TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Utilização Das Tecnologias Nas Escolas

Artigo: A Utilização Das Tecnologias Nas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.244 Palavras (5 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS

Vitória da Conquista

2012

TRABALHO INTERDISCIPLINAR

EIXO TEMÁTICO: A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS

Vitoria da Conquista

2012

INTRODUÇÃO

A utilização das tecnologias nas escolas propõe uma novidade na pedagogia do aprendizado dos educandos e educadores. Realizamos uma pesquisa sobre a utilização das mídias no colégio Paulo VI. Com o objetivo de identificar como é aproveitado esses meios por parte dos professores e alunos, quais os desafios encontrados e as contribuições no processo de formação dos mesmos. Verificou-se que nessa pesquisa, as tecnologias são meios de renovar as formas de ensinar, além de enriquecer o interesse dos alunos na sua utilização e no aprendizado. O Colégio realizou um projeto com a utilização das tecnologias, o resultando foi satisfatório. Os autores Pedro Demo, Moacir Gadotti, José E.& Romão, José Armando Valente, com suas teorias intensificam a importância das tecnologias nas escolas.

Desse modo, o presente trabalho pretende apresentar a experiência desse Colégio, confirmando que é necessário a ultimação das tecnolologias e é possível perceber os desafios e potencialidades nesse processo de interação: tecnologia e educação.

DESENVOLVIMENTO

Muito já se foi discutido sobre o uso das tecnologias e do computador na educação. Com base em todas as discussões e experiências realizadas, confirmou-se que tais recursos devem constituir-se em ferramentas de apoio e desenvolvimento da aprendizagem acadêmica, ou seja, o objetivo não é fazer com que os alunos aprendam informática simplesmente, e sim aprender melhor as disciplinas a partir do uso do computador.

Mas infelizmente não é o que temos presenciado, gastou-se muito e efetivamente os resultados obtidos foram além do desejável.

A escola que realizamos a pesquisa foi o Colégio Paulo Vl, que possui vários computadores colocados em diferentes setores. Contudo não há laboratórios para utilização dos alunos e muito menos da comunidade. Os equipamentos como projetores de slides, caixa de som, microfones são utilizados nas salas de aulas, principalmente em três delas que atendem diariamente as turmas do ensino fundamental II e ensino médio. Há um pequeno laboratório de química com alguns equipamentos. Recentemente foi encomendado um microscópio binocular eletrônico.

O advento do computador na educação, segundo Valente (1993, p. 24), “provocou o

questionamento dos métodos e da prática educacional [...] provocou insegurança em

alguns professores menos informados que receiam e refutam o uso do computador na sala de aula”.

Percebe-se que um dos motivos que levam experiências inovadoras, a não se instituírem na escola é a resistência dos professores e, certamente, o maior desafio é como preparar o professor que está sendo chamado a incorporar os recursos tecnológicos em seu fazer pedagógico.

O computador, no ambiente de aprendizagem, portanto, pode provocar uma mudança de paradigma pedagógico. De acordo com Valente (1999), a formação do professor não tem acompanhado o avanço tecnológico porque as mudanças pedagógicas são difíceis de serem assimiladas e implantadas na escola. Outra dificuldade é que a velocidade das mudanças da informática exige muito mais do professor, o que acaba deixando-o estático diante dessas mudanças.

Sabe-se contudo, que a introdução do computador na educação tem auxiliado no processo de ensino e de aprendizado, mas o resultado tem sido pouco observável na prática e a educação formal continua essencialmente inalterada.

A rede Católica de Educação, disponibiliza por meio de site: Portal Educativo Católico, diversos jogos para trabalho com eixos temáticos das diferentes etapas e anos de ensino.

O site de uma escola constitui um recurso inovador e original. Através dele, a escola pode abrir suas portas à comunidade escolar, disponibilizando informações úteis como dados sobre os projetos executados durante o ano letivo, fotos das atividades, passeios, aulas complementares e muito mais.

Como recurso de aprendizagem, o site pode constituir-se como espaço onde os alunos poderão publicar os seus trabalhos, conscientes da audiência que irão ter, transcendendo em muito os limites da sala e da escola. Através de ferramentas de comunicação disponíveis, poderão constatar com outros colegas mais próximos e distantes, com um mosaico de pessoas interessadas ou conhecedoras dos mesmos assuntos, dando uma nova dimensão ao trabalho.

Para a criação do site, deve-se tomar cuidado com seu conteúdo, design, aspectos técnicos e visuais, facilidade no acesso e deve ser sempre atualizado, incentivando o acesso de pais e aluno.

A escola ficou meio que à parte dos avanços tecnológicos justamente devido às políticas públicas que investem na educação de forma meio tímida em nosso país

Com isso os educadores também se acomodaram e desenvolveu-se uma espécie de acordo entre uma grande maioria:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com