TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação a Distância

Por:   •  29/9/2019  •  Ensaio  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 3

O aluno da educação a distância deve ser uma pessoa tem procure desenvolver características que facilitem e viabilizem o trabalho virtual, tais como organização, determinação e autonomia. O educando deve ser capaz de organizar o próprio tempo para realizar as atividades propostas no ambiente virtual de aprendizagem; ter persistência e manter o foco para o desenvolvimento dessas, pois ás vezes o aluno começa a estudar os temas sugeridos nas tarefas mas se distrai na internet e não finaliza as atividades e por último ter autonomia para estudar sozinho , ser curioso e determinado para encontrar soluções para questionamentos e dúvidas .Segundo o currículo em movimento : É preciso ter tempo para fazer o curso, disciplina para seguir o planejamento e autonomia para ser proativo.

Uma dificuldade dos alunos é a falta de interação presencial entre o aluno e seus professores, assim como com outros alunos (de sua área ou não); essa interação seria essencial para a formação de um profissional com habilidade para se relacionar com o público e colegas de trabalho no futuro, porém essa dificuldade pode ser amenizada com a participação nos fóruns do ambiente virtual. Outra dificuldade está no local de estudo do educando o qual deve ser propício ao estudo, com uma estrutura física que favoreça a concentração do estudante, e que disponibilize meios tecnológicos acessíveis e de fácil utilização.

O professor na educação a distância, deixa de ser um transmissor de conteúdo e passa a ser um mediador do aprendizado e desta maneira o educando deve assumir o papel de construtor do próprio conhecimento com uma atitude de busca pelas soluções dos problemas apresentados nos módulos do ambiente virtual de aprendizagem. Aprender a estudar sozinho é quase que um pré-requisito para se obter sucesso neste tipo de educação e em consequência adquirir e/ou aprimorar a aquisição da criticidade, da iniciativa, da participação e dos questionamentos sobre a realidade que circunscrevem o ser humano.

Com o advento da tecnologia e a globalização o ensino a distância tornou-se uma ferramenta de grande utilidade para a sociedade, com um tempo cada vez mais escasso, os estudantes veem no ensino a distância a grande oportunidade de se atualizarem e ao mesmo tempo entrarem no mercado competitivo. Um dos argumentos mais interessantes para sustentar essa tese é a falta de tempo, com o ensino a distância o aluno pode entre outras coisas fazer seu próprio tempo, estudar a hora que mais lhe convier ou mesmo encurtar a distância estudando em uma instituição muitos quilômetros da sua residência.

O ensino a distância veio romper fronteiras, estar além dos limites das salas de aula e provar que a longa distância pode ser apenas de um teclado para o outro. Há alguns anos atrás seria impensável esta nova e moderna modalidade de estudos, liga o pais de norte a sul e países diferentes, fazendo com que o ensino se perpetue para todos os cantos, bastando apenas o querer. “O desejo, a vontade de aplicar algo é de fundamental importância para que se obtenha sucesso. Esse componente diz respeito à questão de o aluno estar convencido da utilidade e vantagens dos procedimentos de aprendizagem autônoma e querer aplicá-los” (Silva, O aluno como sujeito da sua própria aprendizagem"). A essa nova forma de apreender os conhecimentos, os professores agradecem a uma importante lição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (30.5 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com