessoria educativa e atividades desenvolvidas por movimentos sociais, organizações não governamentais, instituições públicas, etc. Mas recentemente, a emergência de experiências educativas em modalidades não presenciais, especialmente aquelas mediadas pelas novas tecnologias, tem sido apontadas como mais um espaço que se abre ao exercício profissional do pedagogo.

A pedagogia pode ser entendida como o estudo teórico e pratico da educação, e essa teoria pode ser construída a partir das exigências da realidade escolar.

O pedagogo tem uma importância muito grande na vida da criança, pois, ele é o condutor dela na escola. O pedagogo tem o objetivo de auxiliar nas decisões coletivas visando às necessidades e a realidade da escola.

Esse profissional na atualidade tem uma tarefa grande, ele tem que estar bem preparado, pois nas escolas a diversidade dos alunos está crescendo muito, alunos com deficiência e dificuldades especiais estão exigindo uma atenção maior do que a normal, por isso o pedagogo tem que atuar como um elemento de transformação e utilizar-se de uma concepção de trabalho que envolva o coletivo de forma democrática, e esse trabalho tem que atingir a toda comunidade escolar incluindo os pais, os alunos e a toda comunidade, pois com essa inclusão a escola se fortalece em todos os sentidos e faz com que seus alunos aprendam que não é sozinho que ele vai crescer e amadurecer na vida escolar.

O pedagogo tem a função de elevar a consciência alienada, fragmentária dos alunos a uma consciência clara e coerente do mundo.

A coordenação pedagógica deve também proporcionar momentos, na escola que permitam a reflexão da prática do trabalho escolar, possibilitando aos professores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com