TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Diversidade

Por:   •  28/3/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 8

1 INTRODUÇÃO

É de extrema importância trabalhar na escola, com os alunos desde as séries iniciais a diversidade e inclusão em sala de aula com a finalidade de formar alunos com mentes abertas para que os mesmos aceitem a todos sem discriminação ou qualquer forma de preconceito seja ele étnico-racial, de gênero, de orientação sexual, faixa etária ou religiosidade, para que todos sejam tratados de forma igualitária.

Um dos objetivos mais relevantes é conhecer e entender como a diversidade é reconhecida, entendida e trabalhada no ambiente escolar pelo professor que atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Outro objetivo é oferecer a esses alunos que serão futuros profissionais, as bases para que possuam a liberdade de fazer questionamentos reflexivos e críticos sobre a temática, bem como promover debates para acompanhar o crescimento expressivo dos alunos.

Buscaremos reconhecer a diversidade de maneira a considerar as necessidades especiais que estão representadas pelos alunos que compõem a sociedade e a escola e que possam estar sujeitos a algum tipo de exclusão.

Trataremos primeiramente sobre a apresentação das perguntas e as respostas realizadas por uma professora das Séries Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Apresentaremos nossos conceitos, analisando as respostas da professora sobre os conhecimentos apresentados e discutidos no decorrer do semestre que tratam direta e objetivamente sobre o assunto em pauta e, através dos textos disponibilizados na temática em questão analisaremos os aspectos inclusivos sociais, com base nos fundamentos teóricos dos artigos indicados.

Concluiremos manifestando nossas opiniões sobre o assunto da diversidade e inclusão social e apresentaremos as contribuições de aprendizagem que este trabalho trouxe para o grupo.

2 DESENVOLVIMENTO

Perguntas e respostas da entrevista realizada com uma professora que atua nos níveis finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

2.1 CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DO PROFESSOR

2.1.1 Idade: 36 anos

2.1.2 Formação: Graduação Licenciatura em Ciências Biológicas – Habilitação Biologia

2.1.3 Formação complementar (especialização/área): Especialização em Agroecologia e Segurança Alimentar.

2.1.4 Tempo de atuação no ensino: 7 anos

2.1.5 Jornada de trabalho semanal: 40 horas

2.1.6 Nível de atuação (atuação final do Ensino Fundamental e/ou Ensino Médio): Ensino Fundamental séries finais, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos)

2.2 IDENTIFICAÇÃO DA VISÃO DO PROFESSOR SOBRE AS QUESTÕES RELACIONADAS Á DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR.

2.2.1 Que é diversidade? Para mim diversidade é uma junção de aspectos relacionados às eventuais diferenças, variedades e divergências que unem vários aspectos e que se diferenciam entre si, por exemplo: diversidade cultural, diversidade biológica, diversidade étnica, linguística, religiosa, racial, faixa etária, entre muitas outras.

2.2.2 Como você trabalha com as questões da diversidade na escola? Eu procuro diversificar a pratica pedagógica, buscando atender as características e as necessidades de cada aluno, criando contextos educacionais que permitam atender as especificidades de todos. É primordial nos preocuparmos em desenvolver a aula reconhecendo as diferenças existentes entre os alunos. Devemos reconhecer o outro e valorizá-los de acordo com suas especificidades e potencialidades, assegurando aos alunos a equidade, ou seja, igualdade de oportunidades a todos para poderem se desenvolver de acordo com sua realidade.

2.2.3 Quais diversidades estão em evidência na sua escola? Percebo as diversidades de gênero, raça, valores, expressão de sexualidade, quantidade expressiva de massa corporal, ritmos de aprendizagem, configurações familiares, nível social, alunos com necessidades especiais.

2.2.4 Quais ações a escola deveria realizar para a promoção do respeito à diversidade na escola? Trabalhar com filmes que abordam a temática, palestras, oficinas, gincanas. Dialogar diariamente de forma interdisciplinar a visão preconceituosa que alguns alunos têm em relação às diferenças e ao mesmo tempo servir de exemplo aos educandos até perceberem que conviver com as diferenças é normal e saudável.

2.3 DESENVOLVIMENTO- 2º MOMENTO

Analisando as respostas da professora sobre o método de atuação na escola, bem como os conhecimentos apresentados por ela sobre a temática em questão, entende-se que os assuntos relacionados tratam direta e objetivamente sobre o assunto em pauta os quais abrangem aspectos inclusivos sociais em todas as áreas abrangentes e que se torna imprescindível debater princípios e práticas que garantam o trabalho escolar adequado para vincular esses resultados obtidos com a diversidade humana, social, cultural, econômica e dos grupos excluídos. Deve-se então buscar reconhecer a diversidade como uma junção de vários aspectos que abrangem muito mais do que aquilo que a população precisa, que entende-se como necessidades especiais, é preciso também considerar as questões de classe, gênero, raça e etnia, que estão representados por indivíduos que compõem a sociedade e sofrem algum tipo de discriminação, como as pessoas com deficiência, as populações do campo, mulheres, os afrodescendentes, os indígenas, os que diferem suas orientações sexuais, os que vivem nas ruas, as discriminações no que se refere a religiosidade, peso, entre outros.

A diversidade em geral se manifesta na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem toda a humanidade. Ela está presente em nosso dia a dia muitas vezes sem percebermos, mas devemos estar a par que ela existe para que todos tenham igualdade nas oportunidades deixando de lado o preconceito.

Para que isso ocorra é necessário que os professores e os demais profissionais que atuam na escola, tornem-se responsáveis pelo trabalho com os conteúdos acadêmicos, e que ao mesmo tempo, sintam-se responsáveis em intermediar debates complexos e fundamentados na temática em questão, sempre integrando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (57.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com