TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Empresa Criadora De Conhecimento

Pesquisas Acadêmicas: A Empresa Criadora De Conhecimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  417 Palavras (2 Páginas)  •  1.420 Visualizações

Página 1 de 2

A Empresa Criadora de Conhecimento.

Ikujiro Nonaka.

Ikujiro Nonaka, japonês Teórico Organizacional, associou o sucesso das empresas japonesas em sua capacidade de criar novos conhecimentos e utilizá-lo para produzir produtos de sucesso e tecnologias. As empresas japonesas se tornaram líderes mundiais no setor automotivo e indústria de eletrônicos, entre outros.

No texto, Nonaka explica que há dois tipos de conhecimento: conhecimento Explícito, contidas nos manuais e procedimentos (livros, revistas, artigos, etc.) e conhecimento Tácito, conhecimento pessoal incorporado à experiência individual, comunicadas apenas indiretamente, por meio de metáfora e analogia.

Poucos administradores captam a verdadeira natureza da empresa criadora de conhecimento, nossos gestores se concentram em conhecimentos Explícitos, já os japoneses possuem o foco no conhecimento Tácito, mas aprenderam como transformar conhecimento tácito em explícito.

A interação entre essas duas formas de conhecimento (tácito-explícito) compõe o modelo de espiral do conhecimento.

Para isso, são necessárias várias conversões de conhecimento tácito-explícito em um processo contínuo.

No texto, Nonaka cita um exemplo dessa conversão.

Em 1985, os especialistas em desenvolvimento de novos produtos de uma empresa japonesa, visavam melhorar a qualidade de seus produtos. Embora a equipe de engenheiros e projetistas da empresa fosse competente, a máquina produzia pães de qualidade inferior. Um dos engenheiros da empresa teve a ideia de observar o trabalho dos padeiros na melhor padaria da cidade. Durante meses observou a forma de trabalho dos padeiros e notou que os padeiros tinham uma forma especial de esticar a massa, pois eles torciam, ao mesmo tempo, que esticavam a massa. O engenheiro aprendeu assim os segredos tácitos daquele padeiro para tácito do engenheiro. Um ano observando o trabalho dos padeiros e fazendo testes de laboratório levou o engenheiro a decidir pela inclusão de novos componentes internos na máquina (capazes de imitar a “torção” da massa pelo padeiro). Além disso, levou o engenheiro a elaborar uma nova especificação para o projeto do aparelho, de tal forma que os técnicos na empresa pudessem compreender as novas ideias

Quando os gerentes aprendem esses conceitos, eles percebem que as ferramentas adequadas para o gerenciamento da empresa criadora de conhecimento são muito diferentes dos encontrados na maioria das empresas ocidentais.

Os gerentes devem desafiar os empregados a reexaminar seus pressupostos.Tais reflexões são sempre necessárias nas empresas criadoras de conhecimento.

De acordo com um pesquisador da Honda, “os gerentes seniors são românticos que partem em busca de ideais”.

Nonaka deu um passo mais longe, argumentando que criar conhecimento tornar-se a chave para manter uma vantagem competitiva no futuro.Porque o ambiente competitivo e as preferências do cliente mudam constantemente, o conhecimento perece rapidamente.

.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com