TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Embriologia

Por:   •  5/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 5

Unioeste- Universidade Estadual do Oeste do Paraná

  Centro de Ciências Biológicas e da Saúde – CCBS

Curso de Fisioterapia

Exercícios sobre Embriões

Aluna: Cecília Felix da Silva

Professora: Lianara Teresinha Mumbach Brandenburg

Cascavel

2013

  1. Analise a figura abaixo referente a um Embrião de galinha com 18 horas de desenvolvimento (Coloração: hematoxilina), montagem total e descreva sobre a gastrulação e formação da linha primitiva, processos estes que ocorrem nesta fase.

[pic 1]

Gastrulação

É o processo pelo qual o disco embrionário bilaminar é convertido em disco embrionário trilaminar (dando origem aos três folhetos embrionários, ectoderma, endoderma e mesoderma). A gastrulação é o inicio da morfogênese e é o acontecimento significativo da terceira semana. A gastrulação se inicia com a formação da linha primitiva na superfície do epiblasto do disco embrionário. E as camadas germinativas e a notocorda também são processos importantes que ocorrem durante a gastrulação. Durante esse período, o embrião é algumas vezes denominado gástrula.

Formação da Linha Primitiva

A linha primitiva resulta da proliferação e migração de células do epiblasto para o plano mediano do disco embrionário. Na sua extremidade anterior, a concentração de células recebe o nome de nó primitivo (ou nó de Hensen). Essas células migram para as camadas inferiores, notando-se um sulco na linha, o sulco primitivo, e um orifício no nó primitivo, a fosseta primitiva. A linha primitiva forma mesoderma ativamente até o início da quarta semana. E normalmente sofre mudanças degenerativas e desaparece no fim da quarta semana.  

  1. Analise o Embrião de galinha abaixo com 24 horas de desenvolvimento (Coloração: hematoxilina), montagem total e descreva sobre a neurulação que ocorre nesta fase e a importância da notocorda para o desenvolvimento neural.

[pic 2]

Neurulação

Na neurulação ocorrem os processos envolvidos na formação da placa neural e pregas neurais e fechamento destas pregas para formar o tubo neural (primórdio do sistema nervoso central). Este embrião representa o período da Organogênese humana (na ave 24 horas de incubação), pois nesse momento,os esboços de alguns órgão estão se formando, de maneira bem rudimentar. Estes processos terminam na quarta semana, quando ocorre o fechamento do neuróporo caudal. Durante a neurulação, algumas vezes o embrião é denominado nêurula.

Importância da notocorda para o desenvolvimento neural

No que diz respeito à formação do sistema nervoso, a primeira resposta morfológica do embrião à indução primária é a transformação do ectoderma ao processo notocordal em uma faixa alongada de células epiteliais espessadas, denominada placa neural. Esta placa futuramente formará o tubo neural (segunda e terceira semana) e mais tarde com o dobramento embrionário (quarta semana) dará origem ao sistema nervoso central (encéfalo).

  1. Analise o Embrião de galinha abaixo com 33 horas de desenvolvimento (Coloração: hematoxilina), montagem total e descreva sobre a organogênese do sistema nervoso que ocorre nesta fase e a importância da formação dos somitos.

[pic 3]

Organogênese do Sistema Nervoso

Durante a organogênese, ocorrem divisões e especializações celulares. Finalmente, por diferenciação celular dos diferentes folhetos formam-se os tecidos e órgãos do embrião. O primeiro sistema a formar-se é o nervoso, sendo essa etapa da organogênese designada neurulação e o embrião dela resultante nêurula. A notocorda e o mesoderma paraxial induzem o ectoderma sobrejacente a se diferenciar na placa neural, de onde se origina o sistema nervoso. A formação da placa neural e do tubo neural tem início na quarta semana. Quando a notocorda e o tubo neural se formam o mesoderma se diferencia em porções pares, chamados de somitos, que se localizam de cada um dos lados da notocorda e do tubo neural.

Formação dos Somitos

                        Os somitos formam elevações que se destacam na superfície do embrião, a partir dos quais as células mesenquimais migram e dão origem às vértebras, costelas e musculatura axial. Começam a aparecer no final da terceira semana. No final da quinta semana, 42 a 44 pares de somitos estão presentes. Como os somitos são bem proeminentes durante a quarta e quinta semanas, eles são usados como um dos vários critérios para determinar a idade do embrião. Os somitos aparecem primeiro na futura região occipital do embrião.

  1. Analise os Embriões de galinha abaixo com 48 horas de desenvolvimento (Coloração: hematoxilina), montagem total e descreva sobre a formação do coração primitivo, da vesícula óptica, vesícula ótica e das novas vesículas encefálicas que se formaram e indique o que o destino das mesmas (o que originarão).

[pic 4]

[pic 5]

Formação do Coração Primitivo

O coração primitivo forma-se de maneira semelhante, a partir de células mesenquimais na área cardiogênica. Tubos endocárdicos pares formam-se antes do fim da terceira semana e começam a se fundir num tubo cardíaco primitivo. No fim da terceira semana o tubo cardíaco endotelial já se ligou a vasos sanguíneos do embrião, pedículo embrionário, córion e saco vitelino para formar um sistema cardiovascular primitivo. O sangue começa a circular e os batimentos cardíacos principiam. Assim, o sistema cardiovascular é o primeiro sistema de órgãos a atingir um estado funcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (485.9 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com