TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Elaboração e analise de projetos

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 2]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Elaboração e Análise de Projetos

Curso:

Professor:

Nome do estudante[pic 3]

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

O crescimento explosivo da cidade de Mares do Sul e a forte migração de habitantes de outras localidades vêem contribuindo para a perda de identidade cultural do município. Trata-se de um município com aspectos turísticos, culturais e folclóricos diversificado e acentuado, o que oportuniza investir na preservação da identidade, na valorização da cultura. O gestor municipal demonstra preocupação com a necessidade de preservação, resgate, recuperação e organização da cultura popular, bem como com a vocação turística da cidade e pretende associar estes dois aspectos: cultura e turismo, possibilitando que a cidade receba mais turistas e a difusão das expressões culturais.

Para tanto há necessidade de um planejamento, melhor dizendo, a elaboração de um projeto.  Para esta elaboração torna-se importante definir o que se quer que aconteça com o projeto e a compreensão do ciclo de um projeto permite que tenhamos uma ideia sobre o que se pretende desenvolver. A partir do que você estudou defina o tipo de projeto que você proproria e o desenvolvimento em cada fase do ciclo de vida de um projeto.

 Projeto: Promover passeios turísticos para a cidade de Mares do Sul

 Fases do Projeto.

 Ideia do projeto- promover passeios turísticos em lugares históricos da cidade, transmitindo diversão e cultura para os seus visitantes.

 Planejamento- projetar visitas nos pontos turísticos, procurando guias que conheçam bem a cidade através de seus conhecimentos dando confiança para quem os visitam.

 Execução- Pesquisar sobre cada localidade, principalmente nos mais bonitos; saber das principais histórias da cidade de Mares do Sul; distribuição de panfletos com as atrações turísticas da região; procurar parcerias com empresários, a fim de patrocinar o projeto.

 Conclusão-Elaborar os roteiros que possam ser visitados, divulgar o projeto através de rádio local.

Questão 2 (2,0 pontos)

Utilizando-se da internet, faça uma pesquisa e aponte 10 características, habilidades, competências que um gestor de projetos precisa ter. Das 10 apresentadas, escolha 5 e discorra sobre elas. Por que as 5 escolhidas são representativas para você?

Lembre-se de mencionar a fonte de pesquisa, autor, ano, conforme normas da ABNT.

 Comunicação eficaz, Influência na organização, liderança, Motivação, Negociação, Gerenciamento de conflitos, Resolução de conflitos, Espirito de equipe, Atitude e Visão.

  Comunicação eficaz-Um bom gestor de projetos investe seu tempo em comunicação. E um distribuidor de  informações( verbal, escrita, formal e informal) visando sempre atender as perspectivas dos diversos stakehoders  do projeto.

 Influência na organização- Como integrador, a principal função do gestor é integrar todos os pedaços de um projeto em uma única coisa.

 Liderança- o gestor é uma referencia da equipe e do cliente e  não um obstáculo.

 Motivação- È um profissional auto-motivado (pró-ativo) e que motiva os demais integrantes da equipe, valorizando as qualidades e apontando as melhorias necessárias.

 Liderança- capacidade de realizar o trabalho, concentrando os esforços de um grupo de pessoas para um objetivo comum e que lhes permita trabalhar com uma equipe.

   Fonte: www.inovagp.com/2011/11/características-de-um-bom-gestor-de-projetos

Questão 3 (2,0 pontos)

Leia com atenção o texto abaixo:

Em entrevista à Microsoft (Construindo resultados com o gerenciamento de projetos) publicada na revista Mundo PM, Ricardo Vargas faz um estudo interessante sobre a gerência de projetos e defende que ao falarmos de gerenciamento de projetos devemos observar que ele não nasceu ontem, precisamos saber que há 30, 40 anos atrás já se estudava e normalizava seus padrões, conceitos e boas práticas. Para Vargas, as palavras de “ordem” de um gerenciamento de projeto são:

GERENCIAMENTO DE ESCOPO, GERENCIAMENTO DE RISCO, COMUNICAÇÃO E RECURSOS HUMANOS (aspectos humanos) e ainda acrescentamos CRONOGRAMA.

Apresente as definições para cada palavra CONCEITO mencionadas. Para tanto proceda a pesquisas e utilize o material didático.

 GERENCIAMENTO DE ESCOPO: E uma ferramenta de planejamento que descreve como a equipe irá definir o escopo do projeto, desenvolver a declaração do escopo detalhada do projeto, definir e desenvolver  a estrutura analítica do projeto, verificar o escopo do projeto e controlar o escopo do projeto.

 GERENCIAMENTO DE RISCO: É um processo de planejar, organizar, dirigir e controlar os recursos humanos e matérias de uma organização, no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível. Sendo um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efeitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais, ao meio ambiente e a imagem da empresa.

COMUNICAÇÃO: É o processo de interação social através de símbolos e sistemas de mensagens que produzem como parte da atividade humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (319.7 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com