TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação Infantil E Suas Especificidades

Monografias: Educação Infantil E Suas Especificidades. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  845 Palavras (4 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 4

Educação Infantil e suas Especificidades

RESUMO: Este artigo é parte de inúmeras leituras, discussões e análises realizadas

pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “FOCO: Formação e Concepções do materialismo histórico-dialético na Educação”, vinculado à área de Prática de Ensino da Universidade Estadual de Maringá que dentre seus objetivos destaca o desenvolvimento humano como eixo central de análise da educação atual. A Educação Infantil, como parte da educação básica atual, desde a década de 90 do século XX, vem sendo palco de discussões de toda ordem: no plano das políticas públicas, nos espaços acadêmicos, nas instituições de atendimento, entre outros momentos e lugares. Entretanto, até que ponto essas demandas tem discutido o essencial para a Educação Infantil: a especificidade do trabalho educativo. Para isso, este artigo tem por objetivo: apontar alguns elementos de análise do trabalho educativo e suas especificidades na educação das crianças de zero a cinco/seis anos. Conta com um estudo teórico das concepções históricas e atuais sobre esse segmento educacional, no plano das políticas públicas e das discussões acadêmicas. Como resultado desses estudos, identificamos a Educação Infantil e suas especificidades tendo como centro norteador, muitas discussões baseadas nos pressupostos das pedagogias do aprender a aprender. Contraditoriamente a isso, defendemos uma Educação Infantil pautada na cultura, nos saberes universais, bem como a mediação do professor que assegure à criança esse acesso a esses bens culturais, fundamentamo-nos nos preceitos da teoria histórico-cultural.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho emerge das inúmeras leituras, discussões e análises realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas “FOCO: Formação e Concepções do materialismo histórico-dialético na Educação”.

Considerando a importância e o lugar da Educação Infantil no contexto educacional mais contemporâneo, esta pesquisa teve por objetivo investigar que tipo de conhecimento é necessário para que alguém atue eficientemente nesse segmento. Além disso, buscou-se saber também que perfil deve ter um professor de Educação Infantil. Especificamente, focalizou-se nesta investigação o pensamento dos professores que atuam nesse segmento. Subjacente está a ideia de que discursos relacionam conceitos a práticas. A intenção aqui não foi estabelecer um perfil desses professores e sim saber deles que tipo de conhecimento e perfil alguém deve ter para ser um bom professor de Educação Infantil.

A especificidade da educação infantil como a garantia do direito de viver a infância e não como a “antecipação da escola”.

Neste viver sua infância deve estar presente o brincar, o pesquisar, o interagir, o imaginário, o contato com a natureza em ambiente amplo, seguro e estimulante, permitindo o desenvolvimento das capacidades de expressão em múltiplas linguagens, sentimentos, desejos, emoções, curiosidades e momentos constituindo sua identidade cultural, racial e religiosa.

A instituição de educação infantil tem como objetivo as relações educativas que acontecem num espaço de convívio coletivo, tendo como sujeito a criança. As múltiplas linguagens deve fazer parte do cotidiano no trabalho com as crianças com a seguinte ênfase:na linguagem oral, gestual, visual, literária e musical, onde não se deve priorizar e enfatizar apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com