TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação à Distância e suas Transversalidades.

Por:   •  27/8/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.979 Palavras (12 Páginas)  •  39 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

WEB CURRÍCULO E CURRÍCULOS NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD).

A Educação à Distância e suas transversalidades.

Carlos Alves Marques[1]

RESUMO

O presente trabalho reflete a Educação, como um processo dinâmico em toda sua evolução. O desenvolvimento das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem contribuído significativamente, pós pandemia, para acelerar o processo de adequação a um novo momento.  Os indivíduos compartilham praticamente os mesmos interesses e objetivos dentro do domínio do conhecimento. Redes de informação e conhecimento são sempre construídas. A globalização da informação e a competitividade acirrada têm afetado diversas áreas do conhecimento nas quais a Educação está inserida. Consequentemente, preparar e qualificar educandos para um novo jeito de aprender e apreender através de uma metodologia digital. O presente trabalho trata dessa preparação que sempre se modifica com o avanço da tecnologia digital e suas possibilidades. Foi utilizada uma abordagem bibliográfica cuja análise baseou-se principalmente na análise documental. Esta pesquisa confirma a tese de que as diversas competências podem e devem trabalhar com temas transversais no mundo globalizado.  Expondo tendências e exigências curriculares oferecidos no Brasil, inserido sobre as especificidades da Educação a Distância (EAD) como modalidade de ensino-aprendizagem. Com as informações levantadas ao longo da pesquisa, finalmente fazemos com abordagem da EAD on-line para uma Educação acessível, utilizando como formato um currículo web para atingir as novas competências exigidas pela área, simultaneamente integrando a temas transversais, através do fluxo tecnológico digital e uma abordagem de educação para todos, diferenciada quanto a aplicabilidade de conteúdos.

Palavras-chave: Tecnologias de Informação. Web currículo. Transversalidade.

ABSTRACT

The present work reflects Education, as a dynamic process in all its evolution. The development of Information and Communication Technologies (ICTs) has contributed significantly, post-pandemic, to accelerate the adaptation process to a new moment. Individuals share virtually the same interests and goals within the domain of knowledge. Information and knowledge networks are always built. The globalization of information and fierce competition have affected several areas of knowledge in which Education is inserted. Consequently, preparing and qualifying students for a new way of learning and apprehending through a digital methodology. The present work deals with this preparation that is always changing with the advancement of digital technology and its possibilities. A bibliographical approach was used whose analysis was based mainly on documental analysis. This research confirms the thesis that the different competences can and should work with transversal themes in the globalized world. Exposing trends and curricular requirements offered in Brazil, inserted on the specificities of Distance Education (EAD) as a teaching-learning modality. With the information gathered throughout the research, we finally approach online distance learning for accessible education, using a web curriculum as a format to achieve the new skills required by the area, simultaneously integrating cross-cutting themes through the digital technological flow and an approach to education for all, differentiated in terms of content applicability.

Keywords: Information Technologies. Web resume. Transversality.

1. Introdução

O avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação[2] (TICs) tem contribuído significativamente para a interferência do processo de mudança social. Na Educação atual indivíduos encorajam virtualmente dos mesmos interesses e objetivos no campo do conhecimento. 

Exatamente sobre contexto educacional, permeada pelos avanços das tecnologias digitais e suas possibilidades, que se inserem a presente pesquisa. Ela foi desenvolvida adotando-se a pesquisa bibliográfica, cuja análise se baseia eminentemente na análise documental.  Para tal, conceitos e competências necessárias ao perfil do educando e do educador. Analisando tendências e prescrição curricular na Educação à Distância – EAD,  no Brasil e ainda, discorro sobre as especificidades como modalidade de ensino-aprendizagem na construção de um Web Currículo. Redes de informação e de conhecimento são construídas a todo momento e transversalmente. A globalização da informação e a concorrência têm afetado diversas áreas do conhecimento nas quais se insere a Educação.

Diante das informações que seguem ao longo da pesquisa, surge uma proposta de formação na modalidade de Educação a Distância, utilizando como formato um web currículo em rede para atingir as novas competências necessárias, integrando simultaneamente espaços mais adequados e atualizados de formação, por meio da fluência tecnológica digital e de um tratamento pedagógico diferenciado em relação aos novos conteúdos de forma contínua e transversal para a formação de cidadãos.

2. A Educação à Distância e suas transversalidades interdisciplinar.

Há diversas formas de entender como se ensina e se aprende através da web tecnologia, adequando a um contexto de um currículo que se adequa a diferentes momentos históricos em que está sendo concebido. Assim, a luz da Base Nacional Comum (BNCC)[3] , a escola deve possibilitar aos educandos apropriar-se das linguagens das tecnologias digitais e tornar-se aptos em sua utilização. Acontecendo, assim, a consolidação da aplicação dos recursos tecnológicos em cada disciplina.

"ler, escutar e produzir textos orais, escritos e multissemióticos que circulam em diferentes campos de atuação e mídias, com compreensão, autonomia, fluência e criticidade, de modo a se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos, e continuar aprendendo". (BNCC, 2018, pág. 87).

Hodiernamente, a Educação à Distância (EAD) é uma realidade que se solidificou por consequência do período da pandemia (COVID 19), trazendo para o nosso contexto educacional uma possibilidade de apreender e se fazer educação de uma forma prazerosa e confortável no interior de suas casas, de forma remota a aquisição do conhecimento formal.

Conferenciar o conhecimento mediada pela tecnologia, em um mundo cibernético que favoreça o aprender além da sala de aula física, não significa outra forma de se fazer Educação, é legitimar a Educação a distância. Quanto o presencial ou a distância, são modalidades que o educando será capaz de escolher de acordo suas necessidades, se adequando a uma sala de aula virtual. Esse método antagônico se perderá no contexto da história, se estreitando o tanto quanto seja física ou virtual. É possível ter Educação de qualidade a distância e sem qualidade na forma presencial, ou vice-versa. Não é a modalidade que faz a qualidade, e exatamente o compromisso do educando com o processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (362.2 Kb)   docx (234.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com