TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação a Distância

Por:   •  1/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  422 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

Vantagens do Ensino a Distância

Albertina Vieira de Melo1

A Educação a Distância (EAD) ainda sofre muitos preconceitos mesmo em meio ao século XXI, onde a tecnologia faz parte do nosso cotidiano. Por muitos é considerada como ensino de péssima qualidade uma vez que professores e alunos  não estão fisicamente no mesmo espaço. Contudo, a EAD apresenta inúmeras vantagens que ultrapassam a mentalidade preconceituosa de “estudar em casa” pelo computador.

A Educação a Distância pode ter ou não momentos presenciais, mas acontece principalmente com professores e alunos separados espacial e/ou temporalmente.

Trata-se de uma modalidade de ensino alternativo para pessoas que não tem possibilidades de assistir aulas presencialmente pois na sua cidade não possuem faculdades e/ou universidades, para aqueles que têm uma jornada de trabalho exaustiva e até mesmo para os que possuem alguma dificuldade de locomoção, entre outras situações. Assim, o EAD veio para permitir que essas pessoas se aperfeiçoem sem precisar se deslocar, uma vez que sem ele, não teria acesso ao Ensino Superior.

Este ensino pode ser utilizado por um grupo variado de pessoas formadas por classes sociais, raças e crenças diferentes em um único ambiente, o que proporciona uma maior troca de conhecimento, ou seja, provoca a quebra nas barreiras geográficas.
        Além disso, na EAD é o aluno que decide quando, como e onde estudar. O que favorece a autonomia e a autoaprendizagem, ou seja, é uma educação focada no aluno. Os estudantes deixam de ser meros receptores de informações e passam a ser ativos, a serem responsáveis pelo seu aprendizado.

A EAD propicia a flexibilidade, mas não a facilidade dado que o aluno fica livre para acompanhar os conteúdos no horário mais adequado a sua realidade. Para que o educando construa a autonomia é necessário que os mesmos tenham disciplina para o estudo, gestão de tempo, concentração e interajam com os outros participantes, visto que na educação a distância o aluno não tem o professor para ajudar. Para tal é necessário que criem um cronograma de estudo que esteja de acordo com seu ritmo de aprendizagem e com o tempo disponível que tem.

A EAD veio para diminuir as limitações, unir os mais diversos tipos de perfis de estudantes, e facilitar a vida de milhares de pessoas já que a mesma proporciona flexibilidade de estudo e localização. Por outro lado, estudar em casa é necessário ter disciplina já que muitas coisas à sua volta podem tirar a concentração como cansaço, barulho entre outros. É preciso saber se organizar para cumprir com o calendário acadêmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (45 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com