TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação de Jovens e Adultos

Por:   •  19/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente, pode-se destacar que o estudo da EJA atende jovens que não concluíram os estudos no tempo regular, além de ser direcionado a pessoas adultas que desejam aumentar o seu grau de escolaridade.  Com isso, o tema em questão tem como ponto principal destacar o processo de construção de autonomia dos alunos na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Como problema proposto podemos destacar que a EJA merece atenção, sendo assim, o educador deverá buscar formas eficazes que incentive os alunos na construção da autonomia e do hábito de ler.

Diante deste trabalho, se pode destacar a função da compreensão do ato de ler, como fator fundamental na atuação com os alunos da EJA, pois, as habilidades de leitura abrem muitas portas ao conhecimento, com isso o trabalho do educador tem a oportunidade de desenvolver um trabalho muito significativo com esses alunos.

Além de despertar o gosto e o prazer pela leitura possuem-se também objetivos extremamente pedagógicos, pois, o livro tem uma fonte muito rica que abre muitas possibilidades para que assim, os alunos possam através da imaginação compreender tudo o que acontece a sua volta. O trabalho em questão tem como objetivo oferecer aos alunos oportunidades de leitura de forma convidativa e prazerosa, e também despertar o interesse e a atenção dos mesmos, desenvolvendo, fatores como a criatividade, a percepção, a autonomia e criticidade.

Portanto, precisa-se ressaltar a importância da leitura diante do processo de contínuo aprendizado e que, mesmo não tendo concluído seus estudos em tempo regular os alunos da EJA precisam estar inseridos no contexto literário para que de maneira prazerosa o mesmo, venha adquirir intimidade com o texto e aos poucos estabelecer um diálogo com o que ouve ou com o que lê.  

O trabalho tem como objetivo proposto, fazer com que os alunos da EJA consigam adquirir o hábito de ler, pois, a leitura está diretamente relacionada à elaboração de sentidos produzida pelo leitor.

A metodologia adotada diante de tal contexto trata-se da concepção sobre a aprendizagem da leitura, fazendo com que o aluno da EJA leia convertendo letras em sons, tornando-se assim leitores capazes de produzirem melhores textos.

Portanto, o trabalho em questão se implicará em pesquisas bibliográficas através de um referencial teórico sobre aprendizado da leitura e os processos de construção de autonomia na Educação de Jovens e Adultos.

Para tratar do assunto foram feitos alguns levantamentos de dados, usando como principais fontes diversos tipos de textos, nos quais retratam o tema, onde se possibilitou na escola uma pesquisa significativa, de maneira que a leitura venha ter uma função verdadeira, criativa e inovadora entre as atividades que serão desenvolvidas com os alunos da EJA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com