TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologias Contemporânea Na Escola

Trabalho Escolar: Tecnologias Contemporânea Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2013  •  2.371 Palavras (10 Páginas)  •  909 Visualizações

Página 1 de 10

UAB/UNB

ARTES VISUAIS

ANA RAQUEL SILVA DA CONCEIÇÃO

IRINEIA FERNANDES DE ALMEIDA SOUZA

ALDA EMÍLIA MACHADO TONDELLI

TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS NA ESCOLA 3

BARRETOS SP

2013

Resenhar sobre o Filme: O Quarto Poder do diretor Costa Gravas.

O filme retrata a rotina de um repórter que busca boas notícias para ganhar prestígio após sucessivos erros e furos de reportagens. O reporte Max Brackett como é conhecido, visita um museu com grandes problemas financeiros a fim de entrevistar a responsável por manter o museu, Max acaba não dando muita importância, já que o museu estava praticamente arruinado, mas acaba se deparando com muitas crianças que visitavam naquele momento, bem como a presença de um homem visivelmente enlouquecido que deseja conversar com a responsável pelo museu. Ele continua dentro do museu enquanto a responsável atende Sam Baily, um antigo funcionário que não aceita sua demissão. Sam saca uma arma com a finalidade de intimidar, mas acaba cometendo um deslize atira aleatoriamente, acaba acertando seu antigo companheiro de trabalho. Diante deste ocorrido ele decide manter todos os que se encontram naquele espaço trancados até pensar sobre como reverter o ocorrido, mas mal sabe este que há um repórter insaciável por notícias que possam lhe dar status dentro da emissora em que trabalha. Max se aproveita da circunstância e informa a emissora sobre o que está havendo. A notícia torna-se agradável aos olhos da mídia, mas para o ex-funcionário sua condenação expressamente apresenta-se a partir daquele exato momento assinada diante de um país com duras Leis.

Sam se espanta ao ligar um televisor e descobrir que há um repórter escondido no banheiro do museu e que o mesmo já havia comunicado sobre o incidente e decide manter todos reféns com a chegada da polícia. Ele aparentemente quer apenas se ver livre de encrencas e ter seu emprego de volta, mas o repórter relembra várias notícias atemorizando e deixando o aparente sequestrador ainda mais irritado. A polícia faz contato e ele se complica ainda mais ao dar ouvidos ao que o repórter diz colocando mais lenha na fogueira com ideias contrarias às de um trabalhador e pai de família que simplesmente queria seu emprego de volta. Ele negocia crianças por uma entrevista com o repórter Max e se deixa ser manipulado por ele obedecendo alguns comandos. O repórter complica ainda mais relatando ao policial, coisas que o suposto sequestrador jamais faria. Uma professora se vê em apuros, pois há crianças sob sua responsabilidade e ainda a responsável pelo museu, um repórter manipulador de informações que coloca coisas na cabeça de um homem despertando outros sentimentos nele e o suposto sequestrador totalmente vulnerável e disposto a uma possível tragédia para se vê livre.

Entendo que a partir deste momento as pessoas bem mais instruídas conseguem manipular outro indivíduo este caso um suposto sequestrador. Max consegue influenciá-lo, bem como, despertou nos seus espectadores certo desgosto, mas a família de Sam Baily não acredita na versão dada diante das câmeras e ficam revoltados, mas de mãos atadas por serem também vítimas de tudo o que está sendo retratado pela mídia a uma maioria com as cenas abrangidas pelos repórteres que transmitem uma imagem oposta sobre aquele homem.

O filme continua e visivelmente o suposto sequestrador é ainda exposto pela mídia como sendo racista e Max o responsável por tudo isso começa a manipular os fatos para que haja mais ibope e consequentemente aumente sua popularidade ambicionando algo a mais. Sam nem se dá conta e se presta a uma entrevista ao vivo dirigida por Max que complica ainda mais a vida daquele simples homem. Sem contar que o FBI passava a observar cada movimentação de um ângulo especial e que surgia outros repórteres interessados pela reportagem. Max nessa altura do filme começa a também manipular e trabalhar na mente da responsável pelo museu, dizendo que após aquele ocorrido o museu seria ajudado e possivelmente até chegando a ser o mais famoso, mas Sam começa a perceber que a mídia e até mesmo sua esposa não apoiavam seus atos o que torna tudo mais arriscado para Sam. Max continua com seu plano, mas desta vez começa a influenciar os espectadores retratando outra imagem sobre o “sequestrador”. Max descobre que há outras pessoas por trás de todo aquele acontecimento muito mais gananciosas, e que desconfiam da verdade apresentada por ele durante as reportagens. Aparece um repórter conhecido por Kevin Hollander que já teria trabalhado com Max. Este rival de Max dá mais mobilidade ao episódio fazendo com que todos os planos antigos do repórter caiam por terra. Então o agora acusado sequestrador quer lavar sua honra com uma nova entrevista, mas é impedido por Max. Enquanto isso o segurança baleado faz declarações que aparentemente beneficiam Sam, já a ex-chefe de Sam o aconselha e revela quais são as verdadeiras intenções do repórter deixando Sam mais confuso. O repórter começa a visualizar por outro ângulo a história de Sam o que muda sua atitude diante do que estava acontecendo e Kevin Hollander faz afirmações que podem comprometer tudo o que Max estava planejando para dar um desfecho ao ocorrido. Sam não desistia de dar uma segunda entrevista, pena que já era tarde diante de tudo o que estava acontecendo. Max o aconselha a se entregar, mas antes Sam quer dar a segunda entrevista. Durante essa entrevista tudo só complica ainda mais Sam e também o repórter se vê desmascarado por Kevin seu rival que expõe Max como sendo o manipulador do então sequestrador.

Para concluir o filme o FBI decide agir sem que eles saibam disso e Sam também decide se entregar como pretendia desde o início, mas antes Sam se vê em sérios problemas diante do falecimento do segurança do museu. Ele agora decidido libera as crianças, mas se sente culpado. Sam liga para sua esposa como se estivesse arrependido chora e pede desculpas como se estivesse se despedindo, em seguida ele recebe é surpreendido por ameaças de invasão do museu da equipe do FBI, isso o deixa ainda mais agitado. Ele consciente de que não há mais nenhuma saída, pensa em se suicidar com um tiro, mas toma outra decisão enquanto o repórter tenta convencer a policia de que ele vai se entregar, Sam explode as dinamites que ele havia levado para o museu. Max saí ferido e percebe as consequências de sua manipulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com