TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Equipe Escolar

Trabalho Universitário: A Equipe Escolar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  389 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

A equipe escolar

Para se ter qualidade na prestação dos serviços escolares é importante a colaboração de todos os envolvidos neste processo, acredito que a escola precisa analisar a comunidade onde está inserida a escola, para assim poder traçar métodos para trazer a comunidade para a escola e os tornar membros necessários para o desenvolvimento escolar, é importante a escola trabalhar mais unida, de uma forma de gestão participativa. A democracia como processo é algo enriquecedor, e a escola e seus parceiros precisam andar de mãos dadas, que todos estejam direcionados para a melhoria da qualidade do ensino, que todas as decisões sejam tomadas de comum acordo, que a base de todos os trabalhos realizados na escola seja o projeto pedagógico e que este seja fruto do consenso de todos os integrante da comunidade escolar.

É imprescindível que o trabalho coletivo seja realizado com amor por todos.

1 - O que seria uma gestão escolar democrática e qual é o papel do gestor e como ele deve se posicionar mediante este princípio?

A gestão escolar democrática é quando se tem a participação social, coletiva, de pais, professores, estudantes e funcionários da organização, que ajudam na formulação de políticas educacionais; no planejamento; na tomada de decisões; na definição do uso de recursos e necessidades de investimento; nos momentos de avaliação da escola e da política educacional, um repensar na estrutura do poder na escola. A construção da gestão democrática implica na luta pela garantia da autonomia da unidade escolar, na avaliação, nos projetos, em que haja uma dimensão participativa, onde todos podem falar e contribuir e o gestor poderá falar e ser ouvido.

O gestor terá uma liderança democrática e articulada, pois respeitará e dará voz ao coletivo, favorecendo a autonomia e envolvimento no âmbito pedagógico. É muito importante que todos façam parte dos projetos pedagógicos.

2 - Você considera importante que professores, funcionários, alunos e seus familiares conheçam bem a visão, a missão e o projeto pedagógico da escola?Justifique.

Com certeza, é de muita importância que todos conheçam a visão, a missão e o projeto pedagógico da escola, todos precisam estar inseridos em prol de uma educação e desenvolvimento melhor para os alunos e quando se tem participação se torna algo bem melhor. Todos devem fazer parte, contribuir de alguma forma, devemos fazer parte da gestão democrática, é uma contribuição à cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com