TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

: A Eletricidade Em Nosso Dia-a-Dia E Seu Consumo Racional

Pesquisas Acadêmicas: : A Eletricidade Em Nosso Dia-a-Dia E Seu Consumo Racional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  2.665 Visualizações

Página 1 de 7

A Eletricidade em Nosso Dia-a-Dia e seu Consumo Racional

1. APRESENTAÇÃO

A eletricidade tornou-se indispensável em nossas vidas, na maior parte do Brasil, ela provem de uma fonte não renovável, que é a água dos rios. Atualmente, com o desenvolvimeto economico de algumas faixas da população brasileira, o consumo de energia vem aumentando cada vez mais, já que a população vem comprando mais eletrodométicos para seu conforto.

Seu desperdício,seja por hábitos adquiridos ou funcionamento inadequado dos equipamentos eletrodomesticos, além de acarretar altos custos à conta de energia, também representa perigo de sobrecarga à rede eletrica, já todos fazem uso da eletricidade a todo o tempo, podendo ocorrer até mesmo um apagão .

Pensando na preservação deste bem precioso,a água, na economia do orçamento doméstico que se pode obter com o uso racional e consciente da energia elétrica, sem abrir mão do conforto, e promover a utilização dos eletrodométicos com maior eficiencia e economia, é proposto o projeto entitulado "A Eletricidade em Nosso Dia-a-Dia e seu Consumo Racional". O público alvo é a comunidade escolar (professores, diretores, moradores da comunidade, funcionários da escola, pais e alunos) alcançados por atividades desenvolvidas pelo corpo discente que serão multiplicadores.

2. OBJETIVOS GERAL

Desenvolver na comunidade escolar hábitos de consumo racional de energia elétrica a partir da conscientização de sua importancia para o homem.

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Realizar pesquisas bibliográficas e de campo, entrevistas e oficinas em grupos;

• Tabular os dados obtidos;

• Controlar o consumo dos locais escolhidos para acompamhamento de variação de consumo energético;

• Produzir cartazes, panfletos, gráficos, etc;

• Visitar moradores da comunidade com informes sobre o projeto e dicas sobre como economizar energia eletrica em casa;

• Apresentar resultados em seminários,dramatizações e demais produções, na escola;

• Estimular a mudança de hábito, da comunidade escolar em geral, através de dicas fáceis de combate ao desperdício de energia elétrica.

4. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE

Este projeto pode ser desenvolvido , pelo menos, ao longo de um mês na escola, onde alunos farão pesquisas sobre a energia eletrica com abordagens do tipo: uso racional de energia, outras fontes geradoras de energia eletrica, a importancia da eletricidade para o homem, custos e tarifas da conta de energia elétrica, os aparelhos eletrodomésticos que mais e que menos consomem eletricidade, selo procel; também poderão entrevistar um representante da companhia energética local para obter informações dos programas que ela mantem para redução do consumo de energia nas residencias. Por exemplo, a CEMAR, companhia energetica do Maranhão troca geladeiras velhas que consomem mais energia por outras novas que consomem menos,assim como outras companhias também o fazem,através da Eletrobrás. Ainda poderão ser feitos trabalhos relacionados ao tema, com abordagens por disciplinas, por exemplo:

Português: paródias e redações;

Matemática: gráficos e tabelas de consumo;

Geografia: localização de represas hidreletricas em um mapa do país, consumo por regiões, desenvolvimento economico da classe C;

Física: quanto gasta uma lâmpada, transformação de kwh em watts e valor do kwh em dinheiro ;

História: estudo da história e expansão da eletricidade no país;

Química: transformação de água em eletricidade e outras fontes geradoras de eletricidade;

Sociologia: dramatizações e seminários.

O estudo do tema pode ser dividido por turma onde os professores serão responsáveis pela orientação dos trabalhos de cada turma. Após os estudos preliminares, eles terão uma semana de exposição de seus trabalhos e resultados de pesquisa do projeto na própria escola e, panfletagem na comunidade com dicas de economia de energia elétrica no lar, etc.

Ainda, como avaliação do resultado do projeto, serão apresentadas em um painel, gráficos da variação das contas de energia elétrica -do mês anterior ao projeto e a conta do mês seguinte- da escola, de uma residencia da comunidade e da residencia de um aluno, onde foi feito o acompanhamento do consumo da eletricidade, para verificação da provável baixa de consumo de energia através da prática dos hábitos racionais.

5. REFERÊNCIAS

Agencia Brasil. Consumo de energia elétrica aumenta com o crescimento da classe C. Correio do Estado, caderno notícias, Brasil/Mundo. Publicado em: 25/05/2011. Disponível em: http://www.correiodoestado.com.br/noticias/consumo-de-energia-eletrica-aumenta-com-o-crescimento-da-cla_112113/ . Acesso em:25/05/2011

Associação Comunitária Bosque Residencial do Jambreiro. Uso racional de energia elétrica. Disponível em: http://www.bosquedojambreiro.com.br/comunicados/uso_racional.htm . Acesso em:26/05/2011.

JUNIOR, Cirilo. Consumo de energia sobe 5,2% em abril, segundo o ONS, Folha.com,Uol,caderno mercardo, Rio de Janeiro. Publicado em: 04/05/2011. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/911183-consumo-de-energia-sobe-52-em-abril-segundo-o-ons.shtml . Acesso em:23/05/2011.

SILVA, Daniel edição. Eletrobras realiza entrega de geladeiras de baixo consumo em Teresina.180graus,caderno Geral. Publicado em: 26/05/2011. Disponível em: http://www.180graus.com/geral/eletrobras-realiza-entrega-de--geladeiras-de-baixo-consumo-em-teresina-429379.html . Acesso em: 26/05/2011

Anexos

Reportagem 1: Consumo de energia sobe 5,2% em abril, segundo o ONS

CIRILO JUNIOR

DO RIO

O consumo de energia elétrica cresceu 5,2% em abril, na comparação com igual período em 2010, segundo dados preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) divulgados nesta quarta-feira.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com